"VIVAcidade - muito mais que opinião"                          "Atenção eleitor: vote apenas em candidatos com "Ficha Limpa""                          "VIVAcidade - todas as possibilidades..."                          "VIVAcidade - todas as artes no coração da cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
14.09.2011. O design dos carros na velocidade da luz

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Desde o lançamento do modelo Ford T há 103 anos muita coisa mudou no universo automotivo. A possibilidade de se criar e recriar um projeto em alguns dias e até em algumas horas e colocá-lo na linha de produção torna um modelo que acabou de sair da concessionária obsoleto.

Mas não precisamos de 100 anos para notar essa drástica diferença. Se observarmos uma fotografia de 1970 e outra de 2011 de uma mesma avenida movimentada de São Paulo, por exemplo, veremos que na primeira 95% dos carros eram VW fusca e, destes, as cores predominantes eram branco, azul e vermelho. Na foto atual, o cenário é completamente diferente, apesar de a cor predominante dos veículos variar entre preto e prata de diversas tonalidades, veremos praticamente um modelo diferente do outro.

Computadores com processamento cada vez mais veloz dotados de componentes de fibra ótica e super robôs com capacidade de recortar a laser chapas de aço e componentes de qualquer tipo de material com a mesma perfeição que são visualizados em telas de LCD só não são ainda mais rápidos porque dependem da criatividade humana para começarem a realizar suas tarefas.

Hoje, não existem mais diferenças de designs marcantes entre um Mercedes Classe C de R$ 117 mil e um Hyundai Sonata de R$ 105 mil, pelo contrário, o Mercedes pode até passar despercebido na selva cinza das grandes metrópoles.

Alguns detalhes como a mudança de simples lanternas e faróis, como foi constatada nos modelos Ford Fusion 2009 e Toyota Corolla 2010, pode deixar o carro menos sóbrio e mais agressivo, atraindo assim consumidores de uma faixa etária mais jovem, o que reverte imediatamente em venda e conseqüentemente em lucro para o fabricante que sai na frente.

Carros que há alguns anos atraiam pela agressividade do design e elementos cromados, como os modelos Honda Civic e Fiat Siena, se comparados com modelos como Ford New Fiesta, Ford Focus, Honda City e Hyundai Veloster, acabam parecendo bem mais antigos, apesar de ainda estarem em linha de produção.

Por outro lado, consumidores que não se deixam levar pelas aparências acabam adotando carros com visuais mais robustos e não tão elegantes, mas que dispõem de mais espaço, conforto e itens de séries com preços competitivos. Neste caso, os veículos: Renaut Logan, Chery Tiggo, Ford Escosport e Chevrolet Agile saíram na frente.

Há ainda aqueles que preferem adquirir modelos politicamente corretos (pequenos, econômicos e "ecológicos"), mas com preços elevados como Fiat 500, Mercedes Smart e BMW Mini Cooper cujo design desagrada alguns, mas agrada aqueles cuja consciência fala mais alto.

(*) Equipe VIVAcidade - 14.09.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central