"VIVAcidade - mais interação com a cidade"                          "Pedestre, evite pisar nos canteiros centrais das avenidas - Vivacidade Serviços"                          "VIVAcidade - o mundo da cidade na Internet"                          "Motorista: RADAR: 40km/h na Rua Aparecida, número 1013, no sentido bairro-centro"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
17.06.2013. Sorocaba comporta "light rails" americanos

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Sorocaba, a 86 km de São Paulo, começou esta semana um estudo para a criação do anel ferroviário que contornará a cidade, devendo assim retirar da área central os trilhos que no início do século 20 trouxeram o progresso local.

Ao mesmo tempo em que a cidade estuda um novo traçado para o transporte de carga, ganha mais um desafio: diminuir o tráfego de automóveis com a utilização de um sistema público de transporte eficiente. Até o momento, apenas o BRT (Bus Rapid Transit) está em estudo.

O Site VIVAcidade buscou informações sobre o transporte urbano da cidade de Portland, em Oregon, noroeste dos Estados Unidos, e descobriu uma solução prática, econômica e viável.

Trata-se do sistema denominado "light rails", comumente conhecido aqui como VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que são composições confortáveis com dois a três carros, mais estreitas que os metrôs, e que podem ser movidas com eletricidade ou diesel.

A ideia pode ser usada nas atuais vias bem como no futuro corredor viário leste-oeste que será formado após a retirada dos trilhos da antiga Sorocabana do centro de Sorocaba.

A cidade de Portland foi escolhida para este estudo por possuir características similares as de Sorocaba. Lá, a população gira em torno de 600 mil habitantes e sua área geográfica tem pouco mais de 350 km2.

Para a conclusão, o VIVAcidade observou cenas de filmes, vídeos, imagens e mapas de Portland, identificando semelhanças com Sorocaba como um rio que corta a cidade, um anel viário central, ciclovias, ruas estreitas e áreas de aclives e declives acentuadas nas regiões mais periféricas.

Nesta época de revoltas e passeadas nas ruas contra o aumento de passagens de transportes coletivos, é oportuno informar que, em Portand, o valor da passagem para o uso do "light rails" é de US$ 1,00 ou R$ 2,14.

Em Portland, apesar dos 600 mil habitantes, são raros os pontos de congestionamentos, pois uma das principais soluções para o tráfego de veículos é a construção de binários formados por vias paralelas. E são justamente nestas vias que percorrem os modernos "light rails".

Para se ter uma idéia, lá, o "light rail" parte de um terminal central próximo ao rio da cidade. Em linhas gerais, seria como se o "light rail" sorocabano partisse do terminal São Paulo e percorresse a marginal Dom Aguirre.

A avenida "Dom Aguirre" deles é denominada Southwest Bond Avenue e, curiosamente, nesta mesma via, também percorre uma ciclovia compartilhada.

Então, a partir desta via, o "light rail" segue pela Southwest Moody Avenue e compartilha trechos trilhos, voltando novamente às estreitas vias da cidade pela Southwest River Parkway e retonarnando à Southwest Moody Avenue onde os trilhos são duplicados.

Em Portland são usados alguns pontos de embarque e desembarque nos canteiros centrais que são mais estreitos do que os canteiros centrais dos BRT´s brasileiros utilizados nas cidades de São Paulo e Santo André, por exemplo.

Em outros trechos, os trilhos do "light rail" da tal cidade norte-americana compartilham com as vias automotivas, utilizando os mesmos corredores.

Já na Southwest Harisson Street, uma avenida de duas faixas de cada lado, o "light rail" compartilha novamente o trânsito com os automóveis, seguindo até a Southwest Montgomery Street onde os trilhos duplicados voltam a ser um, exigindo aí atenção dos "maquinistas".

Curiosamente, ao atingir Southwest Mill Street, o "light rail" sentido norte segue pela via, porém, o sentido sul surge de dentro de uma praça, isso mesmo, de dentro de uma praça.

Tudo isso mostra a eficiência, a modernidade e a tecnologia do sistema que, teoricamente, se implantado em Sorocaba, poderia também cruzar praças como a Cel. Fernando Prestes e Bandeira.

Já na Southwest 5th Avenue, o "light rail" percorre por uma via de três faixas e neste ponto segue a um entroncamento onde percorrerá até a 6th Avenue, transpondo novamente praças e calçadões.

Observou-se ainda no centro da mencionada urbe pontos de até duas composições com quatro vagões que equivalem a seis ônibus padron enfileirados.

Nossa opinião

É notório que nesta moderna e organizada cidade norte-americana houve mudanças mais culturais do que econômicas e que passam por um processo educacional.

Em Sorocaba, esta mudança vem ocorrendo aos poucos a partir de bons exemplos como a implantação das ciclovias, das áreas de transferências de ônibus, da coleta seletiva de reciclados e dos containers mecanizados de lixos.

Só assim, com bons projetos, será possível a convivência entre pedestres, ciclistas, motoristas, ônibus urbanos e "light rails" em um único espaço, desde que este seja bem organizado e entendido pela população usuária.

(*) Equipe VIVAcidade - 17.06.2013

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central