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Conceitos VIVAcidade

 

VIVAcidade

 

Justificativa

Por ser um site inovador, o VIVAcidade precisa justificar suas aplicabilidades ou utilidades baseadas em conceitos e teorias científicas. Alguns conceitos foram criados exclusivamente a partir do desenvolvimento do VIVAcidade. Outros, foram adaptados para o meio internet. Os conceitos, geralmente, são multidisciplinares, ou seja, originários de várias disciplinas. Alguns conceitos são mais científicos, outros mais filosóficos. Por ser um projeto de Comunicação em desenvolvimento conforme os avanços tecnológicos e sociais, periodicamente, o VIVAcidade vai aprimorando os conceitos para um melhor entendimento do site por parte do público e de pesquisadores. A seguir, os principais e atuais conceitos e/ou as teorias desenvolvidos e utilizados pelo VIVAcidade:

Introdução

O ser humano é ávido por saber onde estão as pessoas e as coisas. Tem no próprio raciocínio o instinto natural de busca e de localização. A cidade é o local onde a vida acontece e onde a cidadania, o consumo e as relações sociais, culturais e políticas são exercidos. O cérebro humano é uma rede de ligações neurológicas. A internet é uma rede interligada por links. A cidade é uma rede de relacionamentos interligada por vias, linhas telefônicas, cabos coaxiais e ondas hertzianas. O raciocínio humano é capaz de fazer ligações de idéias, relacionar coisas, organizar, criar, interagir com o meio, etc. A internet possui uma linguagem que procura traduzir estas ações racionais e sensitivas. Baseado nestas premissas científicas, surgiu o software site de cidade denominado "VIVAcidade" cujos principais conceitos presentes no nome do site, em seu conteúdo e em suas inovadoras ferramentas e soluções estão descritos abaixo.

Tecnologia da Informação - TI

O software utilitário site VIVAcidade está fundamentado no conceito de Tecnologia da Informação - TI. De acordo com a Wikipédia, o termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. Também é comumente utilizado para designar o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, bem como o modo como esses recursos estão organizados em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.

Cibercultura - Cibercidade

O VIVAcidade usa os conceitos de Cibercultura e Cibercidade. De acordo com a Wikipedia:

As cidades já estão há muito marcadas pelas tecnologias digitais: celulares, palms, televisão por cabo e satélite, internet de banda larga e wireless, cartões inteligentes, etc. O que equivale a dizer que já se vive nas Cibercidades ou Cidades digitais, como preferem alguns autores.

O lugar físico não é mais tão importante quanto o foi há décadas atrás. Tem-se o tele-trabalho, o tele-estudo, a tele-medicina. O deslocamento físico muitas vezes não se faz mais necessário. O tempo é economizado e ainda assim é tido como insuficiente. Mas a possibilidade de conhecer lugares virtualmente em vez de satisfazer a curiosidade, aumenta a necessidade do indivíduo de conhecer fisicamente o ambiente visitado via internet.

Dessa forma, o espaço de fluxos planetários de informações instaurados pela Cibercultura leva a uma problematização do espaço de lugar nas cidades atuais. Na tentativa de articular esses dois espaços, o físico e o virtual, foram criados diversos projetos, dando a essas cidades articuladas o nome genérico de cibercidades.

Esses projetos pretendem aproveitar o enorme potencial da tecnologias de informação e comunicação para aumentar o interesse das pessoas pelos espaços concretos das cidades, reaquecer o espaço público, criar novos vínculos comunitários, tornar a participação política dessas pessoas mais dinâmica e, claro, ajudar os indivíduos a se familiarizarem com essas novas tecnologias.

Inovação e Criatividade

O VIVAcidade usa a simbiose dos conceitos de criatividade e inovação. A criatividade é utilizada o tempo todo para que a empresa possa criar novas ferramentas virtuais voltadas ao cidadão, considerando a sua percepção cognitiva diante da cidade e da realidade. Ao desenvolver novas idéias e soluções, transformando-as em produtos funcionais e inéditos que agregam valor à sociedade, assumimos o conceito de inovação. Para o VIVAcidade, os conceitos de criatividade e de inovação estão sempre juntos.

Nome do site

Vivacidade é uma palavra que existe no cotidiano das pessoas. É a qualidade do que ou de quem é vivaz. O VIVAcidade considera que ter vivacidade, além de uma virtude, é uma atitude positiva de quem vive na cidade.

Por outro lado, a separação da palavra vivacidade forma outras duas: viva e cidade. Para que o público percebesse a divisão da mencionada palavra, viva e cidade são grafadas em formatos e cores vivas diferentes.

A palavra viva provoca a sensação de vida, além de ser uma exaltação ao desejo de que as pessoas vivam e prosperem. Por sua vez, a palavra cidade, principal foco do site, sugere as derivadas cidadania e cidadão.

A união dos significados destas duas palavras mais o significado original da palavra vivacidade forma VIVAcidade que traduz a identidade do site.

Logomarca animada

Desde que entrou no ar, o site VIVAcidade utiliza na internet o conceito de alternância de noite e dia em sua logomarca animada. De acordo com o movimento de rotação do planeta, o seu design vai sofrendo mudanças, acompanhando o mundo real. Assim, a logomarca animada do VIVAcidade foi planejada para 24 posições diferentes, cada uma correspondendo a cada hora do dia revelada pela posição do sol ou da lua. Durante a noite, por exemplo, surgem a lua e as estrelas e as janelas dos prédios ficam iluminadas. A árvore e a grama simbolizam a natureza e a ecologia. Enfim, a vida e o tempo na cidade representados numa logomarca.

Século 21 - novos paradigmas

O século 21 é fortemente caracterizado por mudanças no jeito de pensar e de agir do ser humano. Este fato deve-se em grande parte às novas formas de se comunicar ou de produzir mídia. Como mídia do século 21, o VIVAcidade procura estar alinhado com mudanças positivas de paradigmas e com novas tecnologias informacionais e comunicacionais que possam contribuir com a sociedade.

Interdisciplinaridade - Transdisciplinaridade

O VIVAcidade utiliza em seu conteúdo os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade que transparecem em textos, teorias, conceitos, opiniões, explicações e notícias, procurando estabelecer a interação entre as várias disciplinas e os vários conhecimentos.

Do ponto de vista editorial, em seus textos opinativos, o VIVAcidade releva a inteligência do leitor e do cidadão e de sua realidade no tempo presente, procurando focar vários pontos de vista num mesmo artigo, contribuindo, desta forma, para o debate público dos temas.

Cidadão - Cidade - Cidadania

Desde que está no ar, o VIVAcidade utiliza em seu conteúdo o tripé cidadão (quem) - cidade (onde) - cidadania (de que forma) , considerando que:
Cidadão = lado humano da cidade - Quem vive?
Cidade = lato físico da cidade (estrutura, ambiente, ecologia) - Onde vive?
Cidadania = atitude, comportamento correto na cidade, ética, legislação, etc. - Como vive?

Rede Colaborativa Local

Desde que entrou em funcionamento, o site VIVAcidade usa o
conceito de rede colaborativa local. Como mídia do século 21, o VIVAcidade recebe diariamente colaborações do público como fotos digitalizadas, vídeos e informações textuais da cidade através de seus e-mails e outros contatos como Orkut e Twitter. Além disto, o VIVAcidade colabora com empresas e entidades locais na divulgação de seus produtos e valores. O VIVAcidade colabora também com o público (cidadãos locais e turistas), divulgando ao mesmo informações relevantes ao seu dia-dia.

De acordo com Olivieri, "Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de objetivos e/ou temáticas comuns. Estruturas flexíveis e cadenciadas, as redes se estabelecem por relações horizontais, interconexas e em dinâmicas que supõem o trabalho colaborativo e participativo. As redes se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional, tanto para as relações pessoais quanto para a estruturação social".

O VIVAcidade possui todos os atributos que caracterizam uma rede colaborativa local:

1 - possui um foco temático (questões ligadas à cidade, ao cidadão e à cidadania);
2 - sua base territorial é um município (Sorocaba e região);
3 - seus agentes são as organizações que atuam no espaço local (empresas, entidades assistenciais, etc.).

Assim, de maneira geral, é possível afirmar que a própria internet, além de ser uma via de mão dupla, é uma grande rede colaborativa com a qual todos os internautas podem colaborar e pela qual podem também receber colaborações. No caso, o VIVAcidade funciona como um intermediário virtual desta relação social entre os colaboradores.

Em relação à segurança das informações, o VIVAcidade informa que faz uma triagem do material recebido dos internautas, checando a veracidade das informações antes das mesmas serem publicadas.

Cartografia Colaborativa

Cartografia é um termo latino e significa charta, chártes, carta + graph, de gráphein, escrever. É ao mesmo tempo a arte e a ciência de compor cartas geográficas ou topográficas.

Um dos conceitos que o VIVAcidade utiliza é o de Cartografia Colaborativa, ou seja, o mapeamento da cidade com a colaboração de seus usuários e habitantes. A colaboração é expontânea e o site vai formando o mapeamento geográfico (através de mapas temáticos e interativos), imagético (através de fotos e vídeos) e textual (através de textos) dos pontos (locais e vias) que compõem uma determinada região da cidade ou a cidade como um todo.

Assim, na medida do possível, o VIVAcidade vai "escrevendo" ou descrevendo o ambiente urbano através de mapas representativos, imagens, textos e localização no espaço-tempo, levando em consideração não apenas os aspectos geográfios e/ou topográficos contemporâneos do ambiente em foco (cidade) e/ou fragmentos do ambiente (pontos ou locais) como também o relato subjetivo daquele (cidadão) que sente, observa e/ou habita o ambiente.

Cidade Fragmentada

Para efeito didático, o VIVAcidade utiliza o conceito de Cidade Fragmentada. Ou seja, a cidade é formada de vários fragmentos (partes). As regiões da cidade são fragmentos geográficos de um todo (cidade). Estas regiões possuem outros fragmentos chamados de "pontos". Estes "pontos" incluem as vias e os espaços públicos e particulares que, por sua vez, também podem ser fragmentados e classificados pelo site, conforme a necessidade informativa.

Corpo Urbano (Cidade) X Corpo Humano / Organismo Urbano X Organismo Humano

O site VIVAcidade usa o conceito comparativo entre Corpo Humano e Corpo Urbano (Cidade), entre Organismo Humano e Organismo Urbano.

A cidade pode ser comparada de diversas formas ao corpo humano. Como já mencionado na introdução dos Conceitos VIVAcidade, o cérebro humano é uma rede de ligações neurológicas. A internet é uma rede interligada por links. A cidade é uma rede de relacionamentos interligada por vias, linhas telefônicas, cabos coaxiais e ondas hertzianas.

As vias de uma cidade são como as veias de um corpo humano vivo. As principais vias de uma cidade são artérias que se subdividem em ramificações dentro do complexo urbano.

As veias ligam-se a órgãos vitais do corpo humano, assim como as vias de uma cidade ligam-se a órgãos, lugares, pessoas e motivos que movimentam a vida, que fazem os corpos se deslocarem. Assim como o corpo humano, a cidade possui uma complexidade de órgãos (pontos) vitais e artérias (vias).

O bom funcionamento de um corpo humano depende do cuidado que se tem com o mesmo, assim como a cidade que também precisa ser cuidada pelo cidadão para que não adoeça ou fique debilitada.

O sangue que corre pelas veias do corpo humano transportam o que o cidadão consome de alimentação e de sensações psicológicas. Na cidade repleta de corpos humanos vivos, em movimento pelas vias, dentro ou fora de seus veículos, são como o sangue que corre pelas veias, transportanto as substâncias que dão vida ao organismo urbano.

O VIVAcidade procura identificar e divulgar as principais veias (vias) do corpo humano (cidade) e os principais órgãos (pontos), bem como compreender a complexidade e a dinâmica que ocorre dentro do organismo humano e/ou urbano que se afetam mutuamente: a cidade (organismo urbano) afeta o ser humano (organismo humano) e vice-versa. Na cidade, o urbano e o humano se completam, se confundem, se misturam e se interagem o tempo todo.

O slogan do site também foi inspirado na comparação entre o corpo humano e a cidade. Assim, VIVAcidade é a sua cidade viva na internet, tendo a cidade como um organismo humano vivo mostrado através da internet.

Cidade Interativa

O site VIVAcidade utiliza o conceito de Cidade Interativa quando propõe, através de um conjunto de informações e imagens disponibilizadas no site, a ída das pessoas até os locais ou pontos turísticos ou de referência da cidade. Diante de um ponto da cidade, inícia-se o processo de troca entre o ponto da cidade que está sendo contemplado e a pessoa que o contempla, gerando uma cidade interativa.

Cidade Educadora

O site VIVAcidade utiliza o conceito de Cidade Educadora ao entender que tudo o que existe na cidade é fruto de um processo educativo e de pessoas que foram educadas para criar, manter ou modificar a cidade. A história e os aspectos tecnológicos empregados na construção de todos os locais da cidade mostrados no site podem ser aprendidos e/ou apreendidos pelas pessoas. Assim, as pessoas podem se educar através da cidade que, por sua vez, pode educar as pessoas. Por outro lado, as pessoas podem se educar para melhorar ou manter a cidade em que vivem.

Turismo Receptivo

Desde que está no ar, o site VIVAcidade usa o conceito de Turismo Receptivo ou Turismo Local, estimulando os turistas a conhecerem a cidade e toda a sua estrutura viária e turística.

O VIVAcidade também divulga vários eventos que fazem com que os turistas se desloquem até a cidade a fim de conhecê-la em seus aspectos comerciais e de lazer.

É bom lembrar que o turista sempre pesquisa informações sobre o receptivo antes de conhecê-lo. Recente pesquisa apontou que a maior parte dos turistas buscam informações através da internet antes de viajar para o local pretendido.

Assim, o VIVAcidade desenvolveu uma série de ferramentas informativas para que o turista sinta-se amparado antes de chegar na cidade e durante a sua permanência na mesma.

É bom lembrar também que os setores envolvidos com o Turismo Receptivo ou Turismo Local (governo e empresas) devem criar planos e projetos para que o turista volte a visitar a cidade.

Cidade Virtual x Cidade Real

O VIVAcidade não adere à idéia de que a cidade virtual substitui a cidade real ou presencial, pelo contrário, o VIVAcidade estimula as pessoas a conhecerem a cidade real e todas as suas particularidades. O VIVAcidade entende que conhecer a cidade real é uma experiência ímpar bem diferente da que temos ao conhecê-la através da internet. Por outro lado, o VIVAcidade classifica e publica de forma estruturada informações textuais e imagéticas para que seus usuários possam estar munidos de referências sobre a cidade real. Porém, com o advento da internet, é cada dia mais natural que haja uma simbiose entre o Real e o Virtual no dia-dia das pessoas.

Fruição - contemplação e experiência diante da estética urbana

O site VIVAcidade usa o conceito de fruição diante da estética urbana ou de realidades encontradas na cidade que elevem o espírito humano a uma reflexão ou a uma experiência de contemplação.

O VIVAcidade traz imagens da cidade que podem aguçar este estado de fruição, admitindo sempre que a experiência de estar diante do real e do concreto urbano jamais será substituída pela experiência virtual. Assim, admite-se que o visitar e o conhecer pontos, arquiteturas, obras, monumentos, paisagens, eventos e locais da cidade no mundo real desperta para uma experiência única e subjetiva.

O VIVAcidade procura prever esta experiência aos usuários do site através de imagens, dando uma noção do que se pode ver e sentir no mundo real, porém, sem jamais ter a pretensão de que este mundo real seja substituído pelo virtual.

Arquitetura

A arquitetura está presente em toda e qualquer cidade. A arquitetura reflete não apenas a funcionalidade das obras concretas dentro do espaço físico urbano, como também toda a inspiração social e ideológica de uma época através da estética e do estilo incorporados nas obras. Assim, o VIVAcidade cadastrou em sua base de dados alguns pontos visuais, turísticos e de referência da cidade pelo tipo de arquitetura temporal. No caso, Arquitetura Histórica, Arquitetura Contemporânea e Arquitetura Futurista. Nos textos descritivos de tais pontos visuais, o VIVAcidade procura publicar informações sobre o estilo arquitetõnico apresentado.

Macro e Micro ambiente urbano

O VIVAcidade utiliza o conceito geográfico de Macro (Todo) e Micro (Parte) ambiente urbano, ou seja, a visualização da cidade, partindo do Genérico para o Particular ou vice-versa. Assim, o VIVAcidade ora mostra a cidade de forma Macro (Todo ou Genérico) ora de forma Micro (Parte ou Particular). Desta forma, é possível visualizar a cidade como um todo ou apenas uma parte ou um fragmento da mesma. Este conceito pode ser percebido pelo usuário durante a "navegação" pelo site tanto nos mapas interativos quanto nas listas interativas e/ou nas de pesquisas de localização de serviços ou da estrutura (pontos, vias, etc.) da cidade.

Exemplo de ordem lógica seqüencial executada pelo usuário do site, partindo do Macro para o Micro ambiente urbano: Cidade - Região - Bairro - Via - Serviço. Exemplo de ordem lógica seqüencial executada pelo usuário do site, partindo do Micro para o Macro ambiente urbano: Serviço - Via - Bairro - Região - Cidade.

Interface - Intermediação - Mídia

Interface, segundo Pierre Levy, "é superfície de contato, de tradução, de articulação entre dois espaços, duas espécies, duas ordens de realidade diferentes". O site VIVAcidade faz a intermediação (interface) na relação das pessoas (cidadãos, consumidores, contribuintes, usuários, anunciantes, profissionais, etc.) com a cidade, ou seja, a cidade apresentada pelo VIVAcidade serve de interface das relações sociais e culturais que ocorrem na cidade real. Se considerarmos que a palavra mídia ou media significa aquilo que está no meio (entre) intermediário (interface) e que a mesma palavra é utilizada para designar meio de comunicação, ou maneira (meio) de se atingir a comunicação, então, podemos entender que o VIVAcidade funciona como uma mídia nos dois sentidos da palavra. Assim, é possível afirmar que, no VIVAcidade, a cidade real se traduz a uma mídia que, por concepção, é virtual.

Lingüística - Semiótica

O VIVAcidade usa conceitos de Lingüística e Semiótica aplicados ao ambiente urbano. Assim, o VIVAcidade procura capturar os signos, os símbolos visuais da cidade e os nomes dos espaços urbanos utilizados pela população local. Os nomes, os símbolos visuais, os termos e as expressões designativas de lugares foram organizados pelo VIVAcidade de maneira didática, formando um repertório lingüístico padronizado com informações descritivas e imagens da cidade.

Em termos teóricos, o VIVAcidade é um projeto que propõe a leitura visual e textual urbana da cidade, servindo de inspiração para teses, artigos e trabalhos científicos, principalmente nas áreas de Comunicação, Turismo, Lingüística e Semiótica.

Referências Urbanas

Desde que está no ar, o site VIVAcidade usa o conceito de referências urbanas. Com base neste conceito, o VIVAcidade procura resgatar e publicar as referências da cidade a partir de sua concretude, ou seja, aquilo que está na cidade que, num primeiro momento, é visível aos olhos.

É bom lembrar que o próprio local, ponto ou espaço urbano focalizado pelo VIVAcidade, por si só, já é uma referência, mas, muitas vezes descobre-se outras importantes referências dentro da primeira, gerando o processo descritivo através de textos.

As referências concretas urbanas são sempre simbólicas, pois, representam alguma coisa para a sociedade que as utilizam em sua vida diária, em seu cotidiano. As referências são espaços, objetos, elementos ou próprios urbanos incorporados na vida dos habitantes locais.

Quando da descrição destas referências que estão no Guia Visual, o VIVAcidade pretende saber, entre outras coisas, o que representa aquele determinado espaço, local ou ponto urbano. Quais as características marcantes, explicar a denominação, etc.

Tudo o que há num ambiente urbano serve de referência para os habitantes da localidade. Estas referências podem ser geográficas e servir para localização espacial, ou históricas e culturais e servir para aquisição de outros conhecimentos.

Os nomes das ruas e das avenidas, por exemplo, são referências de personagens históricos que passaram pela cidade ou de homenagens a outras cidades, estados, países, personalidades, etc. O mesmo ocorre com o nome dos bairros e das regiões que podem também fazer referência a características predominantes do local. Os nomes dos locais públicos como praças e parques, geralmente, fazem homenagem a pessoas e personalidades ligadas à cidade. Pessoas que, de alguma forma ou a partir de algum critério utilizado em determinada época, tiveram seus nomes ligados aos locais da cidade.

Na cidade, tudo refere-se a alguma coisa que, por sua vez, refere-se e interliga-se a outra coisa, e assim por diante. O VIVAcidade também procura fazer esta interligação ou inter-relação das coisas da cidade através da linguagem da internet.

Apesar de ter criado condições midiáticas e estruturais para que estas referências urbanas apareçam ao público quando consultadas pela internet, o VIVAcidade reconhece que há muito mais a ser publicado sobre estes pequenos recortes da realidade os quais chama de pontos de referência e que, quando somados, tornam a cidade um complexo único e singular em todos os sentidos.

As referências urbanas vão gerar um entendimento da cidade e do que a mesma representa no contexto regional, estadual, nacional e mundial. Assim, quanto maior o número de referências, maior a capacidade de percepção da cidade em comparação a outras cidades.

Para o VIVAcidade, a partir das referências urbanas mostradas no site, constrói-se a verdadeira identidade da cidade, fortalecendo a auto-estima dos habitantes locais.

Para o VIVAcidade, uma cidade com referências torna-se uma cidade melhor para se viver, pois os cidadãos conseguem se situar no presente inclusive geográfica, histórica, cultura e comercialmente, entendendo o seu passado e projetando o seu futuro.

Identidade - Cultura

O VIVAcidade desperta uma forte identidade no público usuário local que se identifica com aquilo que está sendo mostrado no site como as praças, as ruas, as avenidas, os bairros, as regiões, os comércios e os serviços, os pontos turísticos, etc. Isto ocorre porque estes elementos concretos da cidade fazem parte do cotidiano de cada habitante e, portanto, já estão incorporados em sua cultura. Esta identidade cultural com a cidade acaba gerando uma eficiente comunicação entre o público e o site.

Para o VIVAcidade, a partir das referências urbanas mostradas no site, constrói-se a verdadeira identidade da cidade, fortalecendo a auto-estima dos habitantes locais.

Pontos de Cultura

O VIVAcidade utiliza-se do conceito de Pontos de Cultura. Para o VIVAcidade, todos os pontos de referência da cidade são pontos de cultura. A cultura está presente no ponto enquanto local ou espaço urbano que se oferece como palco para a difusão cultural. Por exemplo, uma peça de teatro que é encenada dentro de uma praça. No caso, a praça está sendo utilizada como ponto de cultura. O VIVAcidade procura mostrar os pontos da cidade que são utilizados para a propagação de manifestações culturais.

Por outro lado, todo ponto de referência faz parte da cultura local, ou seja, todo ponto é cultuado. Esta identificação ou culto dos pontos ou locais urbanos podem ser percebidos nas narrativas e nos discursos propagados pelos habitantes locais.

Interação - Intuição - Percepção

O VIVAcidade utiliza-se, como princípio, os conceitos de Inteligência Interativa ou Interação e de Inteligência Intuitiva ou Intuição, procurando facilitar ao usuário o entendimento da lógica funcional da cidade, respeitando o jeito de pensar e de se interagir do ser humano.

Isto ocorre porque estas duas características humanas se manifestam nas pessoas tanto diante da internet como diante da cidade. Da mesma forma que o ser humano realiza a interação com o site, ele também o faz com a cidade. Da mesma forma que o ser humano usa de sua intuição para localizar as coisas no site, ele também o faz na cidade.

Outro conceito que o site utiliza é o da percepção. Assim, o VIVAcidade mexe com os sentidos humanos, fazendo com que a cidade seja percebida pelos habitantes ou visitantes a partir de seus próprios valores e pontos de vista.

Assim, ao circular pela cidade, o site estimula as pessoas a usarem de seus próprios sentidos e raciocínio para localizar e escolher o que se deseja, aproveitando para conhecer a cidade e o que de melhor ela lhe oferece em termos de cultura, lazer, comércio e serviços.

Sinergia

Sinergia é quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja, a somatória de esforços em prol do mesmo fim. Na sinergia, diz-se que o todo supera a soma das partes.

O VIVAcidade utiliza o conceito de sinergia em sua exclusiva, inédita e inovadora Lógica de Divulgação quando, ao navegar pelo site, o usuário consegue facilmente dispor de links que executam as funções de informar, inter-relacionando cognitivamente os assuntos afins. Assim, quando o VIVAcidade divulga uma coisa (parte do todo), concomitantemente, está também divulgando outra(s) coisa(s), gerando a tal sinergia.

Inter-relação dos conteúdos

Outro conceito que o VIVAcidade utiliza é o de inter-relação dos conteúdos, pois entende que todos os assuntos da cidade de certa forma estão relacionados entre si. Assim, o VIVAcidade procura em suas páginas estabelecer o diálogo entre os conteúdos afim de somar informações, além de estimular o público a relacioná-los naturalmente no raciocínio.

Divulgação integrada

Desde que está no ar, o VIVAcidade usa o conceito de Divulgação Integrada da estrutura da cidade. Desta forma, ao mostrar alguma coisa ou um evento da cidade, o VIVAcidade divulga também a estrutura da cidade relacionada ao assunto pesquisado. Esta estrutura relacionada possui links que ficam disponibilizados dentro do box azul "Localize-se: Guia Visual" presente em todos os pontos e vias divulgados no site. Tal conceito faz com que os usuários conheçam melhor a cidade já durante a navegação no site. Exemplos:

Ao divulgar um comércio ou serviço, o site divulga simultaneamente os pontos turísticos ou de referência próximos, as vias de referência próximas, a região onde se encontra o estabelecimento, etc. Ao divulgar uma determinada via, o VIVAcidade divulga o que há de comércio e serviços nesta via, as suas vias interligadas, a região de localização da mesma, os pontos de referência localizados em sua extensão ou em suas proximidades, etc. Ao divulgar um ponto turístico ou de referência, o VIVAcidade divulga o que há de comércio e serviços nos arredores do ponto, as vias de referência próximas ao mesmo, a região onde o ponto se encontra, etc. Ao divulgar um evento, o VIVAcidade divulga toda a estrutura localizacional no entorno do mesmo.

Ponto de vista do cidadão

Outro conceito que o VIVAcidade utiliza é o ponto de vista do cidadão, ou seja, como ele vê a cidade no seu dia-dia, no seu cotidiano. O VIVAcidade intenciona expressá-lo tanto nos textos da cidade quanto na descrição e nas imagens dos locais. As fotos tiradas de satélites não expressam o verdadeiro ponto de vista das pessoas que estão em solo firme, vivendo a cidade e com ela se interagindo.

Novos conceitos de parceria

O site VIVAcidade utiliza novos conceitos de parceria com os públicos. Na divulgação de anúncios, o VIVAcidade estabelece com precisão a parceria entre a empresa anunciante e a cidade de maneira que o anunciante contribui para a divulgação da cidade, e a cidade para a divulgação do anúncio. No caso, o VIVAcidade atua como agente intermediário desta relação. O mesmo ocorre com os eventos postados na Agenda de Eventos VIVAcidade. A divulgação dos eventos contribui para a divulgação da cidade e vice-versa. Este conceito de parceria utilizado pelo VIVAcidade gera uma sinergia jamais vista em qualquer outra mídia.

Localização - Divulgação

VIVAcidade é um site que propõe um conjunto de soluções interativas para facilitar a localização e a divulgação da estrutura da cidade. Mais do que um site de cidadania, é um guia humano de localização e uma eficiente mídia de comunicação na qual a cidade se auto-divulga.

O VIVAcidade entende que toda a estrutura da cidade, de certa forma, está interligada. Assim, ao divulgar ou localizar um ponto ou um comércio na cidade, o site divulga e localiza também outros elementos visuais que estão nas proximidades deste ponto ou comércio. Este conceito também está presente na inédita lógica de divulgação de comércio e serviços utilizada por este site.

Este processo de divulgação conjunta da cidade acontece quando há uma interação do usuário com o site, em especial com o box azul: "Localize-se Guia Visual" onde estão os pontos localizacionais de referência nas proximidades de cada local ou serviço que aparece no site. No mencionado box azul aparecem também mapas relacionados ao local pesquisado.

O VIVAcidade entende que a localização é tão importante quanto a divulgação e a descrição dos pontos visuais, dos serviços, do comércio e dos eventos da cidade.

Pontos de Referência - Pontos Localizacionais

Um dos principais conceitos que o VIVAcidade utiliza desde 2004 é o uso de pontos de referência ou pontos localizacionais que, além de possuirem informações através de foto e descrição, auxiliam o cidadão a se localizar na cidade a partir da localização dos mesmos. Estes pontos estão incorporados na vida dos habitantes da cidade, fazendo parte da cultura local.

O VIVAcidade utiliza-se de pontos de referência visuais que são imagens de diversos elementos concretos que caracterizam a cidade como os pontos turísticos, de lazer ou culturais, os acidentes geográficos, as ruas, as avenidas, as rodovias, os pontos comerciais, etc. Para facilitar ao usuário do site, o VIVAcidade separou estes pontos por suas regiões de localização.

Os pontos turísticos são tipos de pontos visuais ou localizacionais tratados pelo VIVAcidade de forma especial uma vez que o site tem como um de seus propósitos valorizar e estimular o turismo local. Estes pontos foram separados por tipos e pela região em que se localizam.

O VIVAcidade entende que para os propósitos de localização, todos estes pontos, sejam turísticos ou de referência visual, são localizacionais.

Como dito anteriormente, para cada ponto visual mostrado no site, há links para outros pontos ou vias que estão ligados geograficamente a este ou localizados nas redondezas deste, gerando desta forma, ao serem clicados, uma rotatividade no site.

O próprio usuário do VIVAcidade determinará a função que o ponto irá assumir. Ou seja, o ponto ora pode ser utilizado como ponto turístico para a visitação, ora como auxiliar de localização.

Ponto Comercial

Outro conceito que o VIVAcidade utiliza vem do Marketing e diz respeito ao Ponto Comercial que deve estar numa via com movimento de carros ou de pessoas ou numa via próxima desta. Assim, o VIVAcidade cadastra as vias da cidade com tais características e gera as listas correspondentes às mesmas com seu comércio e serviços.

Regras de localização adotadas pelo VIVAcidade

Para ajudar o usuário do site a localizar a estrutura, as empresas e os eventos da cidade, o VIVAcidade adota estas regras que devem ser do conhecimento do público:

1. todo ponto turístico ou de referência está próximo de uma via
2. toda via possui pontos de referência ou turísticos em sua extensão ou em seu entorno
3. todo comércio ou serviço está numa região
4. todo comércio ou serviço está num bairro
5. todo comércio ou serviço está numa via principal ou nas proximidades desta
6. todo comércio ou serviço está próximo de um ponto turístico ou de referência
7. toda via ou ponto de referência localiza-se numa região
8. toda via ou ponto de referência localiza-se num bairro
9. todo bairro está próximo de uma via principal
10. todo evento acontece numa região
11. todo evento acontece num bairro
12. todo evento acontece numa via principal ou nas proximidades desta
13. todo evento acontece próximo a um ponto turístico ou de referência

Listas localizacionais

Como o próprio nome já diz, as listas localizacionais classificam os elementos visuais da cidade pela localização. Assim, é possível saber o que existe numa região, num bairro, numa via ou próximo a um ponto de referência em termos de serviços e pontos relacionados.

Mapas VIVAcidade

Os conceitos utilizados nos inovadores Mapas VIVAcidade são de interatividade com lógica localizacional. Além de apresentar os elementos gráficos com links para outras áreas do site, os mapas dão, ao mesmo tempo, uma visão geral da cidade ou de uma região específica da cidade.

Desta forma, a localização dos pontos visuais é facilitada pelo uso de mapas temáticos e interativos cujos ícones ou vias estão linkados com áreas descritivas que contêm imagens e textos ou com listas localizacionais-segmentadas.

Agenda de Eventos VIVAcidade

O VIVAcidade entende que ao divulgar um evento seja este cultural, empresarial ou turístico, está também divulgando a estrutura da cidade e o entorno do evento, além de estimular as pessoas a se deslocarem até o local do evento, conhecendo a cidade durante o trajeto escolhido. Para o VIVAcidade, a cidade promove os eventos e os eventos promovem a cidade.

Visando uma integração do público com todos os eventos e propostas, a Agenda de Eventos VIVAcidade é democrática e não descrimina os eventos pelo tipo ou pelo conteúdo (a não ser o conteúdo que julgar impróprio). Assim, as pessoas podem se informar sobre os eventos cadastrados na agenda e/ou ir até os locais onde os mesmos acontecem, somando cultura, conhecimento e variadas experiências em suas vidas.

Equipe VIVAcidade

Aviso Legal: os conceitos do site VIVAcidade encontram-se registrados no INPI e devidamente protegidos pelas leis 9.609 de 1998, 9.610 de 1998 e os seus Decretos e Resoluções posteriores. VIVAcidade - Departamento Jurídico.

 

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