"VIVAcidade - a gente compartilha a cidade"                          "VIVAcidade - um novo conceito"                          "Só no Guia de Serviços VIVAcidade você tem os serviços próprios de cada via principal da cidade - Equipe VIVAcidade"                          "Motorista: RADAR: 40km/h na Rua Aparecida, número 1013, no sentido bairro-centro"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
15.01.2014. VIVAcidade reavalia shoppings de Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - O Site VIVAcidade, considerado o principal canal de internet para o fomento do turismo receptivo em Sorocaba, fez nova avaliação dos shoppings centers existentes no município.

A reavaliação ocorre três anos após a primeira avaliação. Durante este período, Sorocaba teve um saldo positivo com alterações radicais no setor de shoppings.

Para a pesquisa, foram consultados colaboradores diretos do site que fizeram avaliações comparativas, objetivas e subjetivas.

Em três anos, a cidade inaugurou três novos shopping centers (Plaza Itavuvu, Cidade Sorocaba e Pátio Cianê) e ampliou outros dois na Zona Sul, o Esplanada, que foi rebatizado de Iguatemi Esplanada após a incorporação da Ala Sul de Votorantim, e o Panorâmico, que recebeu três novas lojas âncoras e um hotel.

A pesquisa vem de encontro com a necessidade de readequação da cidade para os eventos da Copa do Mundo de 2014 quando a região de Sorocaba receberá pelo menos quatro seleções de futebol: Argélia, Honduras, Japão e Rússia.

Para reavaliar os shoppings existentes em Sorocaba, o Site VIVAcidade alterou alguns critérios de avaliação utilizados em 2010. Um destes foi o de comparar os shoppings locais entre si e não mais com os shoppings de outras cidades já que Sorocaba passou a ter novos shoppings com grandes estruturas.

A segunda alteração foi ampliar de 21 para 26 o número de serviços estruturais avaliados nos estabelecimentos. No caso, foram incluídos os seguintes itens: Praças de Alimentação, Halls Externos e Decks, e Praças Indoor.

O critério do item "Praças de Alimentação" também sofreu mudança. Desta vez, este foi mensurado de acordo com o número de praças encontradas no maior shopping da cidade. Assim, a referência para comparação foi o Shopping Iguatemi Esplanada.

O item "Halls Externos e Decks" surgiu para adequar a pesquisa às novas tendências em shoppings. Já o item "Praças Indoor" foi separado do item "Espaços de Eventos", ainda que ambas as estruturas sejam, em muitos casos, utilizadas com a mesma finalidade.

A terceira mudança é que o Site VIVAcidade, através de seus canais nas redes sociais, quer saber o que pensam os cidadãos sorocabanos e turistas que podem fazer as suas próprias avaliações e observações sobre os shoppings.

Os shopping avaliados em Sorocaba pelo VIVAcidade foram: Cidade Sorocaba, Iguatemi Esplanada (alas Norte e Sul), Granja Olga, Panorâmico, Pátio Cianê, Plaza Itavuvu, Sorocaba e Villàggio.

Confira as notas e o resultado da avaliação:



Legenda: Qt. = Quantidade. Ql. = Qualidade. N/D = Não Disponível. T = Térreo. Ig nsc = complexo Iguatemi Esplanada (ala norte, ala sul e galeria Carrefour).

Para comparar com a avaliação de 2010, o link é: http://www.vivacidade.com.br/cidade_textos_interno.php?id_cidade=3320

Observações sobre os resultados

É comum pensar que quanto menor é o shopping menor é a sua nota final, por conta de um menor número de itens ou ausência destes. No entanto, a pesquisa constatou que shoppings de grande porte também podem apresentar inexistência de alguns itens ou nota baixa em outros.

O Sorocaba Shopping teve melhor nota em quantidade de cinemas, pois esta quantidade é proporcional à sua ABL (Área Bruta Locável). Já o Iguatemi Esplanada, mesmo com 07 cinemas, teve nota menor por sua ABL ser bem maior que a proporção de cinemas do shopping.

As notas das praças de alimentação foram comparativas, sendo a praça do Shopping Cidade a mais completa, eficiente, ambientalizada e iluminada, seguida pelas demais.

Apesar de ser um excelente shopping, o Iguatemi Esplanada está agregado a outros dois complexos, a Ala Norte e o Hipermercado Carrefour, o que acabou influenciando na nota geral.

Na pesquisa, por exemplo, a praça de alimentação do Carrefour (agregado ao Iguatemi Esplanada) não segue o mesmo padrão da nova praça.

Outro exemplo é o parque de diversões do Iguatemi Esplanada que é mais moderno na Ala Sul em comparação com a Ala Norte.

A maior nota na ocupação de ABL foi para o Iguatemi Esplanada, pois é o shopping com menos espaços vazios para locação de lojas.

(*) Equipe VIVAcidade - 15.01.2014

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central