"VIVAcidade - a cidade de presente pra você!"                          "VIVAcidade - prestação de serviços e cidadania"                          "Potencialize seu site através do VIVAcidade"                          "Só no Guia de Serviços VIVAcidade você tem os serviços nas proximidades dos principais pontos de referência visual da cidade - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
26.10.2011. O "norte" certo para o centro de Sorocaba

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - A confirmação da instalação de um colégio de alto padrão no extremo norte da cidade de Sorocaba pode indicar a consolidação da estratégia do poder público, representado pelo atual prefeito Vitor Lippi, de criar naquela região um segundo "Campolim" ou ainda um novo "Centro".

Não é a toa que a antiga estrada dos fornecedores, continuação da Av. Itavuvu, teve seu nome alterado para Antônio Cômitre em clara alusão à moderna e movimentada avenida da Zona Sul denominada "Antônio Carlos Cômitre". Não é por acaso também que diversas outras obras como novas avenidas estão sendo projetadas para a região Norte.

A nova região não necessariamente supervalorizará as atuais construções ou o perfil urbano da Zona Norte cujo padrão, na sua maior parte, é formado pela classe média baixa e até mesmo classes mais humildes e onde as vias são estreitas e faltam grandes corredores.

Porém, a partir da construção de dois centros de compras no fim da área urbanizada da Av. Itavuvu, da construção do Parque Tecnológico e da Toyota no final da via às margens da Rod. Castello Branco, além de uma provável linha férrea de transporte de passageiros e de um novo aeroporto em Araçariguama (às margens da mesma rodovia), fez surgir ali na Zona Norte uma oportunidade única de se conseguir a expansão e a construção de grandes empreendimentos em Sorocaba.

Tais empreendimentos não mais perderão espaço para o município vizinho de Votorantim e ainda permitirão o crescimento de cidades como Itu, Porto Feliz e Iperó que, conseqüentemente, deverão receber nos próximos anos mais residências, comércios, prestadores de serviços e indústrias.

Se observarmos o mapa de Sorocaba, veremos que o referido colégio se instalou exatamente no centro geográfico da cidade e bem próximo de futuros cruzamentos que ligarão a zona leste com a zona oeste sem a necessidade de circulação pelo antigo centro histórico de Sorocaba que, após o desmembramento de Votorantim, ficou localizado mais ao sul.

Essas observâncias são pouco notadas no dia a dia do munícipe, mas são de fundamental importância para o planejamento e a continuidade do crescimento de Sorocaba e também de sua região.

As discussões a partir de agora devem buscar o entendimento regional das cidades limítrofes a Sorocaba já que, uma vez criada uma terceira "zona nobre" na cidade, considerando que o centro e a zona sul já são tidas como nobres, as opções para as moradias populares caem por terra por conta do alto custo de aquisição, devendo assim migrar para as cidades vizinhas onde as terras são mais baratas.

Partindo deste ponto de vista, as cidades vizinhas têm de estar estruturadas e com bons sistemas de saúde, de educação e de urbanização para receber estas moradias, evitando o surgimento no entorno de Sorocaba de favelas que possam gerar problemas futuros em decorrência da falta de planejamento, pois, como se sabe, nenhuma sociedade sobrevive com apenas uma classe social seja esta rica, média ou pobre.

(*) Equipe VIVAcidade - 26.10.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central