"VIVAcidade - localização por pontos de referência visuais"                          "Informe-se sobre a localização dos bairros de Sorocaba através do Guia Visual >> Bairros - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade informa: faça caminhada diariamente, seu corpo agradece"                          "Antes de lavar a calçada, limpe-a primeiro com uma vassoura, seja inteligente, economize água - VIVAcidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
15.08.2012. Sorocaba: a metrópole de 358 anos

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - O termo "metrópole" pode ser empregado para significar a cidade com força de influência nacional ou regional, que tenha conurbação com outras cidades, ou simplesmente uma grande cidade, mesmo que isolada, com concentração de fluxo de pessoas e de operações contínuas.

Um ano tumultuado, de crise econômica internacional, assim pode ser definido 2012, ano em que Sorocaba completa 358 anos, divergente à crise e inerente ao pensamento coletivo de seus habitantes que, definitivamente, entendem que a cidade já carrega o status de metrópole com influência que transcende seus limites regionais.

Nos últimos anos, os números apresentados em diversas vertentes indicam crescimento acelerado da cidade como população, PIB, renda, número de condomínios, frota de veículos, estabelecimentos comerciais, indústrias e de prestação de serviços. Todos com indicadores acima das médias do Estado e do País.

Somente no que se refere ao setor de prestação de serviços, este sempre o último a se estabelecer com força numa metrópole, estamos acompanhando uma crescente em Sorocaba. Empresas como GVT, Seguradora Toyota, Amil - plano de saúde, Parque Tecnológico de Sorocaba e pelo menos quatro novos hotéis, além de três shoppings a serem inaugurados nos próximos meses (dois em Sorocaba e um na divisa com Votorantim), realizam pesados investimentos.

A chegada de grandes empresas especializadas em serviços terá importância diferenciada no cotidiano de Sorocaba, pois vai aumentar o número de colaboradores, acelerar e melhorar o padrão de atendimento, gerar competitividade entre as empresas, reduzir os custos dos munícipes e, principalmente, agregar valor aos bens oferecidos.

A metrópole, desta forma, começa a pensar diferente em relação às suas necessidades, pois terá a obrigação de envolver as demais cidades do seu entorno de modo que cada uma possa se beneficiar com o desenvolvimento de Sorocaba, sem tirar destas a responsabilidade da busca pela melhoria a partir de suas próprias vocações econômicas e sociais.

Mas o crescimento acelerado de Sorocaba também tem que ser acompanhado com a mesma rapidez e destreza de seus governantes. Afinal, quando uma cidade se torna polo de atração para o Brasil e para o mundo, as necessidades estruturais nem sempre correm no mesmo ritmo do crescimento populacional, mas o sincronismo é sentido a cada dia na administração atual da cidade.

Algumas cidades da região, por exemplo, não acompanharam o próprio crescimento populacional, o que as tornaram quase negligentes com relação à estrutura urbana, permitindo assim o surgimento, dentro de seus limites geográficos, de novas favelas e o aumento da criminalidade.

Felizmente, Sorocaba, com 358 anos bem vividos, terá ainda muitos anos pela frente e boas histórias para continuar contando, porém, isso só será possível com planejamento estratégico, conhecimento e colaboração de seus cidadãos.

(*) Equipe VIVAcidade - 15.08.2012

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central