"VIVAcidade - conhecer é valorizar"                          "VIVAcidade - atraindo novos investimentos para a cidade"                          "VIVAcidade - o seu canal com a cidadania"                          "Motorista: RADAR: 60 km/h na Av. Cel. Nogueira Padilha em frente ao SENAC nos dois sentidos"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
20.07.2012. Zoonoses de Sorocaba rebate acusações

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - A Zoonoses de Sorocaba rebateu as críticas relacionadas à morte de 30 animais, entre cães e gatos, noticiada ontem pela imprensa local. Confira o inteiro teor da nota:

Diante do que vem sendo divulgado sobre a investigação da morte dos 30 animais na Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba, incluindo denúncias e propagação de informações que não condizem com a realidade do setor na cidade, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), esclarece:

Dos 30 animais, eram 27 cães e 03 gatos. Os 30 animais mortos estavam no freezer da Unidade de Controle Animal (UCA) aguardando a o atendimento da empresa responsável contratada pela Prefeitura para a coleta e transporte de animais mortos, dando a destinação correta a eles.

Sobre os cães

Dos 27 cães, três eram adultos e 24 filhotes. Dos três cães adultos, dois eram fêmeas. Elas deram entrada no Canil Municipal no dia 19 de junho de 2012 já doentes.

Apresentavam os seguintes sintomas: fezes com sangue, anorexia, caquexia e mioclonia. Por isso, foram submetidas à eutanásia e tiveram o encéfalo retirado para envio ao CCZ São Paulo, pois o Canil Municipal de Sorocaba é unidade sentinela para o vírus da raiva animal.

O outro cão adulto, macho, foi encontrado na rua e levado ao canil no dia 15 de julho, por um munícipe. O cão estava agonizando e sem condições de recuperação, em estado terminal; este também foi submetido à eutanásia.

Sobre os demais 24 cães, todos filhotes: dez foram submetidos à eutanásia em 17 de julho por apresentarem quadro clássico de cinomose, doença altamente contagiosa (estes foram os filhotes citados pela nota oficial emitida pela SES na quarta-feira, dia 18).

Dos 14 filhotes restantes, 5 (cinco) foram encontrados mortos por funcionários do Canil, no dia 16 de julho; 6 (seis) foram submetidos à eutanásia por apresentarem quadro clássico de cinomose e 3 (três) foram encontrados mortos por funcionários do Canil no último fim de semana.

Sobre os gatos

Dos três gatos mortos, 1 (um) foi atropelado e submetido à eutanásia; 1 (um) estava com suspeita de raiva e 1 (um) morreu de causa natural.

Não é descartada a possibilidade de que, o frio intenso que tem feito nos últimos dias na cidade, principalmente durante a madrugada, tenha sido uma das causas da morte natural de alguns animais. Justamente devido a esta época do ano, a Zoonoses adquiriu, com o objetivo de proteger os animais que estão no Canil, novos abrigos, lonas e tapetes de borracha. A quantidade de ração também foi reforçada.

A SES salienta que a Zoonoses cumpre todas as normas federais e estaduais que regulamentam a eutanásia de animais. O procedimento só é realizado pela seção em animais doentes e/ou em estado terminal, após avaliação criteriosa e laudo emitido por veterinário responsável pelo canil.

A eutanásia é realizada por médico veterinário com aplicação de anestésico. Sob o efeito da anestesia, portanto, sem risco de causar dor ou sofrimento ao animal, é aplicado um medicamento que provoca parada cardiorrespiratória. Todo o procedimento é acompanhado pelo veterinário.

Sobre a morsa

As fotos que estão sendo veiculadas pela imprensa e por redes sociais foram produzidas com o intuito de potencializar o impacto público em torno do assunto.

A morsa que aparece em uma das fotos é utilizada para a contenção adequada da cabeça do animal que foi submetido à eutanásia, para a retirada do seu encéfalo e posterior envio ao Centro de Controle de Zoonoses do Estado de São Paulo.

Este procedimento é realizado em todos os animais mortos com suspeita de raiva na cidade, pois o Canil Municipal de Sorocaba é uma unidade sentinela do vírus da raiva. É pelo encéfalo (ou pelo sistema nervoso central) de cães e gatos que é feito o diagnóstico da doença.

Prefeitura de Sorocaba - Secretaria da Saúde - Seção de Controle de Zoonoses.

(*) Equipe VIVAcidade - 20.07.2012

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central