"VIVAcidade - você olha a cidade"                          "VIVAcidade - localização por pontos de referência visuais"                          "VIVAcidade - atraindo novos eventos para a cidade"                          "VIVAcidade - o futuro já começou"                          
» Voltar para o Depto. Comercial » Leia também: Perguntas Freqüentes - Público Anunciante Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
Perguntas Freqüentes - Público Usuário

 

VIVAcidade

 

O que é o VIVAcidade?

O VIVAcidade é uma mídia de comunicação do século 21. O VIVAcidade é um site utilitário de divulgação e de localização que oferece ao usuário a possibilidade de localizar o que está na cidade, utilizando, para isto, a estrutura visual da própria cidade, a disponibilizando ao público através de ferramentas virtuais como mapas interativos e listas localizacionais.

Onde e como surgiu o VIVAcidade?

A idéia do VIVAcidade surgiu em 1999 em Sorocaba, SP, onde foi desenvolvida por dois estudantes universitários que decidiram criar um site turístico que mostrasse locais e mapas da cidade. Em 2003, o protótipo original foi registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e sofreu evoluções, resultando no site atual com seu design e suas ferramentas aplicativas.

Cronologia VIVAcidade

1998/2000 - Durante a faculdade, os sócios planejam o VIVAcidade.

2000/2001 - VIVAcidade começa a programação em html do software. Adquire programa Frontpage 2000.

07.02.2003 - VIVacidade solicita registro no INPI.

12.10.2003 - Contrato para empresa programar o novo Site VIVAcidade.

02.11.2003 - VIVAcidade adquire domínio ponto com ponto br.

27.02.2004 - VIVAcidade adquire domínio ponto com.

02.03.2004 - VIVAcidade registra no Registro.br o domínio www.vivacidade.com.br

02.03.2004 - VIVAcidade adquire hospedagem do site vivacidade.com.br no provedor HostNet.

02.03.2004 - Desde esta data, o VIVAcidade já possui um "Aviso Legal" com informações jurídicas no campo do Direito Autoral que o protege contra o plágio.

03.02.2005 - O VIVAcidade confecciona e incorpora os mapas interativos no site, fazendo a linkagem das vias e dos pontos de referência com suas respectivas imagens e/ou listas de comércio e serviços, conforme projeto registrado no INPI em 2003.

20.05.2005 - VIVAcidade começa postar textos e eventos no site.

20.08.2005 - O VIVAcidade entra no site de buscas Google.

20.05.2006 - VIVAcidade produz um CD de divulgação, citando como funciona a interação com os mapas.

22.05.2006 - VIVAcidade inicia oficialmente atividades comerciais.

01.07.2006 - O site VIVAcidade começa ter sua audiência monitorada pelo Instituto de Mídia Digital (IMD).

05.12.2006 - VIVAcidade publica "Perguntas Freqüêntes".

19.12.2006 - VIVAcidade consegue certificado de registro. Publicação na Revista do INPI.

11.02.2007 - VIVAcidade lança "Vídeo-Mapas". A intenção do site é incorporar movimento às imagens das vias da cidade.

15.02.2007 - VIVAcidade faz vídeo para clientes. A intenção do site é filmar o interior de pontos comerciais em ângulos de 360 graus.

14.05.2007 - VIVAcidade recebe reconhecimento público na Câmara Municipal de Sorocaba. Menção honrosa.

11.09.2007 - VIVAcidade incorpora fotos dinâmicas. A intenção do site é incorporar movimento às imagens das vias da cidade.

Quais são os principais conceitos utilizados pelo VIVAcidade?

Os principais conceitos utilizados pelo VIVAcidade estão listados em uma área própria do site. Os conceitos teorizam as ferramentas utilitárias e os aplicativos desenvolvidos pelo VIVAcidade. Para ver estes conceitos, clique na palavra "Conceitos" na área cinza do menu à esquerda.

O VIVAcidade utiliza Tecnologia da Informação - TI?

Sim. De acordo com a Wikipédia, o termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Também é comumente utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo como esses recursos estão organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.

Porque que o VIVAcidade é um site de internet?

Porque a internet é o único tipo de linguagem que permite a interação do usuário com o site. Esta interação permite que o usuário conheça a cidade através da internet. No caso do VIVAcidade, o usuário pode conhecer a cidade através dos mapas interativos linkados com imagens de vias e de pontos turísticos e de referência, além de poder pesquisar pelo próprio nome dos pontos e vias.

Como as pessoas acessam o VIVAcidade?

O VIVAcidade pode ser acessado através de qualquer computador que esteja conectado na Internet e que este ofereça condições mínimas de funcionamento e memória. O acesso à internet pode vir de residências, de empresas ou de locais dotados de computador e internet. Também pode ser acessado a partir de dispositivos móveis como celulares e tablets.

O VIVAcidade é também um site de turismo?

Sim. O VIVAcidade localiza, divulga e valoriza a estrutura da cidade da qual fazem parte os Pontos Turísticos. As imagens e as informações destes pontos também podem ser acessados a partir dos mapas interativos.

O VIVAcidade é também um site de cidade-cidadania?

Sim. Para o VIVAcidade, a cidade e a cidadania estão ligados ou representam uma única coisa. Assim, ao promover a cidade, o VIVAcidade acredita que está também promovendo a cidadania e vice-versa.

O VIVAcidade é também um site comercial?

Sim. O VIVAcidade comercializa espaço publicitário em áreas específicas para que as empresas possam anunciar ao público os seus produtos e serviços. O VIVAcidade anuncia as empresas da cidade na via, no bairro, na região e no ponto de referência, locais e empresas que fazem parte da estrutura da cidade e que são acessados o tempo todo pelos usuários do VIVAcidade.

As atividades do VIVAcidade estão dentro da Lei?

Sim. O VIVAcidade é um site utilitário-informativo totalmente planejado e que está registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) no setor de Programas de Computador. A empresa Vivacidade Internet e Comunicação Ltda. que gerencia o site também está sob a custódia das leis vigentes do setor. Mais detalhes, o usuário poderá ler no Aviso Legal elaborado pelo Departamento Jurídico do VIVAcidade.

O VIVAcidade está protegido contra o plágio?

Sim. Como dito anteriormente, o VIVAcidade está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Para mais detalhes, o Departamento Jurídico do VIVAcidade preparou um Aviso Legal que está disponível para todo o público.

O VIVAcidade está registrado como serviço ou como site?

Os dois. O VIVAcidade enquanto site está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no setor de registros de Programa de Computador. Como empresa, o VIVAcidade está registrado nos órgãos reguladores com denominação de sociedade limitada.

Como faço para anunciar no site?

Na área cinza do menu à esquerda, clicar em "Depto. Comercial" (Departamento Comercial) e ler os textos explicativos especialmente desenvolvidos aos que pretendem anunciar no VIVAcidade. Há no mencionado departamento um questionário no mesmo molde deste em que são respondidas as perguntas mais freqüentes do público anunciante.

O VIVAcidade divulga o seu conteúdo aravés de redes sociais virtuais?

Sim. VIVAcidade divulga o seu conteúdo através de redes sociais virtuais que podem ser acessadas ou adicionadas pelo público. No menu à esquerda, na área cinza, estão os links para o Orkut, Twitter, Facebook, YouTube e Linkedin.

O VIVAcidade tem custos para ser mantido?

Sim. O site VIVAcidade mantém uma estrutura funcional para atender os seus públicos que inclui, provedores de acesso, administradoras de domínios, administrador de banner, programas licenciados, programador, designer, etc. Já a empresa Vivacidade Internet e Comunicação tem despesas com impostos, contador, telefone, transporte, divulgação, etc. Além disso, o VIVAcidade investe no desenvolvimento de soluções para Internet em seu segmento, o que inclui pesquisas, capacitação e conhecimento.

É possível ver a audiência do VIVAcidade?

Sim. A audiência na Internet é feita através de softwares próprios. No caso do VIVAcidade, a audiência é medida através de um software de gerenciamento dos banners do topo. Há também um outro software que mede a audiência de acordo com o período de acesso, páginas visitadas, páginas vistas, tempo médio de navegação por usuário, etc.

Quais as vantagens em se utilizar o VIVAcidade?

Com o VIVAcidade você tem todas as vias principais da cidade na tela do seu computador. São 10 regiões da cidade de Sorocaba mapeadas e disponíveis para consulta rápida através de listas e mapas.

Outras vantagens:

- O único site com agenda de eventos por região
- Mais de 500 pontos de referência da cidade com descrição e foto
- Principais vias da cidade com fotos, descrição, citação dos bairros que ficam nas proximidades e localização textual
- Comércio e Serviços nas principais vias ou nas proximidades destas
- Mapas interativos com vias linkadas às imagens das mesmas
- Mapas interativos com pontos linkados às imagens dos mesmos
- Mapas interativos de Comércio e Serviços com vias linkadas às listas localizacionais de comércio e serviços das mesmas
- Lista com número ilimitado de comércio e serviços da cidade separados por Via
- Lista com número ilimitado de comércio e serviços da cidade separados por Região
- Lista com número ilimitado de comércio e serviços da cidade separados por Bairro
- Lista com número ilimitado de comércio e serviços da cidade separados por Ponto de Referência

O que é possível planejar através do VIVAcidade?

Através do VIVAcidade é possível planejar compras, passeios, ída aos eventos e rotas antes de sair de sair de casa ou do local onde está sendo acessado o site.

De que maneira o VIVAcidade fornece informações sobre a estrutura da cidade?

Com o auxílio de mapas interativos e imagens, o VIVAcidade apresenta de maneira inédita e rápida informações relevantes sobre os principais corredores viários da cidade, as pirncipais regiões da cidade e os principais pontos turísticos ou de referência da cidade, auxiliando consumidores, turistas e pontenciais investidores, vinculando um guia de comércios e serviços junto a informações e imagens da via pesquisada.

Como funciona o menu principal do VIVAcidade?

O menu principal que fica à esquerda na tela do usuário é fixo. Os conteúdos estão fragmentados e dispostos em áreas coloridas. Cada cor representa um tema. Na área azul do menu à esquerda temos o Guia Visual da Cidade em que são relacionados especificamente os conteúdos de localização com imagens ou informações da cidade:Regiões, Vias, Pontos, Bairros e Mapas. Na área amarela temos o conteúdo comercial do site. Este Guia Comercial e de Serviços está separado por Serviços Públicos, Particulares, Terceiro Setor, Imóveis e Mapas comerciais. A área verde compreende os conteúdos variados relacionados com a cidade como Textos, Notícias, Agenda de Eventos, Vídeos, Áudios, etc. Na área laranja, estão disponibilizadas ferramentas auxiliares de pesquisa ao público e que não foram planejadas pelo VIVAcidade. Finalmente, a área cinza traz todo o conteúdo relacionado com a empresa de comunicação VIVAcidade e com o site gerenciado pela mesma.

Onde estão as instruções de como utilizar o site internamente?

As intruções estão em textos explicativos em vários departamentos do site ou em textos institucionais publicados em forma de notícia que podem ser consultados junto às notícias da cidade. Ao clicar em áreas de pesquisas do site, temos instruções textuais de como utilizar o sistema sempre do lado esquerdo do box de pesquisa.

Como encontro uma via da cidade no VIVAcidade?

No Guia Visual (área azul do menu à equerda), clique em "Vias" e selecione um dos três box de pesquisa relacionado ao tipo de via que você procura: Ruas, Avenidas ou Rodovias. O nome das vias estão em ordem alfabética. Ao selecionar uma das vias, você poderá ver a imagem e a descrição da mesma.

Ao lado da imagem e da descrição da via, você poderá ver um box azul "Localize-se: Guia Visual" com mapas, pontos e outras vias e relacionados à mesma.

Poderá haver ainda um box amarelo denominado "Comércio e Serviços nas proximidades" com um link que, ao ser clicado, abrirá uma lista de comércio e serviços que estão próximos ao ponto. O mencionado box só irá aparecer se houver comércio e serviços devidamente cadastrados no VIVAcidade.

As vias também podem ser acessadas a partir dos mapas pois as vias que estão nos mapas estão linkadas com suas imagens e informações descritivas.

Como encontro um ponto ou local da cidade no VIVAcidade?

No Guia Visual (área azul do menu à equerda), clique em "Pontos". Do lado direito da página haverá um box de pesquisa pelo qual você poderá pesquisar o ponto de três maneiras: Tipo, Região ou Pontos.

Na busca por Tipo, os pontos turísticos ou de referência da cidade são classificados por Praças, Parques, Arquiteturas, etc. Ao escolher um dos tipos, irá aparecer uma lista com os pontos separados pela região de localização dentro da cidade. Ao clicar nestes pontos, você poderá ver a imagem e a descrição dos mesmos.

Na busca por Região, os pontos turísticos ou de referência da cidade são classificados por sua região geográfica. Ao escolher uma das regiões da cidade, irá aparecer uma lista com os pontos e a localização dos mesmos separados pelo tipo de ponto. Ao clicar nestes pontos, você poderá ver a imagem e a descrição dos mesmos.

Na busca por Ponto, os pontos turísticos ou de referência da cidade estão classificados pelo próprio nome. No box, os nomes estão em ordem alfabética. Ao selecionar um destes pontos, você poderá ver a imagem e a descrição do mesmo.

Ao lado da imagem e da descrição do ponto, haverá um box azul "Localize-se: Guia Visual" com mapas, vias e outros pontos relacionados à mesma.

Poderá haver ainda um box amarelo denominado "Comércio e Serviços nesta via ou nas proximidades" com um link que, ao ser clicado, abrirá uma lista de comércio e serviços presentes nesta via ou nas proximidades. O mencionado box só irá aparecer se houver comércio e serviços devidamente cadastrados no VIVAcidade.

Os pontos também podem ser acessados a partir dos mapas pois os pontos que estão nos mapas estão linkados com suas imagens e informações descritivas.

Como encontro uma região da cidade no VIVAcidade?

No Guia No Guia Visual (área azul do menu à equerda), clique em "Regiões". Ao abrir a página de uma região da cidade, haverá a imagem e a descrição da mesma além de um box de pesquisa contendo a estrutura visual da região pesquisada: Ruas, Avenidas, Rodovias e Pontos.

Haverá ainda um box amarelo denominado "Comércio e Serviços nesta região". Este box amarelo possui um link que, ao ser clicado, abrirá uma lista de comércio e serviços presentes na mencionada região pesquisada.

Poderá haver ainda um box laranja denominado "Eventos na região" com links para os eventos que estão ocorendo na região. Caso não existam eventos na região devidamente cadastrados na Agenda de Eventos VIVAcidade, o mencionado box não irá aparecer.

As regiões também podem ser acessadas a partir dos mapas pois cada região possui um mapa com link para a imagem e as informações descritivas. Há também um mapa geral da cidade com as regiões delimitadas através de cores cada qual com link para a respectiva imagem com informações descritivas.

Quais são as regras de localização adotadas pelo VIVAcidade?

Para ajudar o usuário do site a localizar a estrutura, as empresas e os eventos da cidade, além de disponibilizar mapas interativos, o VIVAcidade adota estas regras que devem ser do conhecimento do público:

1. todo ponto turístico ou de referência está próximo de uma via
2. toda via possui pontos de referência ou turísticos em sua extensão ou em seu entorno
3. todo comércio ou serviço está numa região
4. todo comércio ou serviço está num bairro
5. todo comércio ou serviço está numa via principal ou nas proximidades desta
6. todo comércio ou serviço está próximo de um ponto turístico ou de referência
7. toda via ou ponto de referência localiza-se numa região
8. toda via ou ponto de referência localiza-se num bairro
9. todo bairro está próximo de uma via principal
10. todo evento acontece numa região
11. todo evento acontece num bairro
12. todo evento acontece numa via principal ou nas proximidades desta
13. todo evento acontece próximo a um ponto turístico ou de referência

Como funciona a Lógica de Divulgação VIVAcidade?

O VIVAcidade é um site de internet que traz uma nova e inédita forma de divulgação e localização de pontos turísticos e de referência, de vias e de comércio e serviços da cidade.

Para isto, são utilizadas no site tecnologias inéditas como pontos de referência visual, vias principais, listas localizacionais e mapas interativos. Todas estas estratégias foram criadas e desenvolvidas numa linguagem simples e objetiva.

Como ferramenta de divulgação e localização da estrutura da cidade, o VIVAcidade possui exclusivos diferenciais que o tornam uma eficiente mídia de comunicação. Para tanto, o VIVAcidade disponibiliza ao usuário, além das informações textuais de localização, importantes informações visuais de localização como mapas e imagens de locais e vias.

Assim, o VIVAcidade é uma mídia de comunicação na qual a cidade se auto-divulga e que valoriza os locais por onde as pessoas circulam.

A lógica de divulgação baseada nos conceitos do VIVAcidade é simples e eficiente. Exemplos:
(1) Divulgamos uma via principal ou de referência. O ponto turístico ou de referência ou comércio aparece se estiver nesta via ou nas proximidades.
(2) Divulgamos um ponto de referência, por exemplo, uma praça. A via ou comércio aparecem se estiverem nas proximidades desta praça.
(3) Divulgamos uma região da cidade. Os pontos turísticos e de referência, as vias e os comércios aparecem se estiverem localizados nesta região.
E assim por diante.
Por outro lado, o processo de divulgação comercial também ocorre. Exemplos:
(1) Divulgamos uma empresa que está localizada numa determinada região. A região aparece.
(2) Divulgamos uma empresa que está localizada numa via. A via aparece.
(3) Divulgamos uma empresa que está localizada perto de uma praça. A praça aparece.
E assim por diante.

Este processo de divulgação conjunta da cidade acontece quando há uma interação do usuário com o site, em especial com o box azul: "Localize-se Guia Visual" onde estão os pontos localizacionais de referência nas proximidades de cada local ou comércio que aparece no site.

A divulgação dos pontos turísticos da cidade acontece também quando as vias da cidade são acessadas pelos usuários do site, pois estes pontos estão todos vinculados às vias que estão cadastradas no VIVAcidade.

A divulgação das vias da cidade acontece também quando os pontos turísticos ou de referêrncia da cidade são acessados pelos usuários do site, pois estas vias estão todas vinculadas aos pontos turísticos ou de referência próximos das vias e que estão cadastrados no VIVAcidade.

A divulgação dos comércios e serviços da cidade acontece também quando os locais da cidade (vias e pontos) são acessados pelos usuários do site, pois estes locais estão todos vinculados às empresas que estão sendo anunciadas no VIVAcidade.

A divulgação das vias e dos pontos turísticos da cidade acontece também quando as vias e os pontos da cidade são clicados pelos usuários do site a partir dos mapas interativos, pois, ao serem clicados dentro do mapa, os usuários acessam as respectivas imagens e as informações das vias e dos pontos.

A divulgação dos comércios e serviços da cidade acontece também quando as vias da cidade são clicadas pelos usuários do site a partir dos mapas interativos de comércio e serviços, pois, ao serem clicadas, os usuários acessam as listas localizacionais das empresas que estão naquela determinada via.

A exclusiva e inédita lógica de divulgação do VIVAcidade faz com que a cidade se auto-divulgue. De forma simples e objetiva, podemos dizer que a estrutura da cidade divulga de maneira individual um ponto, uma via ou um comércio que, por sua vez, divulgam a estrutura da cidade, gerando uma troca de benefícios (sinergia).

A lógica de Divulgação VIVAcidade segue a mesma logística convencional do comércio que sempre está localizado nas vias de maior movimento de pessoas e veículos ou nas proximidades destas vias. É importante lembrar também que, geralmente, há pontos de referência nas proximidades de todos os comércios e serviços.

A lógica de divulgação do VIVAcidade utiliza o conceito de interação e inter-relação de todos os objetos urbanos e vias da cidade. Para o VIVAcidade, toda estrutura visivel pode ser mostrada e interligada dentro de uma região geográfica específica da cidade.

Quais são as ferramentas de localização e divulgação utilizadas pelo VIVAcidade?

As principais ferramentas tecnológicas ou comunicacionais utilizadas pelo site VIVAcidade são os mapas interativos, as listas localizacionais, os pontos turísticos ou de referência e as vias principais ou de referência, sendo que os pontos e vias são disponibilizados com imagens e textos descritivos e linkados com os mapas interativos. A inter-relação usual destas ferramentas auxilia o público a se localizar e a localizar o comércio ou o serviço dentro da cidade.

Porque os mapas VIVAcidade são Interativos?

Os mapas VIVAcidade são interativos porque possuem links e legendas que geram a interatividade entre o usuário e o mapa. Nos mapas, as vias são linkadas com imagens e descrições. Já nos mapas comerciais, as vias estão linkadas com listas de comércios e serviços, cada via linkada com sua respectiva lista de comércio e serviços que estão cadastrados no VIVAcidade. Há também um mapa geral da cidade com as regiões delimitadas através de cores cada qual com link para a respectiva imagem com informações descritivas.

Como eu faço para acessar os Mapas Interativos VIVAcidade?

No Guia Visual (área azul do menu à esquerda), clique em "Mapas". Haverá dois box de pesquisa, ou seja, duas opções de busca de mapas: Gerais e Regiões. No box "Gerais", escolha entre os mapas: Principais Vias de Acesso, Rodovias de Acesso e Regiões. No box "Regiões", escolha o mapa da região da cidade. Leia também as instruções do lado esquerdo do box de pesquisa.

Como funcionam os Mapas Interativos VIVAcidade?

Os exclusivos e inéditos Mapas Interativos VIVAcidade foram divididos por temas e regiões da cidade e posuem sempre duas versões, o normal e o comercial.

VIVAcidade

Na versão normal, as vias e os pontos turísticos ou de referência da cidade contidos nestes mapas são clicáveis. Assim, a partir do clique na via que está no mapa, o usuário verá a imagem e a descrição correspondentes à via clicada no mapa. Por outro lado, a mesma lógica acontece com pontos turísticos e de referência que estão nos mapas junto às vias.

VIVAcidade

Já os Mapas Interativos de Comércio e Serviços foram confeccionados na cor amarela. No mapa amarelo comercial, ao clicar em uma via, o usuário poderá ver o que há de comércio e serviço naquela determinada via comercial da cidade.

Tanto os mapas que mostram as vias e os pontos quanto os mapas que mostram os comércios e serviços nas vias possuem vias que podem ser clicadas.

Como funciona a legenda nos Mapas Interativos VIVAcidade?

voltar para mapas de vias
voltar para mapas de serviços
trocar para mapa de vias
trocar para mapa de serviços
ver lista de bairros da região
ver ponto turístico ou de referência
ver comércios no entorno do ponto
ver vídeo
imprimir mapa

Como o VIVAcidade utiliza os mapas interativos na divulgação e localização de vias e pontos turísticos e serviços da cidade?

Os mapas interativos também divulgam a cidade. Exemplo: Ao clicar numa via do mapa de uma região específica, tal via irá aparecer com informações e foto ou imagem. Os pontos turísticos da cidade também estão disponíveis nos mapas e podem ser clicados para a visualização da imagem do ponto com a respectiva descrição. Por outro lado, ao selecionar um o mapa amarelo de serviços de uma região e clicar numa via, terei a relação de todos os serviços cadastrados nesta via ou nas proximidades desta.

Qual a diferença entre os mapas das vias e os mapas de comércio e serviços?

Todos os mapas VIVAcidade mostram as vias da cidade e são interativos. Ou seja, suas vias possuem links. No mapa de vias, ao clicar numa das vias, o usuário é levado para a foto com a descrição da mesma. Já o mapa de comércio e serviços é amarelo e, ao clicar numa das vias, o usuário é levado para a lista de comércio e serviços da via clicada.

Como faço para ter informações de uma via através de um mapa?

O VIVAcidade disponibilizou mapas com vários temas. No Guia Visual, clicar em "Mapas", seguir as instruções e selecionar um destes mapas. As vias do mapa, por sua vez, estão todas linkadas com seus respectivos espaços dentro do site nos quais aparecem a imagem da via e a descrição da mesma.

Como faço para passar de um mapa de vias para um mapa amarelo de comércio e serviços?

Os mapas contêm no canto superior à direita botões que trazem a informação para onde será levado o usuário, caso ele clique no botão. Antes de clicar nos botões, porém, o usuário deve passar o cursor por cima destes e ler as indicações. O botão que contém uma seta de cor amarela, ao ser clicado, faz a troca automática do mapa de vias pelo mapa amarelo de comércio e serviços.

Como faço para passar de um mapa amarelo de comércio e serviços para um mapa de vias?

Os mapas contêm no canto superior à direita botões que trazem a informação para onde será levado o usuário, caso ele clique no botão. Antes de clicar nos botões, porém, o usuário deve passar o cursor por cima destes e ler as indicações. O botão que contém uma seta de cor azul, ao ser clicado, faz a troca automática do mapa amarelo de comércio e serviços pelo mapa de vias.

Como faço para localizar um serviço na cidade através de um mapa?

No Guia Comércio-Serviços, clicar em "Mapas", seguir as instruções e selecionar um dos mapas. Clicar na via para ver a lista de comércio e serviços que estão na mesma.

Estou no mapa de uma região e gostaria de conhecer o mapa da região que fica ao lado. É possível fazer a troca automática dos mapas?

Sim. Todos os mapas regionalizados do VIVAcidade possuem placas indicativas que apontam o sentido para onde o usuário deve ir caso queira conhecer a região fronteiriça. Estas placas indicativas com os nomes das regiões possuem links. Para fazer a troca automática do mapa, o usuário deve clicar na placa da região pretendida. O mesmo procedimento é válido para os mapas amarelos de Comércio e Serviços.

É possível também ver vídeos através dos mapas? Como isso funciona?

Sim. Para isto o VIVAcidade desenvolveu os "vídeo-mapas". Ocorre que os vídeos que estavam na área de Podcast-Vodcast foram incorporados aos mapas. Assim, além de localizar os pontos ou vias nos mapas, o público poderá também assistir aos respectivos vídeos destes locais que estão no mapa, bastando clicar no ícone do "windows média player", programa que executa arquivos de vídeo no computador. Com o tempo, o VIVAcidade estará inserindo os vídeos nos mapas.

Os mapas sofrem atualizações?

Sim. As cidades são dinâmicas e podem alterar alguns percursos em suas vias, mas não chegam a ser alterações radicais. O VIVAcidade atualiza seus mapas quando percebe grandes alterações na estrutura da cidade.

Qual a diferença entre Regiões e Bairros?

As regiões são extensas áreas da cidade onde estão localizados os bairros, as vias, os pontos de referência e turísticos, o comércio, os serviços, os eventos, etc. Enfim, cada região possui a sua própria estrutura e suas características. Os bairros, por sua vez, fazem parte destas mega-regiões.

É possível localizar as regiões da cidade através do VIVAcidade?

Sim. No Guia Visual, clicar em Regiões e, no box de pesquisa, selecionar uma região. Em caso de dúvida, siga as instruções que estão no lado esquerdo do box de pesquisa.

Porque vocês separaram a cidade por regiões?

Para facilitar a localização, deixando de forma didática e de fácil entendimento ao usuário do site. Os nomes das regiões são as utilizadas pela população local (critério cultural). Estes nomes também estão nas placas de trânsito da cidade. Com a evolução da cidade, outras denominações se incorporaram aos nomes. Para ver a divisão regionalizada adotada por este site, consulte o mapa de regiões da cidade através do Guia Visual, Mapas (menu à esquerda).

É possível localizar os bairros da cidade através do VIVAcidade?

Sim. O VIVAcidade incorporou os bairros nas principais vias da cidade. Assim, ao pesquisar uma via, são informados os bairros cortados pela via ou que estão nas proximidades. No caso, a via serve de referência tanto para localizar o bairro quanto para acessá-lo.

Para pesquisar os bairros a partir das vias de referência, clique em Vias no Guia Visual do menu à esquerda e selecione uma via dentre Ruas, Avenidas ou Rodovias. A pesquisa pode ser feita também através da pesquisa interna no site, digitando-se o nome do bairro no campo de busca. Clique em "Busca no Site" no menu à esquerda e siga as instruções.

O VIVAcidade informa os bairros de uma determinada região da cidade?

Sim. O VIVAcidade disponibiliza uma relação de bairros de cada região da cidade. Basta clicar em Bairros no Guia Visual do menu à esquerda e seguir as instruções.

De que forma o VIVAcidade indica a localização dos bairros da cidade e o acesso viário aos mesmos?

O VIVAcidade indica quais são as vias principais próximas dos bairros da cidade e que podem ser utilizadas como referência de localização e de acesso aos mesmos. Esta informação está junto da relação de bairros pertencentes a cada região da cidade. Para se informar sobre estas vias, basta clicar em Bairros no Guia Visual do menu à esquerda e seguir as instruções. Por outro lado, no texto de cada via temos a indicação dos bairros que estão próximos.

É possível saber quais são os bairros da cidade a partir dos mapas?

Sim. O VIVAcidade disponibilizou um botão com a letra "B" de bairro no canto superior direito do mapa, junto de outras ferramentas. Ao ser clicado, mostra-se a relação de bairros da região pesquisada. Para pesquisar os mapas da cidade, clique em Mapas, no Guia Visual do menu à esquerda e siga as instruções.

De que forma o VIVAcidade ajuda o usuário a chegar num determinado local?

Além de mapas interativos que levam o usuário às descrições e imagens de locais e vias da cidade, o VIVAcidade fornece ótimas dicas de como encontrar os locais na cidade. O VIVAcidade acredita plenamente na capacidade natural de raciocínio dos usuários que querem chegar num local pretendido. O próprio usuário utiliza as informações e referências que estão no site e decide o caminho que quer fazer, sendo auxiliado também pela sinalização da cidade e pelos habitantes que podem ajudá-lo, prestando-lhe informações. O VIVAcidade entende que trafegar pelas vias da cidade é também uma oportunidade de observação, contemplação, conhecimento e interação com a cidade e seus habitantes.

De que forma vocês promovem o turismo na cidade?

Propondo melhorias no receptivo através de sugestões ao poder público local, divulgando e valorizando os pontos turísticos além de sinalizar a cidade virtualmente para o visitante ou auxiliá-lo de outras formas.

Porque vocês chamam os Pontos Turísticos de Pontos de Referência? Qual a diferença?

O VIVAcidade cadastrou tanto os Pontos Turísticos como os Pontos de Referência, chamando-os de "Pontos" ou "Pontos Localizacionais" ou "Pontos de Referência Visual". O VIVAcidade entende que para os propósitos de localização, todos estes pontos de interesse, sejam turísticos ou de referência, são localizacionais. Por outro lado, o próprio usuário do VIVAcidade determinará a função que o ponto irá assumir. Ou seja, o ponto ora pode ser utilizado como ponto turístico para a visitação, ora como auxiliar de localização.

É possível conhecer somente as praças de uma determinada região? Como funciona a busca específica pelo tipo de ponto?

Sim, é possível. O VIVAcidade separou os pontos localizacionais e turísticos pelas Regiões da cidade e pelo Tipo de ponto. Há várias possibilidades para conhecer os pontos por tipo específico. Vamos tomar como exemplo o de conhecer somente as praças de uma determinada região.

Uma possibilidade é clicar no Guia Visual (menu à esquerda) em "Pontos" e selecionar pelo Tipo de ponto. No caso, selecionar e clicar no tipo "Praça" no box de pesquisa. Todas as praças cadastradas no site irão aparecer numa lista com o link da região logo abaixo do nome da praça.

Outra possibilidade é selecionar no mesmo box de pesquisa a Região pretendida e acessar todos os Pontos Turísticos da Região escolhida que estão separados por tipo. No caso, verificar as praças que estão nesta lista e clicar no nome de uma delas para conhecê-la.

Outra possibilidade é selecionar no mesmo box de pesquisa a lista geral de Pontos Turísticos ou Ref. (ponto de referência) cujos nomes estão em ordem alfabética. Entre os nomes estão os das praças. Selecionar e clicar no nome de uma das praças para conhecê-la.

Outra possibilidade é clicar em "Regiões" no Guia Visual, selecionar uma das regiões e, no box de pesquisa da estrutura da região, verificar os nomes dos Pontos Turísticos ou Ref. (pontos de referência) da região pesquisada que estão em ordem alfabética. Entre os nomes estão os das praças. Selecionar e clicar no nome de uma das praças para conhecê-la.

Estes procedimentos são válidos para a busca de todos os tipos de pontos classificados pelo VIVAcidade.

Porque algumas praças que são pouco expressivas do ponto de vista turístico aparecem no VIVAcidade?

Isto ocorre porque o VIVAcidade tem as praças, mesmo que não sejam tão atraentes turisticamente, como ótimos pontos de referência. Estes pontos são úteis na localização de outras coisas na cidade como o comércio e as vias. Apesar de poderem ser visitadas, algumas carecem de estrutura, conservação ou sinalização adequada.

As praças, assim como outros pontos de referência, fazem parte do dia-dia dos moradores dos bairros ou das regiões onde os mesmos estão localizados de maneira que são culturalmente importantes e valorizados pelo VIVAcidade.

Porque vocês não cadastraram todas as ruas e avenidas da cidade?

O VIVAcidade, como site de prestação de serviços, cadastrou apenas as vias com potencial de comércio e serviços e com boa circulação de pessoas e veículos. No entanto, todos os bairros da cidade são atravessados pelas vias cadastradas no VIVAcidade que estão próximos a estas vias que funcionam também como referências de localização para as pessoas que circulam pela cidade.

Porque algumas vias sem muito movimento estão no VIVAcidade?

Apesar de não terem muito movimento de veículos ou de pessoas, estas são importantes pois ligam bairros ou ligam-se a uma via de maior movimento. Estas vias também servem de referências localizacionais.

O que é o box azul "Localize-se: Guia Visual" e em que locais do site ele aparece?

VIVAcidade

No box azul "Localize-se: Guia Visual" são colocados links que tem relação com o local pesquisado como as vias próximas, o mapa da região do local, a região do local, as vias interligadas e outros locais relacionados. Este box sempre aparece ao lado da foto e da descrição das vias e dos pontos de referência da cidade. Este box aparece também logo abaixo do endereço do evento na Agenda de Eventos VIVAcidade. Este box aparece também ao lado do texto do anunciante com o nome "Pontos de Referência Próximos a Este Estabelecimento".

O que é o box amarelo "Guia de Serviços" e em que locais do site ele aparece?

VIVAcidade

No box amarelo "Guia de Serviços" é colocado o link para a lista de comércio e serviços de acordo com o local pesquisado (região, via ou ponto de referência). Este box vai aparecer somente se houver comércio ou serviços próximos do local pesquisado e devidamente cadastrados no VIVAcidade. Ao clicar no link, o usuário abre a mencionada lista.

Como faço para encontrar uma via no VIVAcidade?

Clicar em "Vias" na área azul do Guia Visual do menu à esquerda. No box de pesquisa são oferecidas três opções: Ruas, Avenidas e Rodovias. Selecione uma das opções, clique no nome da via desejada e aguarde para ver as informações visuais e textuais da via. Ao lado da via, o usuário pode conhecer o comércio e os serviços através do Box Amarelo.

Outra maneira de encontrar as vias da cidade é utilizar os mapas interativos que possuem as vias principais da cidade linkadas com suas respectivas imagens e descrições.

Porque vocês chamam os Pontos Turísticos de Pontos de Referência? Qual a diferença?

O VIVAcidade classificou tanto os Pontos Turísticos como os Pontos de Referência. Desta forma, o VIVAcidade entende que todo o ponto turístico é um ponto de referência, mas nem todo ponto de referência é turístico. Mas para efeito de localização, todos os pontos, sejam eles turísticos ou de referência, são localizacionais.

Como faço para encontrar um Ponto Turístico ou de referência ou Localizacional?

No Guia Visual, clicar em "Pontos". Seguir as instruções. O usuário pode escolher pelo tipo de ponto, pela região de sua localização ou diretamente pelo nome do ponto. Há também pontos espalhados pelos mapas interativos e que podem ser clicados para a visualização de suas imagens.

Como faço para saber a qual região da cidade pertence um determinado ponto turístico, de referência ou localizacional?

Todo ponto cadastrado no VIVAcidade possui um nome. Ao lado deste nome vem escrito "região da cidade" com o nome e o link correspondente à região de origem a que este pertence. Outra forma de saber a qual região pertence um determinado ponto localizacional é através da pesquisa da região. Clicar em "Regiões" no menu à esquerda e verificar os pontos pertencentes a cada região da cidade. Outra possibilidade é acessar os mapas interativos referentes a cada região da cidade e clicar nos pontos.

Como faço para saber a qual região da cidade pertence um determinado estabelecimento comercial?

Através da lista de comércio e serviços própria da região pesquisada. Clicar em Regiões no Guia Visual, selecionar a região pretendida e clicar no Box amarelo "Guia de Serviços". Também sempre aparecerá ao lado do nome da empresa um link de retorno para a região de origem do serviço pesquisado.

Porque em alguns pontos localizacionais aparecem os nomes de duas vias ao lado da foto no box azul "Localize-se Guia Visual"?

Isto ocorre quando o ponto de referência está localizado entre duas ou mais vias importantes. No caso, e tomando como exemplo, o VIVAcidade disponibiliza as duas vias no ponto, pois entende que estas vias são possibilidades que o usuário pode utilizar para encontrar o ponto que está próximo das mesmas.

Porque um mesmo ponto localizacional entra no box "Localize-se: Guia Visual" de várias vias?

Isto ocorre quando um ponto está próximo de mais de uma via principal que está em seu entorno. Como o ponto é importante para a localização das pessoas dentro da cidade, o VIVAcidade o disponibiliza nas vias principais mais próximas ao mesmo.

Como faço para saber a qual região da cidade pertence uma determinada via?

Toda via cadastrada no VIVAcidade possui um nome. Ao lado deste nome vem escrito "região da cidade" com o nome e o link correspondente à região de origem a que esta pertence. Outra forma de saber a qual região pertence uma determinada via é através da pesquisa da região. Clicar em "Regiões" no menu à esquerda e verificar as vias pertencentes a cada região da cidade. Outra possibilidade é acessar os mapas interativos de cada região.

Como faço para conhecer o comércio de uma via da cidade?

No menu à esquerda, clicar em Vias. Seguir as instruções, selecionar pelo nome da via. Verificar se há um Box Amarelo denominado "Guia de Serviços". Se houver, clicar no link para a lista de comércio e serviços da via. outra possibilidade é acessar os mapas VIVAcidade e clicar nas vias.

Porque o "Guia Comércio Serviços" está separado por Particulares, Públicos e Terceiro Setor?

O VIVAcidade separou desta forma para facilitar a busca por comércio e serviços na cidade, entendendo por Particulares os comércios e serviços prestados ao consumidor e que são pagos, por Públicos os serviços gratuitos prestados ao público pelo Governo (federal, estadual ou municipal) e por Terceiro Setor os serviços gratuitos e voluntários prestados por entidades e instituições à segmentos carentes da população.

É possível procurar empresas ou serviços de um determinado segmento numa Via específica da cidade?

Sim. O VIVAcidade classificou os segmentos de todos os setores (Particulares, Públicos e Terceiro Setor) e os relacionou com todas as Vias principais da cidade. Assim, ao escolher a busca por Segmento Via, irão aparecer todos os segmentos relacionados a um dos mencionados setores. Ao clicar num dos segmentos, irão aparecer os subsegmentos. Finalmente, ao clicar num subsegmento, irá aparecer a lista dos respectivos estabelecimentos que estão na Via pesquisada. Para realizar a busca, no "Guia Comércio Serviços" no menu à esquerda, escolha entre Particulares, Públicos ou Terceiro Setor e siga as mencionadas instruções. Outra possibilidade é acessar os mapas amarelos de comércio e serviços e clicar nas vias.

É possível procurar empresas ou serviços de um determinado segmento numa Região específica da cidade?

Sim. O VIVAcidade classificou os segmentos de todos os setores (Particulares, Públicos e Terceiro Setor) e os relacionou com todas as Regiões da cidade. Assim, ao escolher a busca por Segmento Região, irão aparecer todos os segmentos relacionados a um dos mencionados setores. Ao clicar num dos segmentos, irão aparecer os subsegmentos. Finalmente, ao clicar num subsegmento, irá aparecer a lista dos respectivos estabelecimentos que estão na Região pesquisada. Para realizar a busca, no "Guia Comércio Serviços" no menu à esquerda, escolha entre Particulares, Públicos ou Terceiro Setor e siga as mencionadas instruções. Outra possibilidade é acessar os mapas amarelos de comércio e serviços e clicar nas vias.

Fiz a busca de um serviço através do Guia Comércio-Serviços, mas não encontrei todos os serviços daquela via ou região. Porque?

Porque o sistema de busca do VIVAcidade para o Guia Comércio-Serviços seleciona o segmento e o subsegmento do serviço e os posiciona na Via ou na Região correspondente. Nem sempre há quantidade de estabelecimentos daquele tipo de serviço na via ou região cadastrados no banco de dados do site. Para ver a lista com a relação de todo o comércio e serviço cadastrado numa determinada Via ou Região, o usuário deve, no Guia Visual, clicar em Vias ou Regiões, seguir os procedimentos descritos e clicar no link que está no Box Amarelo "Guia de Serviços" ao lado da foto da Via ou da Região.

Como faço para conhecer, por exemplo, uma padaria da cidade?

No VIVAcidade, especificamente através do segmento do estabelecimento, a pesquisa se faz pelo Guia Comércio-Serviços. No exemplo, temos que Padaria é um comércio particular, portanto, o usuário deve clicar em "Particulares" na área amarela do menu à esquerda. Depois deve selecionar o segmento "Alimentação" e clicar no subsegmento "Padarias" onde terá a relação das padarias da cidade. É possível também verificar as padarias por Região e por Via da cidade.

Porque não estou encontrando um determinado estabelecimento comercial perto de um determinado ponto turístico ou de referência?

Primeiramente, o estabelecimento deve estar cadastrado no VIVAcidade. Se o estabelecmento prestador de serviço estiver no VIVAcidade, este obrigatoriamente deve estar próximo de algum ponto turístico ou de referência cadastrado no site que, por sua vez, está numa via de referência ou próximo desta. Para garantir que você encontre o estabelecimento, consulte a via principal do Ponto (link da via que está no box azul ao lado da descriçao do ponto), clique no box amarelo "Guia de Serviços" e veja a relação de serviços da via ou consulte os outros pontos de referência (links que estão no box azul ao lado da descriçao da via) e clique no box amarelo "Guia de Serviços" de cada ponto até encontrar o estabelecimento pretendido. Caso o ponto não disponha do box amarelo, é porque ainda não existem estabelecimentos próximos deste Ponto cadastrados no banco de dados do VIVAcidade.

Porque alguns comércios e serviços não possuem referências de localização e não estão em listas localizacionais?

Isto ocorre porque estas empresas e serviços estão cadastrados nas chamadas Zonas Virtuais VIVAcidade.

O que são as Zonas Virtuais VIVAcidade?

As Zonas Virtuais VIVAcidade são locais específicos dentro do site para que comércios e serviços da cidade anunciem gratuitamente e temporariamente. Nestas, é possível saber apenas o nome, o telefone e o segmento a que pertence o comércio ou o serviço.

Como encontro no VIVAcidade as Zonas Virtuais?

No Guia Visual (área azul do menu à esquerda), siga o mesmo procedimento de pesquisa por Região, Via ou Ponto de Referência. Em Regiões, selecione no cadastro o nome Zona Virtual VIVAcidade. Em Vias, selecione no cadastro de Avenidas o nome Av. Z. Virtual VIVAcidade. Em Pontos, selecione no cadastro de Pontos Turísticos o nome ZPonto VIVAcidade.

Como faço para saber quais são os eventos que estão ocorrendo na cidade?

No menu à esquerda, clique em "Agenda de Eventos" e clique no link do evento desejado para vê-lo.

Como faço para saber se há algum evento acontecendo numa determinada região da cidade?

No Guia Visual, clicar em "Regiões", seguir as intruções e selecionar uma das regiões. Na região selecionada, verifique a presença do Box "Eventos na Região". Caso o box esteja aparecendo, clique no link para ver o evento que está ocorrendo nesta região. Exemplo:

VIVAcidade

Porque o meu evento não está aparecendo na capa do VIVAcidade?

Quando mais de um evento ocorre na mesma data, o sistema sorteia automaticamente de forma aleatória um evento dentre os demais que irá aparecer na capa do site. Por esta razão, pode acontecer de um evento específico não aparecer na capa do VIVAcidade, mas uma vez cadastrado na Agenda de Eventos VIVAcidade, o mesmo estará sendo acessado normalmente pelo público.

Na Agenda de Eventos VIVAcidade, porque os eventos não são separados por tipo ou por conteúdo?

Visando uma integração do público com todos os eventos e propostas, a Agenda de Eventos VIVAcidade é democrática e não descrimina os eventos pelo tipo ou pelo conteúdo (a não ser o conteúdo que julgar impróprio). Assim, as pessoas podem se informar sobre os eventos cadastrados na agenda e/ou ir até os locais onde os mesmos acontecem, somando cultura, conhecimento e variadas experiências em suas vidas.

Como funciona a Agenda de Eventos VIVAcidade?

Para saber detalhes sobre o funcionamento da Agenda de Eventos VIVAcidade, clique neste link:
http://www.vivacidade.com.br/agenda_vivacidade.php

Como faço para voltar à página inicial do site?

No topo do menu à esquerda clicar na palavra "Menu" que possui um link para a página inicial do site.

Como faço para ver outras fotos da cidade que estão na capa do site?

Clique na palavra "Menu" do menu à esquerda e atualize a página. O sistema irá sortear uma foto dentre as armazenadas no banco de dados do VIVAcidade.

Porque vocês publicam notícias no VIVAcidade?

Porque o VIVAcidade acredita ser importante que a população local saiba o que está acontecendo dentro da cidade. Por outro lado, o turista, um dos públicos do VIVAcidade, por exemplo, pode ter noção de como anda a situação da cidade no campo político, social, cultural, turístico, empresarial, etc. no dia em que ele está visitando-a, daí a importância de se atualizar o site. Além disto, a vida da cidade também passa pelas notícias.

Porque vocês publicam artigos e opiniões no VIVAcidade?

O VIVAcidade é democrático e acredita que os artigos e as opiniões refletem aquilo que a sociedade está pensando e sentindo. Além disto, o VIVAcidade acredita estar contribuindo para a formação da população que pode se pautar também nos valores de cidadania expressos no site através destes artigos e opiniões que são publicados com ética e responsabilidade.

Equipe VIVAcidade

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui
 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central