"Campanha contra a dengue: evite o acúmulo de água, procure doar latas, garrafas e potes plásticos fora de uso - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - todas as artes no coração da cidade"                          "VIVAcidade - apoiando as empresas que transformam a cidade"                          "VIVAcidade - o importante é você"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
Sorocaba: 362 anos. Onde fica o Centro?

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Muitos de nós, sorocabanos, já ouvimos de pessoas que visitam Sorocaba pela primeira vez a seguinte pergunta: "Onde fica o centro?".

Há alguns anos era fácil direcionar o visitante, mas, com o crescimento da cidade, muitas vezes a resposta poderia ser: "Você quer ir ao centro de qual região ou de qual bairro?".

Atualmente, Sorocaba conta com quase 700 mil habitantes dentro de seu território e mais de 1,3 milhão de habitantes em toda a sua região metropolitana que inclui mais 26 municípios.

No entanto, se somarmos os habitantes locais aos de cidades vizinhas que residem próximos dos limites geográficos da cidade, temos em torno de 850 mil habitantes.

Graças a este crescimento exponencial, cada vez mais as regiões e determinados bairros criam suas próprias estruturas, às vezes com planejamento como é observado nos condomínios abertos Ville de France e Linc, e outras vezes com planejamento reduzido como ocorre no Jd. Tatiana e na Vl. Zacarias.

O centro de Sorocaba, hoje conhecido como centro histórico, tornou-se acanhado e até desproporcional se comparado a outras regiões da cidade que, em alguns momentos, até parecem maiores que este centro como é o caso do bairro Campolim, do Éden e do Jd. Los Angeles.

Para desenvolver esta matéria, percorremos alguns dos maiores bairros da cidade e identificamos as regiões destes bairros onde se concentram as suas mais intensas atividades comerciais e de serviços.

Ao contrário do que muita gente pensa, estes grandes bairros deixaram de concentrar apenas pequenos comércios como padarias, mini mercados, açougues, barbearias e bancas de jornal.

Atualmente, é possível observar na maioria deles o nascimento de boutiques, bancos, agência de automóveis, hipermercados, centros clínicos e até serviços públicos diferenciados como mini terminais, casas do cidadão, ciclovias e parques cívicos.

Os grandes centros de Sorocaba

O centro histórico continua sendo o maior e mais diversificado centro comercial da cidade já que existem nele dois grandes terminais de ônibus urbanos, dois shoppings centers e a maior quantidade de comércios populares e bancos. Porém, com o passar dos anos, este centro foi perdendo terreno para outras regiões.

Em se tratando de padrão e qualidade dos empreendimentos comerciais, o maior destaque da cidade, sem dúvidas, é o centro expandido sul que corresponde aos bairros Mangal, Jd. Europa, Vl. Jardini, Terezinha, Vl. Leão, Jd. Emília, Judith e Pq. Campolim.

Tais bairros quando agregados compõem o que denominamos de centro expandido metropolitano onde já é possível encontrar comércios direcionados a grande quantidade de público.

Para se ter ideia, este centro expandido metropolitano possui pelo menos quatro hipermercados, dois shoppings centers, diversos edifícios de escritórios, grandes centros esportivos, cafeterias, restaurantes, teatros, hospitais e clínicas, itens que o antigo centro comercial não conseguiu agregar com eficiência.

Do outro lado de Sorocaba, mais ao norte, dentro da área mais urbanizada da cidade, um novo centro começa a se fortalecer nas imediações da antiga Chácara Sonia Maria que hoje divide com um hipermercado o marco zero deste polo comercial ora determinado pela geografia.

Nesta região, que provável e futuramente contará até com viadutos e passagens inferiores, começam a surgir edifícios verticais residenciais, além de comércios e de serviços estratégicos como os oferecidos por bancos e os de aviação civil vinculados ao crescimento do aeroporto da cidade.

Ainda na Zona Norte, encontramos a quarta grande área que poderá um dia tornar-se mais um novo centro para Sorocaba. Esta área fica centralizada exatamente dentro das linhas cartográficas gerais da cidade e agrega os bairros Jd. Los Angeles, Laranjeiras, Paineiras e Santa Esmeralda.

Tais bairros foram os que mais receberam estruturas públicas e privadas nos últimos 20 anos como shopping centers, mega stores, grandes redes de fast food, parques públicos, Parque Tecnológico, serviços como SENAI, corporação de bombeiros (em construção) e, principalmente, a Zona Industrial da Toyota.

Os bairros e seus micros centros

Além das grandes áreas comerciais citadas e tão importantes quanto os mais antigos corredores viários General Carneiro, São Paulo e Nogueira Padilha, podemos destacar em Sorocaba bairros e seus micros centros dotados de verdadeiros corredores comerciais.

Micros centros dotados de corredores comerciais estão presentes, por exemplo, na Av. Américo Figueiredo cuja extensão abrange a região dos bairros Manchester, Julio de Mesquita e Tropical.

Há também micros centros no cruzamento das avenidas Paulo Emanuel de Almeida e Elias Maluf, que concentram todo o comércio dos bairros que compõem o Wanel Ville, e corredores comerciais nos bairros Éden, Cajuru, Cidade Nova já em Itu e Brigadeiro Tobias.

Os grandes bairros e seus dinâmicos corredores

Alguns bairros de Sorocaba ainda se destacam pelos seus corredores com intensas atividades comerciais que transpõem o simples comércio de vilarejo ou de cidade pequena.

Neste sentido, merecem destaque os bairros Aparecida, Paineiras, São Bento, Lopes de Oliveira, Nova Sorocaba, Progresso, Santa Rosália, Vila Angélica, Colorau, Guarujá, Gonçalves, Nova Sorocaba, Granja Olga e outros.

Então, a resposta para a pergunta "Onde fica o centro de Sorocaba?" depende do que planejamos fazer, pois com a estruturação e o desenvolvimento das regiões e dos bairros, o centro que procuramos pode estar em vários lugares da cidade.

(*) Equipe VIVAcidade - 15.08.2016

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central