"Conhecer leis é exercer a cidadania - Vivacidade Serviços"                          "VIVAcidade - sinta a cidade"                          "VIVAcidade - conquiste a sua cidade"                          "VIVAcidade - eficiente e necessário"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
23.01.2012. Prefeitura de Sorocaba explica as inundações

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Sorocaba vem registrando altos índices de chuva desde o início do mês de janeiro. De acordo com a Defesa Civil, neste final de semana, a cidade acumulou 100mm, volume previsto para três semanas do mês de janeiro.

Entretanto, a situação poderia ser muito mais grave caso a Prefeitura de Sorocaba não tivesse desenvolvido o programa Vítima Zero de Enchente, evitando que mais de duas mil famílias fossem afetadas pelas inundações.

De acordo com a administração municipal, desde 2005, os investimentos públicos superam os R$ 250 milhões, incluindo parcerias com os Governos do Estado e Federal, com uma série de ações nos setores de habitação, cidadania, fiscalização, reurbanização de áreas e novos sistemas de drenagem.

A inundação de sábado

Na noite do último sábado (21), o índice pluviométrico atingiu seu pico máximo em 68mm, registrado no pluviômetro do Bairro dos Morros, entre as 7 horas de sábado e as 7h deste domingo (22).

O secretário de Segurança Comunitária e coordenador da Defesa Civil, Roberto Montgomery, lembra que Votorantim registrou até 118mm neste fim de semana, fator que contribuiu para que Rio Sorocaba saísse de sua calha e as margens fossem inundadas.

O alto volume de água avançou sobre a Av. Dom Aguirre e levou, pela primeira vez no ano, sua interdição na altura da Av. Juvenal de Campos e abaixo da Ponte "Francisco Dellosso", por cerca de seis horas.

Caso as obras de elevação de pontos da pista de maior movimento da cidade e o reforço do sistema de drenagem não tivessem sido desenvolvidos, a avenida permanecido fechada por um período maior, desde o início do ano.

As obras de revitalização da Dom Aguirre resultaram na ampliação na altura da via nas proximidades do Corpo de Bombeiros (80 cm); na Praça Lions (1,80 m); e sob a Ponte Francisco Dellosso (70 cm). A Praça Lions passou a contar com uma nova rede de drenagem, que fica cerca de 1 metro acima do limite do rio em situações de transbordamento.

Segundo o diretor-geral do Saae, Geraldo Caiuby, na chuva do último sábado (21),as bombas foram acionadas e funcionaram normalmente, tanto na praça Lions como no trecho sob a ponte Francisco Delosso, locais onde as pistas tiveram limitação nas obras de elevação, justamente devido às interferências do pontilhão e da ponte.

Nesses dois pontos, o sistema de bombas implantado retira a água de chuva que cai na pista e faz o seu recalque para o rio Sorocaba, visto que essa água não tem para onde escoar, porque a válvula da tubulação de saída das galerias de águas pluviais é automaticamente fechada, justamente para que a água do rio que sobe em decorrência da chuva não retorne para a pista, pela mesma tubulação de drenagem.

Ocorre, porém, que esse sistema de bombeamento possui uma quota-limite e o seu funcionamento fica comprometido, em termos de eficiência, quando o rio transborda do seu leito e invade a avenida, como ocorreu no último final de semana, em decorrências das chuvas intensas registradas na cidade e em Votorantim, que também contribuíram para a rápida elevação dos níveis do rio. Ou seja, a partir do momento em que o rio transborda e suas águas vão para as pistas da avenida, o sistema implantado passa a bombear água do rio para o rio, tornando assim o bombeamento sem efeito.

Para exemplificar o alto volume de chuva, Montgomery cita que inclusive foram registrados alagamentos na Rua Campos Salles, em Pinheiros, fato que não acontecia há cerca de dez anos.

A assessora técnica da Secid, Maria Aparecida Athayde, lembrou que 119 famílias receberam apoio da Defesa Civil e assistentes sociais. "Entre elas, estão famílias do Jd. Santo André II, que serão transferidas nos próximos meses", ressalta.

(*) Equipe VIVAcidade - 23.01.2012

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central