Leia Mais
  "Divulgação na internet: a melhor maneira de conquistar novos mercados - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - muito mais que imagens da cidade"                          "VIVAcidade - a sua primeira vida acontece na cidade"                          "VIVAcidade - muito mais que notícias"                          
» Guia Visual » Pontos Turísticos » Parque Porto das Águas Ajuda? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 

Pontos Turísticos ou de Referência

Parque Porto das Águas - região da cidade: Além Linha-Trujillo


Em Sorocaba, o Parque Municipal "Porto das Águas" fica na margem direita do Rio Sorocaba, no final da Av. 15 de agosto, no bairro Retiro São João, próximo ao Parque das Águas e ao Jd. Botânico.

Inaugurado em 2016, o parque possui 140 mil metros quadrados de área verde e um grande lago com 900 metros de extensão e 60 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 24 piscinas olímpicas.

Apesar da beleza, o lago (que tem 26 metros em seu ponto mais profundo) merece cuidado. Sua profundidade oferece risco aos desavisados.

Como forma de garantir mais segurança aos frequentadores, o lago foi cercado e placas alertando que é proibido nadar no local foram afixadas.

No entorno do lago, existe uma pista de caminhada, em saibro, de aproximadamente 1.100 metros de extensão.

Uma casa existente no parque será transformada em Centro de Educação Ambiental (CEA), nos moldes daquele existente em frente ao Terminal São Paulo, na Av. Dom Aguirre.

Pássaros podem ser observados no local, como o marreco de pé-vermelho e o frango d´água, os primeiros e assíduos frequentadores do local.

Em setembro de 2016, a comunidade pôde participar na formação do novo Parque Municipal, ocasião em que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) promoveu o plantio de 400 mudas de árvores.

O Parque Municipal "Porto das Águas", num projeto futuro, será interligado com o Parque das Águas "Maria Barbosa Silva", com o Parque Linear do Rio Sorocaba "Dr. Armando Pannunzio" e ainda com o Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas".

A área total formará o "Parque Metropolitano de Sorocaba", que vai incluir, ainda, um corredor verde a ser formado no espaço onde funcionou o antigo aterro sanitário.

A compensação de retiradas de árvores do local será feita no próprio Parque "Porto das Águas" e algumas, inclusive, serão remanejadas.

Além dos 1.100 metros de pista para caminhar e correr e dos vários pontos para descansar e apreciar a vista, Parque Municipal Porto das Águas é um local para velejar, remar um caiaque ou um stand up paddle.

A beleza, o tamanho do parque e o fato dele estar praticamente "dentro" da cidade surpreendem quem conhece o local pela primeira vez.

O local tem 62 postes de iluminação com lâmpadas LED, guias, saibro na pista de caminhada, cabos de aço às margens do lago, para que as pessoas não cheguem muito próximas ao lago.

O Parque também abriga um mirante e um estacionamento com capacidade para 100 carros.

O Parque é formado pelo lago Porto das Águas, pelo Banhado do Preá, Banhado das Caborjas, pelo Bosque dos Biguás e Bosque das Garças.

O local abriga duas espécies de aves pouco comuns na região como o Tapicuru-de-cara-pelada (Phimosus infuscatus) e o Corucão (Chordeiles nacunda).

No local, é possível fazer piquenique, mas não poderão acender churrasqueiras. Também é autorizada a entrada de cachorros no parque, mas desde que estejam com suas guias de condução.

A pesca é permitida no lago, mas apenas com caniço ou molinete e os locais para pesca estão demarcados. É proibida a pesca com garateia, armadilhas, linhadas ou redes.

A criação do novo Parque Municipal não implicou novos custos para Prefeitura de Sorocaba. O valor de R$ 319 mil é fruto de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a empresa Shopping Pátio Cianê.

 
LOCALIZE-SE: GUIA VISUAL

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui
 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central