"VIVAcidade - toda a estrutura da cidade no seu computador"                          "Conheça o movimento dos principais pontos e vias da cidade através dos vídeos VIVAcidade, clique em Podcast-Vodcast no menu à esquerda - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - compartilhe a sua cidade"                          "VIVAcidade - viva essa idéia! :)"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
05.06.2012. Sorocaba ganha Parque Tecnológico

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Sorocaba inaugurou nesta segunda-feira (04) o seu Parque Tecnológico, que teve investimento de quase R$ 70 milhões da Prefeitura.

O Parque Tecnológico "Alexandre Beldi Netto" faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, sendo o segundo do Estado de São Paulo a obter o credenciamento definitivo.

O evento ficou dividido em duas partes que ocorreram paralelamente. Uma no auditório, destinada ao pronunciamento de autoridades e políticos, e outra em uma área de exposição.

Uma parte do Parque Tecnológico já podia ser visitada pelas pessoas que puderam conhecer um pouco mais da estrutura de suas dependências com diversas salas e ambientes integrados.

Durante o evento, em seus stands, expositores de empresas e instituições demonstravam ao público seus produtos e cursos de capacitação nas áreas de inovação e tecnologia. Os expositores ficarão no local até quarta-feira (06), pois participam da programação da Conintec - Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos.

Em todos os locais do Parque Tecnológico era possível acompanhar o evento de inauguração, que se passava no auditório, através de telas de LCD e LED. Também foi possível acompanhar o evento ao vivo através da internet, via twitter.

No auditório, o prefeito Vitor Lippi, iniciou seu pronunciamento agradecendo o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, o governador Geraldo Alckmin, as instituições de ensino parceiras e outros institutos que contribuíram para que o Parque se tornasse realidade.

Sobre o funcionamento do Parque Tecnológico, o prefeito ressaltou que a decisão por reunir em um mesmo ambiente as universidades, as entidades certificadoras, registro, marcas e patentes, o objetivo foi o de facilitar para quem inova, para quem pesquisa.

"A ideia de criar este espaço, foi a de aproximar as universidades das indústrias. Porque esse era o grande desafio. As universidades criavam, inovavam, mas não conseguiam chegar à indústria. Agora eles estão juntos, num mesmo ambiente e isso favorece e muito as pesquisas, a transformação do conhecimento em riqueza", destacou.

"Aqui será um "Poupatempo" da inovação. Se precisa de financiamento, metrologia, escritório de direito tecnológico, INPI, certificação de qualidade, de parentes. Tudo isso faz parte desse rol de necessidades do pesquisador, até conseguir a sua patente, e agora terá aqui ao seu lado", concluiu.

O Parque Tecnológico de Sorocaba se distingue dos demais empreendimentos brasileiros, por reunir em um mesmo ambiente os laboratórios de pesquisas de 10 diferentes universidades e instituições de ensino superior. Em seu interior serão instalados apenas laboratórios de pesquisas e inovação.

Já o presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), Mauricio Guedes, parabenizou a cidade, a região de Sorocaba pela conquista de hoje. "Será exemplo para o Brasil. É fundamental a atitude inovadora de prefeitos como Lippi, para movimentar a competitividade da economia brasileira. É importante para o Brasil a iniciativa de Sorocaba", disse Guedes.

O presidente da Agência de Fomento Paulista, Milton Luis de Melo Santos, falou sobre a importância do Parque Tecnológico para o futuro do país. Parabenizou o prefeito Vitor Lippi, a região Sudoeste pela conquista e anunciou a liberação de mais R$ 15 milhões para serem aplicados no Parque Tecnológico.

Falando em nome do governador Geraldo Alckmin, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, disse que é uma alegria participar de um momento tão importante, não só para São Paulo, mas para todo o país.

"A força da economia paulista está no interior. A região de Sorocaba é estratégica economicamente falando. A inovação que é a grande ferramenta para garantia da competitividade na economia. E a região de Sorocaba encontrará aqui esse suporte", disse Barbosa.

(*) Equipe VIVAcidade - 05.06.2012

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central