"VIVAcidade - a ferramenta que faltava na sua cidade"                          "VIVAcidade - a gente curte a cidade o tempo todo"                          "VIVAcidade - muito mais que informação"                          "VIVAcidade - muito mais que eventos"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
22.12.2012. Tragédia em Sorocaba recebe esclarecimentos

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - A prefeitura de Sorocaba e o Pátio Cianê Shopping publicaram esclarecimentos sobre a tragédia ocorrida na quinta-feira (20).

Na mencionada data, por volta das 19h, um pedaço da parede de 10 metros de altura da antiga fábrica Cianê desmoronou sobre veículos que passavam pela R. Comendador Oeterer, vitimando fatalmente sete pessoas.

As duas notas foram enviadas aos órgãos de imprensa na sexta-feira (21), no dia seguinte ao ocorrido. Confira o inteiro teor das mesmas:

1 - Nota do Pátio Cianê Shopping

O Pátio Cianê lamenta profundamente o ocorrido ontem à noite nas obras do empreendimento, em Sorocaba. Neste momento de dor, toda a nossa atenção está voltada para a assistência social e psicológica e apoio às famílias das vítimas - nosso foco prioritário.

Os motivos do acidente estão em apuração. Ainda não existe nenhum elemento que permita apontar a causa do desabamento. A obra, sob responsabilidade da construtora Fonseca e Mercadante, está devidamente licenciada pelos órgãos oficiais responsáveis e atende a todas as normas técnicas exigidas para que seja executada dentro de todos os padrões de segurança e qualidade máximos.

Por se tratar de uma construção do final do século 19, foram contratados consultores e projetistas especializados para este tipo de projeto, que ainda conta com acompanhamento do Patrimônio Histórico para assegurar a preservação das características originais do empreendimento.

Ao longo do dia de hoje, serão iniciadas vistorias pela Defesa Civil e pelos demais órgãos competentes.

O Pátio Cianê está inteiramemente à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos que considerarem necessários.

2 - Nota da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba informa que assim que houve o desmoronamento de uma parede nas obras de construção do shopping no antigo prédio da Fábrica Santo Antônio (Cianê), que vitimou sete pessoas na noite de ontem (20/12), os organismos municipais competentes foram mobilizados para apoiar o atendimento da ocorrência juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.

Chovia e ventava muito no momento do acidente e todos os procedimentos cabíveis ao Poder Público Municipal foram adotados imediatamente - como interdição da obra, isolamento do entorno do local do acidente e análise preliminar das estruturas remanescentes para evitar novos desmoronamentos.

Agora, as causas e circunstâncias do acidente serão devidamente apuradas pela Polícia Científica, que isolou o local e necessita de um tempo para analisar tecnicamente todas as informações coletadas no local.

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Sorocaba esclarece que sua competência legal no tocante às obras no município se restringe ao cadastro e aprovação dos projetos arquitetônicos de quaisquer empreendimentos, sendo que a obra no antigo prédio da Cianê possui projeto técnico devidamente assinado por profissional responsável e cadastrado na Prefeitura, bem como alvará do Poder Público para sua realização. Em relação ao processo de execução das obras, a responsabilidade é do engenheiro que assina o projeto técnico.

Como a obra está documentalmente regularizada junto à Prefeitura, integrantes da Defesa Civil e da Secretaria de Habitação se reuniram, nesta sexta-feira (21/12), com representantes do empreendimento e da construtora que executa a obra, exigindo que até o dia 27/12 também seja apresentado um projeto com medidas preventivas para contenção de toda estrutura externa do antigo prédio da Cianê, a fim de garantir a segurança da obra e da população.

As obras permanecerão interditadas por tempo indeterminado, de forma a possibilitar que a Polícia Científica possa colher todos os elementos necessários para conclusão do pericial. A Defesa Civil manteve o isolamento do prédio e a interdição daquele trecho da rua Comendador Oeterer para veículos, liberando apenas a passagem de pedestres pela calçada do lado oposto à obra.

A Secretaria Municipal da Cidadania também manteve sua equipe de assistentes sociais e psicólogos atendendo às famílias das vítimas do acidente.

O conjunto arquitetônico das fábricas Nossa Senhora da Ponte e Santo Antônio, que têm 130 e 99 anos respectivamente, é tombado como Patrimônio Histórico Municipal e possui grau 2 de priorização, ou seja, que exige apenas a preservação das características originais das fachadas em caso de obras para utilização. A parede que desmoronou consiste numa das fachadas originais da Fábrica Santo Antônio.

(*) Equipe VIVAcidade - 22.12.2012

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central