"VIVAcidade - o planeta inteiro de olho na cidade"                          "VIVAcidade - muito mais que espaços publicitários"                          "Motorista, não se distraia ao volante, antes de entrar no veículo, certifique-se de que o seu celular esteja desligado - VIVAcidade Serviços"                          "Aqui você tem notícias e textos sempre atualizados com a vida da cidade - Equipe VIVAcidade"                          
» Voltar para Livros Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
Livro "Um Estudo Sociolingüístico....." 2a. edição

Resultado de sua tese de Doutorado na Universidade de São Paulo, a segunda edição do livro-documentário "Um Estudo Sociolingüístico das Comunidades Negras do Cafundó, do Antigo Caxambu e de seus Arredores" (ISBN: 85-904104-2-0), do Dr. Sílvio Vieira de Andrade Filho, contém 456 páginas de 46 linhas cada (120 páginas a mais do que a primeira edição). A obra está dividida em oito partes. A primeira focaliza o Brasil africano: as culturas africanas no Brasil, a população afro-brasileira, as comunidades negras do país, línguas em contato e o contato de línguas africanas com a língua portuguesa. A segunda parte estuda o surgimento de algumas localidades e a formação de alguns municípios que saíram do antigo e extenso território de Sorocaba (atual Estado de São Paulo, Brasil). Estuda também os desdobramentos territoriais posteriores. Focaliza também sesmarias, proprietários e propriedades rurais com a presença de escravos. Trata também de comunidades negras com suas questões fundiárias, com suas lendas, narrações, etc. A partir das terceira parte, surgem os estudos lingüísticos da "cupópia", fala africana existente no Cafundó (bairro rural do município paulista de Salto de Pirapora), mas que nasceu no antigo Caxambu (no município paulista de Sarapuí). A pesquisa de campo possui dois dicionários: "cupópia"-português e português-"cupópia". Estes são lexicais, perifrásticos, sendo que as palavras da "cupópia" possuem transcrição fonética. A obra contém uma descrição da "cupópia" nos níveis fonético-fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual. Este trabalho de ecologia lingüística que segue uma linha gerativo-textual apresenta comparações entre algumas falas africanas do Brasil e trata destas historicamente. Mapas, documentos e fotos quase todas tiradas pelo próprio autor ilustram a obra que possui também um "corpus" da referida fala africana formado de palavras, perífrases, enunciados e vinte e dois textos da "cupópia" com tradução para o português.
Expressões e palavras-chave: lingüística, sociolingüística, "cupópia", português rural brasileiro, comunidades negras, gerativo-textual, língua portuguesa, ecologia lingüística, descrição lingüística, repertório africano, remanescentes africanos, falas africanas, Caxambu, História, desmembramentos territoriais, questões fundiárias, escravidão, Cafundó, narrações, lendas, folclore, tropeirismo, capelas, cemitérios, casarões, Fazendinha dos Pretos, Fazenda do Pilar, genealogias, sesmarias, propriedades rurais antigas, proprietários rurais antigos, móveis, transportes, objetos antigos, escravos, municípios (Sorocaba, Itapetininga, Sarapuí, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Votorantim), economia antiga, migrações, analfabetismo, urbanização e industrialização.
O autor possui 02 sites diferentes com estes endereços:
http://www.cafundo.site.br.com
http://inforum.insite.com.br/8400

Solicite informações sobre como adquirir este livro através do número (15) 3231-7796 ou através do Fale Conosco (área cinza do menu à esquerda), colocando no campo assunto o nome do livro: Cafundó-Caxambu.

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui
 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central