"VIVAcidade - o importante é viver"                          "Para encontrar os serviços nas vias ou nas proximidades destas, clique ao lado da foto no box "Guia de Serviços" - Equipe VIVAcidade"                          "Motociclista, use sempre o capacete - VivaCidade Serviços"                          "Confira no "Guia Visual" VIVAcidade os pontos de Sorocaba com acesso à internet gratuita. Clique em Pontos wi-fi - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
20.06.2012. Sorocaba incentiva a adoção de animais

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Adotar um animal de estimação é uma responsabilidade e tanta. Pensando nisso, a prefeitura de Sorocaba mantém um programa permanente de posse responsável de animais, por meio da Seção de Controle de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES).

O objetivo é orientar e promover uma reflexão na sociedade sobre o conceito de adoção consciente de bichos de estimação. Além das atividades, como as feiras mensais de doação de animais, os mutirões de castrações e a campanha de vacinação antirrábica, são realizadas ao longo do ano em Sorocaba ações educativas em escolas, feiras e eventos, com palestras e distribuição de material informativo.

"O programa visa conscientizar o sorocabano sobre os deveres do proprietário de um animal de estimação, como vacinação, higiene, alimentação, segurança, abrigo, entre outros. O programa também tem como meta reduzir o problema do abandono de animais na cidade. O conceito de posse responsável é apontado por especialistas como uma das medidas mais eficazes para evitar o abandono dos bichos de estimação", comenta o chefe da Zoonoses, Leandro Arruda.

Leandro lembra ainda que as entidades instaladas em Sorocaba também desenvolvem importante trabalho de conscientização sobre a adoção responsável, combate aos maus tratos contra os animais e, algumas delas, promovem feirinhas de doação periódicas. "Essas instituições somam esforços com o poder público no sentido de reduzir o número de animais nas ruas e o abandono, além de promover o controle da população animal, não apenas nas ruas, mas também nos domicílios", diz.

Quase 7 mil castrações gratuitas

A Seção de Zoonoses de Sorocaba conta com a Unidade de Controle Animal (UCA) desde 2008. É na UCA que são realizadas as castrações gratuitas de animais. Até o ano passado foram feitas 5.452 cirurgias em cães e gatos e em 2012, até o mês de maio, 1.339 animais foram castrados na UCA.

Considerando apenas a castração de fêmeas e seus descendentes diretos no período de um ano, a equipe de Seção de Zoonoses estima que 20.856 animais deixaram de nascer somente em 2011.

Pesquisas estimam que a cada quatro animais abandonados três foram originados em crias indesejadas. "Foi para controlar este crescimento da população animal e evitar problemas de saúde pública que a Prefeitura de Sorocaba criou a UCA", explica Leandro.

A UCA faz castrações em cães e gatos provenientes de bairros pré-estabelecidos, com base em critérios técnicos. Os animais podem ser machos ou fêmeas, com idade a partir de seis meses.

Os veterinários informam que há várias vantagens para a castração. No caso das fêmeas, elas vivem mais, deixam de ter o cio, deixam de atrair machos, diminuem os tumores de mama e útero e ficam mais tranquilas. Para os machos também está comprovado que aumentam o período de vida, ficam mais tranquilos, diminuem os latidos e uivos, a necessidade de urinar por toda parte para demarcar território, as fugas e brigas e o risco de transmissão de doenças.

Feirinhas de adoção

Em 2011, a Zoonoses doou 1.748 animais no total. Os bichinhos foram doados durante as tradicionais feirinhas de adoção, realizadas mensalmente pela Zoonoses, ou diretamente na Unidade de Controle Animal (UCA). Neste ano, somente até o mês de maio, 676 animais ganharam um novo lar.

Todos os animais disponíveis para adoção são cadastrados antecipadamente, passam por uma avaliação com médico veterinário, são vacinados e medicados com vermífugo. Quem adota um cachorro ou um gato nas feiras promovidas pela Prefeitura tem direito a castrar o animal na UCA. A cirurgia pode ser realizada a partir dos seis meses de vida do animal, que também receberá nova dose de vermífugos.

Recolhimento de animais

O recolhimento de animais pela Zoonoses é realizado de maneira seletiva: em casos de agressão, invasão comprovada a instituições públicas ou em locais em situações de risco, animais em estado de sofrimento e com suspeita de transmissão de doenças.

Essas solicitações devem ser feitas pelo telefone 3229-7300.

A Zoonoses não recolhe animais cujos proprietários não querem ou não podem mais ficar com eles, pois seria uma ação contrária ao conceito de posse responsável.

A equipe da Zoonoses salienta ainda que abrigar animais sadios limitaria a capacidade do canil e também exporia os animais ao risco de contrair doenças.

"O principal objetivo de um Centro de Controle de Zoonoses é preservar a saúde humana. Assim, priorizamos o atendimento a animais com patologias que podem comprometer a saúde humana e àqueles que são agressivos. E dentro deste conceito, o canil municipal oferece riscos à integridade de animais sadios", salienta a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Consuelo Matiello.

(*) Equipe VIVAciade - 20.06.2012

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central