"VIVAcidade - você curte a cidade!"                          "Cidadão, participe para construir, seja voluntário em sua comunidade - VivaCidade Serviços"                          "VIVAcidade - contribuindo com a sociedade"                          "VIVAcidade - a gente mostra a cidade pra você!"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
13.06.2012. Motoristas criminosos poderão ser presos

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - A deputada estadual por Sorocaba, Maria Lúcia Amary, lidera a Frente Parlamentar que pede a apreensão em 48h da CNH de motoristas criminosos.

O Lançamento da Frente Parlamentar de Combate aos Motoristas Criminosos aconteceu na noite de segunda-feira (11), no plenário Dom Pedro I da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Durante mais de 2 horas, autoridades, entidades e representantes da sociedade civil discutiram formas e ações para reduzir as mortes no trânsito. Estiveram presentes membros do Detran, CET (Companhia de Engenharia de Trânsito), Secretaria da Justiça, Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), Polícia Militar e movimentos sociais como o Não Foi Acidente e Vá de Bike.

Maria Lúcia, em seu pronunciamento, definiu em uma frase o comportamento daquele que causa um acidente com vítima fatal em razão da imprudência. "Quem tira a vida de uma pessoa com um veículo é tão criminoso como alguém que usa uma arma de fogo".

Além do álcool e excesso de velocidade, a sonolência e o cansaço, especialmente em caminhoneiros devido ao excesso de carga horária de trabalho, também foram apontados como causa de muitos acidentes.

Foi sugerido, inclusive, a aplicação de multa para empregadores que exigirem de seus funcionários o trabalho excessivo.

"Muitos caminhoneiros passaram a usar cocaína e crack para se manterem acordados", contou Luiz Fernando Devico, gerente da autopista Régis Bittencourt.

A coordenadora adjunta do Detran, Vera Schimidt, foi enfática ao falar que sem uma ação conjunta dos órgãos públicos fica impossível resolver o problema. "O principal fator de sucesso é a ação conjunta. Muitas vezes, o Detran não tem força sozinho para implantar algumas medidas".

Durante sua fala, Schimidt fez algumas sugestões viáveis para que a Frente Parlamentar comece a trabalhar. "No Rio Grande do Sul, as pessoas são obrigadas a entregar a carta em 48h, numa ação feita em parceria com o Ministério Público, caso contrário elas são presas por desobediência civil".

Disse ainda "Precisamos adotar em São Paulo o que já se mostrou eficaz em outro estado. Além disso, nas blitizes precisa haver uma força tarefa, com participação do IML, delegados e neste mesmo local precisa haver ações de comunicação e marketing eficazes. Sem acabar com a sensação de impunidade fica impossível obter resultados".

Durante a reunião, Manoel Fernandes, representante do Movimento Não Foi Acidente, questionou se a arrecadação das multas tem sido reinvestida no trânsito e se as autoescolas vêm desempenhando seu papel na formação dos condutores.

A CET, por sua vez, disse que o foco de suas campanhas neste momento tem sido os pedestres, principal vítima. "A cada 4 mortos no trânsito de São Paulo, 1 é motociclista, 1 é motorista e 2 são pedestres", disse Flávio Torres, assessor especial da presidencia da CET.

A ABRABE, representada pela Dra. Alexsandra Machado, vice-presidente Executiva, manifestou que a entidade apoia a tolerância zero em relação ao consumo de álcool e direção.

"Nós defendemos que quem bebe qualquer quantidade de álcool não está habilitado para dirigir. Somos a favor da tolerância zero", afirmou. A vice-presidente colocou a entidade à disposição para ajudar inclusive nas campanhas de prevenção.

Willian Cruz, fundador do Movimento Vá de Bike, que incentiva as pessoas a usarem a bicicleta como meio de locomoção, luta para que haja mais segurança e respeito para o ciclista.

"É preciso campanhas mais impactantes. A pessoa que mata outra no trânsito carregará isso pelo resto da vida. Porém, no momento em que elas bebem, elas não pensam nisso. Hoje, não discuto mais com o motorista que não me respeita. Apenas faço a seguinte pergunta: O que o senhor (a) vai explicar para sua família se eu parar embaixo do seu carro?".

O cicloativista pediu para que a CET faça campanhas de conscientização para que os motoristas não enxerguem o ciclista como um inimigo, respeitem o 1,5m de distância e troquem de faixa para ultrapassar.

Outras sugestões foram: criação de uma delegacia itinerante com o B.O sendo feito no momento do flagrante, convênio entre a CET e demais rodovias, para que os delegados tenham acesso imediato às imagens das câmeras de monitoramento e radares e Ações de comunicação e marketing mais eficazes

A criação de outros mecanismos para identificar a embriaguez, tirando a exclusividade do bafômetro, com a criação de uma comissão de clínicos que avaliariam caso a caso, e a inclusão de Direito de Trânsito nas universidades também fizeram parte das sugestões anotadas no debate.

Nas próximas semanas, a Frente Parlamentar realizará uma série de reuniões paralelas para começar a colocar em prática as sugestões apresentadas.

(*) Equipe VIVAcidade - 13.06.2012

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central