"VIVAcidade - ligando o planeta com Sorocaba"                          "VIVAcidade - o moderno e o concreto em harmonia"                          "VIVAcidade - a gente se emociona com a cidade"                          "O Site VIVAcidade possui um diretório da Lei Ficha Limpa em Sorocaba"                          
» Voltar para o Depto. Comercial » Leia também: Perguntas Freqüentes - Público Usuário Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 

Perguntas Freqüentes - Público Anunciante

 

VIVAcidade

 

Onde e como surgiu o VIVAcidade?

A idéia do VIVAcidade surgiu em 1999 em Sorocaba, SP, onde foi desenvolvida por dois estudantes universitários que decidiram criar um site turístico que mostrasse locais e mapas da cidade. Em 2003, o protótipo original foi registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e sofreu evoluções, resultando no site atual com seu design e suas ferramentas aplicativas.

Cronologia VIVAcidade

1998/2000 - Durante a faculdade, os sócios planejam o VIVAcidade.

2000/2001 - VIVAcidade começa a programação em html do software. Adquire programa Frontpage 2000.

07.02.2003 - VIVacidade solicita registro no INPI.

12.10.2003 - Contrato para empresa programar o novo Site VIVAcidade.

02.11.2003 - VIVAcidade adquire domínio ponto com ponto br.

27.02.2004 - VIVAcidade adquire domínio ponto com.

02.03.2004 - VIVAcidade registra no Registro.br o domínio www.vivacidade.com.br

02.03.2004 - VIVAcidade adquire hospedagem do site vivacidade.com.br no provedor HostNet.

02.03.2004 - Desde esta data, o VIVAcidade já possui um "Aviso Legal" com informações jurídicas no campo do Direito Autoral que o protege contra o plágio.

03.02.2005 - O VIVAcidade confecciona e incorpora os mapas interativos no site, fazendo a linkagem das vias e dos pontos de referência com suas respectivas imagens e/ou listas de comércio e serviços, conforme projeto registrado no INPI em 2003.

20.05.2005 - VIVAcidade começa postar textos e eventos no site.

20.08.2005 - O VIVAcidade entra no site de buscas Google.

20.05.2006 - VIVAcidade produz um CD de divulgação, citando como funciona a interação com os mapas.

22.05.2006 - VIVAcidade inicia oficialmente atividades comerciais.

01.07.2006 - O site VIVAcidade começa ter sua audiência monitorada pelo Instituto de Mídia Digital (IMD).

05.12.2006 - VIVAcidade publica "Perguntas Freqüêntes".

19.12.2006 - VIVAcidade consegue certificado de registro. Publicação na Revista do INPI.

11.02.2007 - VIVAcidade lança "Vídeo-Mapas". A intenção do site é incorporar movimento às imagens das vias da cidade.

15.02.2007 - VIVAcidade faz vídeo para clientes. A intenção do site é filmar o interior de pontos comerciais em ângulos de 360 graus.

14.05.2007 - VIVAcidade recebe reconhecimento público na Câmara Municipal de Sorocaba. Menção honrosa.

11.09.2007 - VIVAcidade incorpora fotos dinâmicas. A intenção do site é incorporar movimento às imagens das vias da cidade.

Há um Departamento Comercial no VIVAcidade?

Sim. Através do Departamento Comercial do VIVAcidade, o anunciante poderá ler tópicos com textos e ilustrações cujos links abaixo podem ser clicados. Confira:

- Porque Anunciar no VIVAcidade?

- Lógica VIVAcidade de Divulgação e Localização

- Como o Público Encontra o meu Anúncio no VIVAcidade?

- Como fica Disposto o meu Anúncio na Tela do VIVAcidade?

- Como é Auferida a Audiência no VIVAcidade?

- Pesquisas sobre a internet no Brasil e no Mundo

O VIVAcidade vincula comércio e serviços às vias principais?

Sim. Com o auxílio de mapas interativos e imagens, o VIVAcidade apresenta de maneira inédita e rápida informações relevantes sobre os principais corredores viários comerciais da cidade, auxiliando consumidores, turistas e pontenciais investidores, vinculando um guia de comércios e serviços junto a informações e imagens da via pesquisada.

O VIVAcidade vincula comércio e serviços às regiões principais?

Sim. Com o auxílio de mapas interativos e imagens, o VIVAcidade apresenta de maneira inédita e rápida informações relevantes sobre as principais regiões da cidade, auxiliando consumidores, turistas e pontenciais investidores, vinculando um guia de comércios e serviços junto a informações e imagens da região pesquisada.

O VIVAcidade vincula comércios e serviços aos pontos turísticos e de referência principais?

Sim. Com o auxílio de mapas interativos e imagens, o VIVAcidade apresenta de maneira inédita e rápida informações relevantes sobre os principais pontos turísticos ou de referência da cidade, auxiliando consumidores, turistas e pontenciais investidores, vinculando um guia de comércios e serviços junto a informações e imagens do ponto pesquisado.

O VIVAcidade utiliza Tecnologia da Informação - TI?

Sim. De acordo com a Wikipédia, o termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Também é comumente utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo como esses recursos estão organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.

O VIVAcidade está registrado como serviço ou como site?

Os dois. O VIVAcidade enquanto site está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no setor de registros de Programa de Computador. Como empresa, o VIVAcidade está registrado nos órgãos reguladores com denominação de sociedade limitada.

O VIVAcidade está protegido contra o plágio?

Sim. Como dito anteriormente, o VIVAcidade está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Para mais detalhes, o Departamento Jurídico do VIVAcidade preparou um Aviso Legal que está disponível para todo o público.

O VIVAcidade tem custos para ser mantido?

Sim. O site VIVAcidade mantém uma estrutura funcional para atender os seus públicos que inclui, provedores de acesso, administradoras de domínios, administrador de banner, programas licenciados, programador, designer, etc. Já a empresa Vivacidade Internet e Comunicação tem despesas com impostos, contador, telefone, transporte, divulgação, etc. Além disso, o VIVAcidade investe no desenvolvimento de soluções para Internet em seu segmento, o que inclui pesquisas, capacitação e conhecimento.

De onde vem a receita para manter o site VIVAcidade?

O site VIVAcidade é mantido pelos anúncios publicitários das empresas da cidade que anunciam em suas respectivas vias e regiões da cidade e em seus respectivos bairros e pontos de referência da cidade. Toda esta estrutura da cidade serve de localização para as empresas. Tanto a estrutura da cidade quanto as empresas vinculadas à mesma são acessadas o tempo todo pelos usuários do VIVAcidade.

Porque que o VIVAcidade é um site de internet?

Porque a internet é o único tipo de linguagem que permite a interação do usuário com o site. Esta interação permite que o usuário conheça a cidade através da internet. No caso do VIVAcidade, o usuário pode conhecer a cidade através dos mapas interativos linkados com imagens de vias e de pontos turísticos e de referência, além de poder pesquisar pelo próprio nome dos pontos e vias.

Qual é o perfil do público-alvo do VIVAcidade?

O público do VIVAcidade é o público que possui acesso à internet. Como trata-se de utilidade pública, o site não restringe seu conteúdo a uma única classe social ou segmento de assunto. Por outro lado, sabe-se que a classe média e alta ainda são os maiores consumidores de internet no Brasil, mas projetos de inclusão digital vêm dissiminando o uso da internet na sociedade brasileira.

O VIVAcidade contém informações voltadas para um público formador de opinião, porém, seu caráter de cidadania faz com que o público geral também o acesse. Com a disseminação da tecnologia e do acesso aos computadores, a tendência é o site ser cada dia mais visualizado. Hoje, os computadores instalados em repartições públicas, bibliotecas e escolas garantem uma participação cada vez maior de pessoas de todos os níveis de escolaridade.

Além disto, projetos de "inclusão digital" estão sendo difundidos por todos os governos em todas as partes do mundo, fazendo aumentar a cada dia o número de usuários que já têm o hábito de acessar a internet. É fato também que vem crescendo a cada dia o número de cybers-café (locais dotados de computador e internet) em todo o mundo.

Hoje, a internet deixou de ser apenas um veículo de entretenimento para tornar-se uma ferramenta fundamental de comunicação, de pesquisa e de inclusão social.

O VIVAcidade atinge o público local da cidade?

Sim. O VIVAcidade atinge o público local, pois as notícias, os eventos, os serviços, os mapas interativos, a estrutura da cidade, enfim, todo o conteúdo do site está diretamente ligado ao dia-dia das pessoas da cidade.

O conteúdo informativo do VIVAcidade é voltado principalmente para o público local. Os comércios, serviços, eventos e produtos anunciados no VIVAcidade são procurados principalmente pelo público da própria cidade.

O VIVAcidade atinge o público de fora da cidade ou turistas?

Sim. O VIVAcidade é um site de Turismo Receptivo que auxilia no planejamento dos que visitam a cidade, mostrando pontos de referência, pontos turísticos, mapas interativos, comércios, serviços, eventos, a estrutura da cidade e a sua localização. Este fato pode ser comprovado através de e-mails e telefonemas que este site recebe periodicamente.

Como as pessoas acessam o VIVAcidade?

O VIVAcidade pode ser acessado através de qualquer computador que esteja conectado na Internet. O acesso à internet pode vir de residências, de empresas ou de locais dotados de computador e internet.

O VIVAcidade divulga o seu conteúdo aravés de redes sociais virtuais?

Sim. VIVAcidade divulga o seu conteúdo através de redes sociais virtuais que podem ser acessadas ou adicionadas pelo público. No menu à esquerda, na área cinza, estão os links para o Orkut, Twitter, Facebook, YouTube e Linkedin.

O VIVAcidade funciona em qualquer computador?

Sim, desde que este ofereça condições mínimas de funcionamento e memória.

Porque devo anunciar no VIVAcidade?

Porque hoje a Internet é uma realidade sem volta. Hoje, todas as pessoas precisam da internet por variados motivos. As pessoas que estão na internet e acessando o site utilitário VIVAcidade na busca de informações sobre a cidade, caso vejam o seu anúncio, poderão contatá-lo(a), saber qual é o seu produto ou segmento, saber em qual região, via e bairro o seu estabelecimento está localizado, saber que próximo ao mesmo existe um ponto turístico ou de referência, etc.

O VIVAcidade é utilizado também para a fixação da marca no mercado junto ao público. O VIVAcidade é também um ótimo veículo de comunicação para empresas que querem relacionar a marca com a própria cidade. Para mais argumentos, leia o texto "Porque Anunciar no VIVAcidade?" deste departamento comercial.

A relação custo-benefício que o VIVAcidade oferece é vantajosa para a minha empresa?

Sim. Ao contrário de guias comerciais complicados que existem no mercado, o VIVAcidade tem a melhor relação custo-benefício, pois apenas no VIVAcidade o nome da empresa aparece em listas localizacionais também linkadas com mapas interativos. As vantagens para o anunciante e para o consumidor são evidentes, pois estas listas, além de poder levar o consumidor a ver a descrição dos serviços, localizam os estabelecimentos dentro da cidade. Outra vantagem é que o anunciante ajuda a valorizar a cidade, a região, a via e o ponto turístico ou de referência pelo simples fato de estar localizado dentro da cidade e cadastrado no VIVAcidade.

Quais são os critérios para anunciar no VIVAcidade?

O anunciante deverá ser pessoa jurídica com idoneidade comprovada através do CNPJ e / ou outros registros. Se o anunciante for pessoa física, deverá possuir o registro profissional regulamentar.

O anunciante deverá possuir um estabelecimento comercial, industrial ou organização sem fins lucrativos dentro do perímetro urbano e das regiões da cidade definidas pelo site. Se algum estabelecimento estiver fora do perímetro urbano, mas dentro da área exposta visualmente nos mapas interativos(caso das rodovias), este também poderá anunciar. Caso o anunciante seja profissional autônomo, este deverá possuir um endereço fixo onde desenvolva suas atividades profissionais.

O estabelecimento do anunciante deverá estar localizado nas proximidades de algum ponto de referência visual para que o usuário, potencial consumidor, o encontre com maior facilidade. Caso o anunciante não seja da cidade, seu anúncio ficará restrito ao banner do topo ou áreas laterais do site.

Quais são as regras de localização adotadas pelo VIVAcidade?

Para ajudar o usuário do site a localizar a estrutura, as empresas e os eventos da cidade, além de disponibilizar mapas interativos, o VIVAcidade adota estas regras que devem ser do conhecimento do público:

1. todo ponto turístico ou de referência está próximo de uma via
2. toda via possui pontos de referência ou turísticos em sua extensão ou em seu entorno
3. todo comércio ou serviço está numa região
4. todo comércio ou serviço está num bairro
5. todo comércio ou serviço está numa via principal ou nas proximidades desta
6. todo comércio ou serviço está próximo de um ponto turístico ou de referência
7. toda via ou ponto de referência localiza-se numa região
8. toda via ou ponto de referência localiza-se num bairro
9. todo bairro está próximo de uma via principal
10. todo evento acontece numa região
11. todo evento acontece num bairro
12. todo evento acontece numa via principal ou nas proximidades desta
13. todo evento acontece próximo a um ponto turístico ou de referência

Como funciona a Lógica de Divulgação VIVAcidade?

O VIVAcidade é um site de internet que traz uma nova e inédita forma de divulgação e localização para as empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviço da cidade. Para isto, são utilizadas no site tecnologias inéditas como pontos de referência visual, vias principais, listas localizacionais e mapas interativos. Todas estas estratégias foram criadas e desenvolvidas numa linguagem simples e objetiva para que o seu cliente saiba exatamente onde você está localizado.

Como ferramenta de divulgação e localização de empresas e serviços da cidade, o VIVAcidade possui exclusivos diferenciais que o tornam uma eficiente mídia de comunicação. A internet proporciona a maximização das informações, não se limitando, por exemplo, apenas ao número do telefone do prestador de serviço. O VIVAcidade disponibiliza ao usuário, além das informações textuais de localização, importantes informações visuais de localização.

Assim, o VIVAcidade é uma mídia de comunicação na qual a cidade se auto-divulga e que valoriza o local onde as empresas se encontram. Assim, os anunciantes aparecem nas listas localizacionais por: Via, Região e Ponto de Referência ou Turístico. Além de aparecerem nas listas por Segmento do produto.

A lógica de divulgação baseada nos conceitos do VIVAcidade é simples e eficiente. Exemplos:
(1) Divulgamos uma via principal ou de referência. O estabelecimento aparece se estiver nesta via ou nas proximidades.
(2) Divulgamos uma praça. O comércio aparece se estiver nas proximidades desta praça.
(3) Divulgamos uma região da cidade. A entidade do terceiro setor aparece se estiver localizada nesta região.
E assim por diante.
Por outro lado, o processo inverso também ocorre. Exemplos:
(1) Divulgamos uma empresa que está localizada numa determinada região. A região aparece.
(2) Divulgamos uma empresa que está localizada numa via. A via aparece.
(3) Divulgamos uma empresa que está localizada perto de uma praça. A praça aparece.
E assim por diante.

Este processo de divulgação conjunta da cidade acontece quando há uma interação do usuário com o site, em especial com o box azul: "Localize-se Guia Visual" onde estão os pontos localizacionais de referência nas proximidades de cada local ou serviço que aparece no site.

A divulgação dos comércios e serviços da cidade acontece também quando os locais da cidade são acessados pelos usuários do site, pois estes locais estão todos vinculados às empresas que estão sendo anunciadas no VIVAcidade.

A divulgação dos comércios e serviços da cidade acontece também quando as vias da cidade são clicadas pelos usuários do site a partir dos mapas interativos de comércio e serviços, pois, ao serem clicadas, os usuários acessam as listas localizacionais das empresas que estão naquela determinada via.

A lógica de divulgação do VIVAcidade permite também a divulgação pelo segmento do produto. Assim, ao divulgarmos um determinado segmento do comércio ou de serviços, estamos divulgando todas as empresas pertencentes a este segmento e seus profissionais. Ao divulgarmos uma única empresa, estamos divulgando e valorizando também o seu segmento e seus profissionais.

A exclusiva e inédita lógica de divulgação do VIVAcidade faz com que a cidade se auto-divulgue. De forma simples e objetiva, podemos dizer que a estrutura da cidade divulga o estabelecimento comercial que, por sua vez, divulga a estrutura da cidade, gerando uma troca de benefícios (sinergia).

A lógica de Divulgação VIVAcidade segue a mesma logística convencional do comércio que sempre está localizado nas vias de maior movimento de pessoas e veículos ou nas proximidades destas vias. É importante lembrar também que, geralmente, há pontos de referência nas proximidades de todos os comércios e serviços.

Quais são as ferramentas de localização e divulgação utilizadas pelo VIVAcidade?

As principais ferramentas tecnológicas ou comunicacionais utilizadas pelo site VIVAcidade são os mapas interativos, as listas localizacionais, os pontos turísticos ou de referência e as vias principais ou de referência, sendo que os pontos e vias são disponibilizados com imagens e textos descritivos e linkados com os mapas interativos. A inter-relação usual destas ferramentas auxilia o público a se localizar e a localizar o comércio ou o serviço dentro da cidade.

Como o VIVAcidade utiliza os mapas interativos de comércio e serviços na divulgação e localização de meu estabelecimento?

Os mapas interativos também divulgam a cidade. Exemplo: Ao clicar numa via do mapa de uma região específica, tal via irá aparecer com informações e foto ou imagem. Por outro lado, ao selecionar um o mapa amarelo de serviços de uma região e clicar numa via, terei a relação de todos os serviços cadastrados nesta via ou nas proximidades desta.

Como o VIVAcidade utiliza os pontos turísticos ou de referência na divulgação e localização de meu estabelecimento?

Da ciência do Marketing, o VIVAcidade utiliza o "ponto", tido como fundamental para que exista êxito no processo de venda. Geralmente, o ponto escolhido pelo estabelecimento comercial ou de serviço é aquele onde há maior fluxo de pessoas e/ou de veículos. O VIVAcidade cadastrou os pontos da cidade com estas características. Indo mais além, resolveu mostrá-los através de fotos e informações que contribuíssem para a localização dos mesmos. Estes pontos são classificados pelo VIVAcidade como "Pontos de Referência Visual" e incluem os pontos turísticos, de lazer ou culturais, os acidentes geográficos, as ruas, as avenidas e as rodovias.

O VIVAcidade vinculada junto ao anúncio do cliente o ponto visual mais conhecido e que mais chama a atenção dos usuários nas proximidades do estabelecimento. Se este ponto de referência visual estiver cadastrado no site, haverá um link direto com o mesmo. Para facilitar a localização do estabelecimento, o anunciante se vincula com o ponto de referência visual ou turístico mais próximo e também com a avenida ou rua própria ou a mais conhecida próxima de seu estabelecimento. Estas informações localizacionais estão disponibilizadas ao público num box especial dentro de seu anúncio institucional-propagandístico.

Como o VIVAcidade utiliza as vias principais ou de referência na divulgação e localização de meu estabelecimento?

Seguindo a mesma lógica de utilizar a estrutura da cidade para facilitar a localização do comércio e dos serviços na cidade, o VIVAcidade trabalha com as principais vias de referência da cidade, da mesma forma que o empresário ou dono de loja tem por preferência escolher uma via de movimento da cidade para se estabelecer e ali realizar suas vendas ao público. Tais vias também podem ser clicadas pelo público a partir dos mapas interativos.

O que eu ganho ao anunciar no VIVAcidade?

Além de ganhar o retorno por estar investindo numa mídia eficiente e de baixo custo, a empresa tem direito aos seguintes benefícios:

- Banner topo (linkado com espeço institucional ou site da empresa)
- Banner lateral (linkado com espaço institucional)
- Espaço institucional (foto + texto + logomarca = pode ser alterado quando necessário)
- Nome da empresa com link nas listas de localização (região, via e ponto turístico ou de referência)
- Agenda de eventos pública, caso realize algum evento no estabelecimento
- Relatório de audiência quinzenal
- Divulgação no google (buscador universal)
- Divulgação do estabelecimento associado através de nossos representantes de venda
- Contrato com CNPJ e Nota Fiscal

Quais são os espaços dedicados à publicidade em que a minha empresa irá aparecer dentro do VIVAcidade?

Ao tornar-se cliente VIVAcidade, o anunciante automaticamente entra em todas as Listas Localizacionais, uma vez que o VIVAcidade, além de valorizar a cidade, valoriza a localização do estabelecimento ou serviço dentro da cidade. As listas localizacionais disponibilizam o nome do estabelecimento pela localização geográfica do mesmo. O VIVAcidade possui Listas Localizacionais por Região, Via, Ponto Turístico ou de Referência e Segmento.

A coluna "Destaque" é rotativa e, aleatoriamente, publica a logomarca de todos os anunciantes. É bom lembrar que é através da logomarca ou do logotipo que o usuário terá acesso ao conteúdo institucional ou propagandístico, caso apareça em "destaque", daí a sua importância.

O anúncio na coluna "Destaque" e o banner do topo do site agregam valor ao anunciante, pois têm alto poder de visualização. Para anunciar no banner do topo, o anunciante poderá ou não possuir estabelecimento comercial na cidade.

Nas lateriais do site, o VIVAcidade pode também fixar a marca da empresa como patrocinador, devidamente linkada com o espaço instituicional-propagandístico.

Como funciona o anúncio institucional-propagandístico que o VIVAcidade oferece a minha empresa?

Através do institucional, o usuário do VIVAcidade, poderá antecipar informações antes de se dirigir ao estabelecimento.

O anúncio institucional é a melhor forma de apresentação de uma empresa para um público usuário. O VIVAcidade entende que, no caso destes anúncios, é interessante informações rápidas e concisas uma vez que o que faz a diferença nos dias atuais é a qualidade da informação e não a quantidade. No texto do anúncio, seguindo a proposta do VIVAcidade, sugerimos a colocação de informações que agregam valor ao produto do anunciante. É bom lembrar que o VIVAcidade estimula o usuário a ir pessoalmente até o estabelecimento onde poderá encontrar o que irá satisfazê-lo enquanto consumidor seja qual for o seu interesse, porém jamais deverá ser criada uma falsa expectativa com relação aos serviços oferecidos.

Neste anúncio, aparecerá a logomarca do anunciante e, logo abaixo desta, informações de localização e o Guia Visual com os pontos de referência visuais linkados para facilitar a localização do estabelecimento. Uma ou mais fotos atuais da fachada ou interior do estabelecimento também pode ser inserida acima do texto institucional. Caso o anunciante já tenha um site oficial na internet, o VIVAcidade poderá colocar dentro de seu institucional-propagandístico um link direto para o mencionado site. Assim, o público poderá ver mais detalhes sobre a empresa.

O anunciante poderá solicitar à equipe do VIVAcidade para que estabeleça o contato com a agência de publicidade, com o profissional de propaganda ou com o departamento responsável pela imagem da empresa. No caso, deverá ser criado pela agência um conjunto de produtos publicitários para ser especialmente veiculado pelo VIVAcidade. O contrato de serviços e os acertos financeiros do VIVAcidade ocorrerá diretamente com o anunciante.

Qual a importância das listas interativas de localização ou listas localizacionais?

O usuário do VIVAcidade, potencial consumidor e cliente de sua empresa, poderá ter na tela do computador uma lista para a livre escolha de qual estabelecimento atenderá melhor às suas necessidades. As listas são interativas pois os nomes dos estabelecimentos ou prestadores de serviços estão linkados com seus respectivos anúncios institucionais ou propagandísticos. Além do nome, as listas disponibilizam o endereço completo e o telefone da empresa. As listas interativas e de localização também estão relacionadas com a pesquisa de segmento do produto.

Como funcionam as listas interativas de localização ou listas localizacionais nas quais são inseridas o nome, o endereço e o telefone da minha empresa?

O VIVAcidade disponibilizou ao usuário quatro tipos de lista:

- Lista por Região da cidade
Esta lista é composta por todos os anunciantes de uma determinada região

- Lista por Via da cidade
Esta lista é composta por todos os anunciantes de uma determinada via (rua, avenida ou rodovia)

- Lista por Segmento
Esta lista é composta por todos os anunciantes pertencentes a um determinado segmento, subsegmento e/ou tipo de produto

- Lista por Ponto de Referência
Esta lista é composta por todos os anunciantes próximos a um determinado ponto turístico ou de referência

Todas as mencionadas listas podem ser acessadas pelo usuário do VIVAcidade através do Guia de Comércio e Serviços ou pelo Guia Visual (Vias, Regiões, Pontos Turísticos ou de Referência). Ao anunciar nas listas interativas-localizacionais, automaticamente deverão ser geradas as informações institucionais-propagandísticas do anunciante. Caso o anunciante esteja localizado em uma rua próxima de uma via principal que está cadastrada no site, este entrará na lista desta via.

Vocês realizam e-commerce para o anunciante?

Não. O e-commerce ocorre quando o consumidor adquire produtos da empresa através da internet sem precisar se deslocar até o ponto de venda. O VIVAcidade é um site especializado na localização logística das empresas anunciantes e estimula o público a se deslocar até o ponto de venda, aproveitando para conhecer a cidade. Porém, antes de se deslocar pela cidade, o usuário poderá planejar as compras através do VIVAcidade.

Tenho um estabelecimento comercial, mas eu não tenho acesso à internet e nem entendo nada de internet. Como faço para anunciar?

O fato de o proprietário do estabalecimento não ter internet ou não entender do assunto não o impede de anunciar na internet. Aqui, o mais importante é que o seu público tenha acesso à internet, ao site VIVAcidade e, por sua vez, ao seu anúncio. O VIVAcidade é muito acessado atualmente e o público geral que tem acesso à internet cresce a cada dia.

Vocês fazem contrato? Qual o tempo mínimo de anúncio?

Sim. O VIVAcidade faz contrato com CNPJ em duas vias que são assinadas pelas partes. O tempo mínimo de permanência é de 3 meses. O site pode negociar por menos tempo, caso comum quando o estabelecimento faz promoções comerciais temporárias.

Como o VIVAcidade divulga seus serviços ao público?

Além do boca-boca, o VIVAcidade é divulgado ao público através de parcerias com sites ou revistas. É divulgado também através de material impresso colocado em pontos da cidade e de press-releases on-line distribuídos para a imprensa. O VIVAcidade está também cadastrado no Google Internacional, principal mecanismo de busca de sites da Internet, além de ter uma comunidade no Orkut.

Porque vocês dizem que a lógica de divulgação é inédita?

Porque o VIVAcidade é o único site da internet que utiliza a estrutura visual e informativa da cidade para divulgar e localizar comércio e serviços locais.

Como o VIVAcidade ajuda as pessoas a localizarem o meu serviço?

Através do banner do topo e do anúncio lateral, as pessoas entram diretamente no espaço institucional-propagandístico da sua empresa. O VIVAcidade fornece também listas de localização de serviços por Regiões, por Vias e por Pontos de Referência. Assim, é bem provável que neste momento uma pessoa esteja consultando o site afim de buscar um comércio ou serviço numa região, numa via ou próximo a um ponto de referência. Além destas listas, o VIVAcidade fornece mapas interativos para ajudar o público a localizar e a chegar no local do estabelecimento.

Através de cliques, os mapas interativos de comércio e serviços vinculam as vias com as listas localizacionais de comércios e os serviços que estão estabelecidos nas mesmas.

O que é possível colocar no meu texto institucional ou propagandístico?

Como o VIVAciade auxilia as pessoas a planejarem suas compras, no texto institucional podem vir informações que antecipem a ída do consumidor à loja ou ao estabelecimento comercial, ajudando-o na tomada de decisões. Informações como Preços, Promoções, Cardápios, Eventos, etc., podem ser colocados no espaço institucional da sua empresa.

Os mapas interativos sofrem atualizações?

Sim. As cidades são dinâmicas e podem alterar alguns percursos em suas vias, mas não chegam a ser alterações radicais. O VIVAcidade atualiza seus mapas quando percebe grandes alterações na estrutura da cidade.

Porque vocês não cadastraram todas as ruas e avenidas da cidade?

Porque o VIVAcidade, como site de prestação de serviços, valoriza também a vida comercial da cidade. Desta forma, cadastrou apenas as vias com potencial de comércio e serviços e com boa circulação de pessoas e veículos. Além disto, pela lógica comercial, todo comércio, se não está estabelecido numa via comercial, geralmente está próximo de uma que, provavelmente, está cadastrada no VIVAcidade. Estas vias comerciais também podem ser pesquisadas nos Mapas Interativos do VIVAcidade.

Possuo um comércio numa via que eu considero comercial, mas que não está no VIVAcidade. Como eu faço para anunciar?

Ao tornar-se anunciante, o VIVAcidade checa a possibilidade de a via cogitada ser cadastrada em seu banco de dados, lembrando sempre que a via deve possuir bom fluxo de pessoas e de veículos. No entanto, sempre verificamos se é mais vantajoso que o anunciante apareça na lista localizacional da via mais movimentada perto de seu estabelecimento, caso comum quando o anunciante localiza-se numa travessa ou via paralela.

Meu estabelecimento comercial fica numa esquina. É necessário anunciar nas duas vias?

Não. Anunciar o mesmo estabelecimento em duas vias convergentes seria redundante. Neste caso, o VIVAcidade considera o endereço comercial que o estabelecimento utiliza em sua divulgação com o público. Por outro lado, o site informa ao público que o estabelecimento está numa esquina, citando também em seu texto institucional-propagandístico o nome da outra via.

Meu estabelecimento fica numa sobre-loja. Como vocês o anunciam?

O procedimento de cadastro é o mesmo. Como a idéia é facilitar a localização ao público, é feita também no texto institucional-propagandístico referência ao nome do estabelecimento cujo piso superior é ocupado pela empresa anunciante.

Vocês fazem contrato de exclusividade com o anunciante?

A possibilidade de ocorrer um contrato de exclusividade com o anúnciante irá depender da conjuntura do mercado e de outras variáveis a serem analisadas por este Departamento Comercial.

Minha empresa possui filiais espalhadas pela cidade. Posso anunciar todas elas?

Sim. Neste caso, o VIVAcidade estabelece um contrato único e cadastra todas as filiais em seus respectivos endereços de localização. Se o anunciante optar por colocar mais de um banner no topo do site - por exemplo, para cada filial - ele terá um desconto especial.

Porque vocês chamam os Pontos Turísticos de Pontos de Referência? Qual a diferença?

O VIVAcidade classificou tanto os Pontos Turísticos como os Pontos de Referência. Desta forma, o VIVAcidade entende que todo o ponto turístico é um ponto de referência, mas nem todo ponto de referência é turístico. Mas para efeito de localização, todos os pontos, sejam eles turísticos ou de referência, são localizacionais. Do ponto de vista comercial, estes pontos turísticos ou de referência auxiliam as pessoas a encontrarem os comércios e serviços na cidade.

Possuo um comércio perto de um ponto turístico que não está no VIVAcidade. Mesmo assim, eu posso anunciar?

Sim. O fato de um ponto turístico não estar cadastrado não impede que o interessado anuncie o serviço no VIVAcidade. Além do mais, o VIVAcidade checa a possibilidade de o ponto ser cadastrado no site tão logo seja cadastrado o serviço que está próximo ao mesmo.

Em que local do site o usuário procura por meu serviço?

No Guia Comércio Serviços, área amarela do menu à esquerda, temos "Particulares" que englobam o comércio e os serviços particulares da cidade. Lá, o usuário pode buscar o seu serviço pelo segmento ou pelo local onde a empresa está estabelecida (via, região, ponto, bairro), através do Guia Visual. Também pode encontrar o seu comércio ou serviço através dos mapas interativos de comércio e serviços desenvolvidos pelo VIVAcidade. Para mais detalhes, leia o texto "Como o Público Encontra o Meu Anúncio no VIVAcidade?" deste departamento comercial.

Sou prestador de serviços na cidade, mas o segmento de minha empresa não está no VIVAcidade. Mesmo assim, é possível anunciar?

Sim. O VIVAcidade verifica se é possível encaixar o anunciante em algum segmento já existente, criando dentro deste um subsegmento. Caso contrário, o VIVAcidade gera um novo segmento e um novo subsegmento para o produto do anunciante.

Qualquer prestador de serviços pode se cadastrar no VIVAcidade?

Sim, desde que o serviço esteja situado no perímetro urbano da cidade. Porém, prestadores de serviços de fora da cidade também podem publicar suas marcas em áreas do site que não estejam vinculadas com suas informações localizacionais.

Sou prestador de serviços e estou na cidade, mas não estou em nenhuma das vias cadastradas no VIVAcidade. Mesmo assim, eu posso anunciar?

Sim. O anunciante que não estiver numa via principal da cidade, entrará na lista da via principal mais próxima de seu estabelecimento. Além disto, para facilitar ao usuário a localização exata do estabelecimento, o VIVAcidade informa a ligação geográfica do endereço do estabelecimento com a Via principal na qual ele está cadastrado, além disto, o usuário pode clicar na via principal a partir do mapa interativo. O endereço original do estabelecimento é mantido em todas as listas localizacionais.

Que tipo de serviço o VIVAcidade oferece ao público anunciante?

O VIVAcidade cadastra o anunciante em seu banco de dados e cuida da qualidade e do gerenciamento de suas informações e imagens institucionais e de localização. O VIVAcidade oferece suporte ao anunciante o tempo todo.

Há outros recursos que o VIVAcidade oferece ao anunciante?

Sim. Ao se cadastrar, o VIVAcidade disponibiliza sua área de Textos e Notícias para que o anunciante publique textos institucionais bem como sua Agenda de Eventos para informar sobre eventos corporativos promovidos pela sua empresa e abertos ao público.

Pussuo um comércio e gostaria de anunciar no VIVAcidade. Como faço?

Basta entrar em contato com o VIVAcidade para que seja agilizado o cadastramento de seu serviço. Sempre recomendamos que os textos do Departamento Comercial sejam lidos com atenção.

A minha empresa já tem um site oficial na internet. O VIVAcidade o divulga também?

Sim. Como o VIVAcidade vincula a empresa com a própria estrutura da cidade, então o site oficial é visto a partir do interesse natural do público em conhecer a cidade e o que tem na cidade em termos de serviços.

Através das listas localizacionais, dos banners lateriais ou do topo, do Guia Visual, etc., o institucional-propagandístico da empresa é acessado pelo público. Dentro deste institucional é colocado um link para o site oficial da empresa, potencializando o número de acessos ao mesmo.

O VIVAcidade atualiza as informações do anunciante?

Sim. O VIVAcidade fica à disposição do anunciante que poderá a qualquer tempo solicitar a inserção de novas informações bem como a alteração de endereço, contatos, texto, foto, logomarca, etc.

Como o VIVAcidade faz o atendimento ao anunciante?

O VIVAcidade conta com um número de telefone e com os e-mails de contato que são respondidos prontamente. Outras formas de comunicação direta como o MSN também são utilizadas.

Qual é o preço que se paga para anunciar no VIVAcidade?

O preço é mensal e varia de acordo com as necessidades de divulgação do anunciante que pode colocar o nome de seu estabelecimento e de sua marca em vários locais do site. Os locais de anúncio estão especificados em outros textos do Departamento Comercial.

Como é feita a medição da audiência no VIVAcidade?

A audiência na Internet é feita através de softwares próprios. No caso do VIVAcidade, a audiência é medida através de um software de gerenciamento dos banners do topo. Há também um outro software que mede a audiência de acordo com o período de acesso, páginas visitadas, páginas vistas, tempo médio de navegação por usuário, etc.

É possível ver a audiência do VIVAcidade?

Sim. O VIVAcidade disponibiliza um resumo da audiência referente aos acessos recebidos nos últimos 6 meses. Para ver este resumo, acesse o "Depto Comercial" e clique em "Audiência".

É bom lembrar que os clientes do site recebem periodicamente um relatório completo de suas campanhas publicitárias veiculadas no VIVAcidade.

É possível anunciar serviços particulares gratuitamente no VIVAcidade?

Sim. Para isto o VIVAcidade criou as chamadas Zonas Virtuais nas quais é possível cadastrar gratuitamente serviços particulares. Neste caso, o anunciante só tem direito a publicar o nome, o telefone e o segmento de sua empresa. As informações de localização e institucionais ficam restritas aos anunciantes contratados. É bom lembrar que este serviço é temporário e serve apenas como amostragem para os anunciantes.

O que são Zonas Virtuais e em que lugar do site estão?

As Zonas Virtuais são espaços criados dentro do VIVAcidade reservados para anúncios gratuitos e temporários. As Zonas Virtuais foram criadas para que o VIVAcidade preste serviço ao público, informando apenas o nome, o telefone e o segmento do produto. As Zonas Virtuais estão junto do cadastro geral de regiões, vias e pontos de referência. Assim, o VIVAcidade criou uma Região Virtual, uma Via Virtual e um Ponto de Referência Virtual com os quais os anúncios gratuitos ficam vinculados.

Como encontro no VIVAcidade as Zonas Virtuais?

No Guia Visual (área azul do menu à esquerda), siga o mesmo procedimento de pesquisa por Região, Via ou Ponto de Referência. Em Regiões, selecione no cadastro o nome Zona Virtual VIVAcidade. Em Vias, selecione no cadastro de Avenidas o nome Av. Z. Virtual VIVAcidade. Em Pontos, selecione no cadastro de Pontos Turísticos o nome ZPonto VIVAcidade.

É possível anunciar serviços públicos gratuitamente no VIVAcidade?

Sim. Como forma de valorizar seu caráter social e de cidadania, o VIVAcidade abre espaço para que os serviços públicos (órgãos do governo, autarquias, etc.) e as entidades do terceiro setor (Associações, Fundações, Institutos, etc.) de reconhecida idoneidade perante a legislação e a opinião pública, anunciem no site VIVAcidade de forma gratuita, porém, a cobrança de uma taxa de adesão não está descartada.

Equipe VIVAcidade - Departamento Comercial

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui
 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central