"VIVAcidade - porque a cidade é imperdível"                          "VIVAcidade - sinta a cidade"                          "VIVAcidade - todo o turismo de Sorocaba na Internet"                          "VIVAcidade - o seu site de interação com a cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
28.09.2011. Encontro da Anamma segue em Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Sorocaba está sediando desde domingo (25) o 21º Encontro Nacional da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), promovido em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O encontro reúne centenas de representantes de 300 municípios de todo o país para discutir o desafio da construção de cidades sustentáveis.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, nesta quarta (28), os destaques foram as questões que envolvem a Arborização Urbana.

Ricardo Martins, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, falou sobre os principais problemas que envolve a questão, como as novas tecnologias, poda e manutenção de árvores e educação ambiental. Neste último, Martins citou um trabalho realizado em Recife (PE), que possui atualmente 50 árvores tombadas.

Em Sorocaba, 18 árvores têm imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010, graças a um trabalho parceiro entre Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), Ministério Público e Câmara Municipal.

A partir disso, a administração, com apoio da bióloga Lígia Ferreira Fedele, responsável pelo catálogo das espécies nativas e centenárias da cidade, criou o "Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas", que acontece uma vez por mês e é aberta à comunidade.

Neste passeio, os participantes são acompanhados por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e pela bióloga, que passam informações sobre cada uma das árvores visitadas, todas com idade avançada. O objetivo é apresentar a história e as características de árvores de diferentes espécies, frondosas, espalhadas por Sorocaba e que, muitas vezes, passam despercebidas pela população. Entre as espécies está uma Copaíba de aproximadamente 180 anos, na Vila Barão.

Outro convidado da Anamma para o Encontro desta quarta (28) foi Wigold Schaffer, consultor do Ministério do Meio Ambiente, que tratou sobre as unidades de conservação e o Código Florestal. "É importante fazer a revisão de uma lei e adequá-la, mas não o que está sendo feito no Congresso Nacional, que facilitará o desmatamento e ameaçará o meio ambiente e a qualidade de vida da população", declarou. Schaffer apresentou um vídeo, do site www.sosflorestas.com.br de um manifesto nacional que será entregue aos parlamentares sobre a importância do Código.

Ele ainda citou a importância de se ter uma unidade de conservação para a preservação da biodiversidade, pesquisa e até para o lazer da população. Em Sorocaba, o Parque da Biodiversidade terá esse caráter.

Já Armin Detenbach, assessor técnico do Projeto Proteção da Mata Atlântica GFA/GIZ, citou a necessidade da criação dos planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica e citou João Pessoa, capital da Paraíba, que já tem seu plano. Para isso, a cidade realizou um diagnóstico da vegetação nativa, com indicação de desmatamento e destruição, áreas para conservação e recuperação, e de ações preventivas. "Este plano complementa os instrumentos de gestão, como o Plano Diretor e o Plano de Saneamento Básico", explicou.

No período da tarde foi realizada uma Assembleia Geral Ordinária para a eleição da nova diretoria nacional da Anamma para o biênio 2012/2013.

Encerramento

Na quinta (29), no encerramento do evento, a partir das 9h, acontecerá uma visita técnica. Os participantes vão conhecer algumas ações ambientais da administração, como o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, no Éden, a área onde foi realizado o Mega Plantio, o Parque das Águas, entre outras. A saída será do Paço Municipal.

Mais informações sobre o encontro estão no site www.anamma.com.br/encontro.

(*) Equipe VIVAcidade - 28.09.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central