"VIVAcidade - tudo o que a cidade tem de melhor"                          "VIVAcidade - a vida conectada a você"                          "As últimas informações sobre o dólar e a economia estão em Dólar e Economia no menu à esquerda - Equipe VIVAcidade"                          "O Passado...O Presente...O Futuro...Sorocaba e todos os seus momentos nas páginas do VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
15.08.2014. Sorocaba 360 anos: os novos desafios

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Hoje, Sorocaba completa os seus 360 anos com a responsabilidade de liderar a quinta região metropolitana do Estado de São Paulo.

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é formada por 26 municípios com população aproximada de mais de 1,8 milhão de pessoas.

A este número soma-se ainda mais de três milhões de pessoas de outras cidades que dependem de serviços, comércios, indústrias, lazer, saúde e educação oferecidos por Sorocaba.

Os 26 municípios que fazem parte da RMS são: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Atualmente, os desafios de Sorocaba começam a transpor as barreiras físicas de seu território, pois diversos grandes bairros de cidades limítrofes conurbam-se com Sorocaba tais como: Cidade Nova (Itu), Jd. Tatiana, Novo Mundo e Green Valey (Votorantim), Ipanema do Meio (Araçoiaba da Serra) e George Oeterer (Iperó).

Se somadas as populações desses bairros limítrofes, praticamente é gerada outra cidade com mais de 100 mil habitantes que dependem mais dos serviços oferecidos por Sorocaba do que por suas cidades sedes que surgiram justamente a partir da facilidade de acesso a Sorocaba.

Da mesma forma que bairros de outras cidades dependem dos serviços oferecidos por Sorocaba, novos bairros surgem dentro dos limites territoriais da cidade e, por estarem mais distantes das áreas centrais, acabam não tendo todos os serviços necessários próximos.

Um exemplo desse crescimento é o núcleo habitacional Carandá, considerado um dos maiores complexos habitacionais do Brasil, que está sendo construído no extremo norte da cidade, com 160 blocos de 4 pavimentos que se alinham numa extensão de mais de 1 km e que deverá abrigar mais de 10 mil pessoas.

Além desses grandes bairros, complexos industriais estão cada vez mais distantes, fazendo com que as pessoas levem mais tempo para se deslocar de um lado para o outro da cidade, como é o caso do complexo industrial da Toyota, na região do Parque Tecnológico, também no extremo norte da cidade.

O desafio de Sorocaba Metrópole é conseguir através do poder público atender de maneira satisfatória serviços essenciais de segurança, saúde, transporte, educação e lazer, bem como planejar estruturas urbanas e viárias que incentivem a descentralização de empreendimentos privados.

Por outro lado, as cidades que compõem a região metropolitana devem cada vez mais seguir com planejamento as suas vocações econômicas, para diminuir a dependência estrutural em relação à Sorocaba. Com isso, espera-se que a qualidade de vida em Sorocaba e nas cidades próximas seja sempre melhor.

Parabéns Sorocaba pelos 360 anos de história e desenvolvimento.

(*) Equipe VIVAcidade - 15.08.2014

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central