"Atenção eleitor: vote apenas em candidatos com "Ficha Limpa""                          "VIVAcidade - clique na vida! :)"                          "VIVAcidade - mais de 700 pontos turísticos de Sorocaba"                          "VIVAcidade - cidadania com cara de cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
05.09.2011. O trânsito nas vias perimetrais de Sorocaba

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - Um problema crônico que ocorre em São Paulo, diversas capitais e demais metrópoles, onde o planejamento viário se desenvolveu mais lentamente do que o crescimento da própria cidade, começa a ocorrer também em Sorocaba, município localizado a 86 km de São Paulo.

Congestionamentos freqüentes, principalmente nos horários de pico (7h-9h, 11h-13h, 17h-19h, 21h-23h), ocorrem em praticamente todas as avenidas perimetrais que cruzam o centro da cidade e interligam diversas regiões. O motivo para os congestionamentos são os traçados irregulares das vias e a falta de vias paralelas contínuas, que em cidades mais planejadas servem como rotas alternativas para o escoamento do trânsito de veículos.

Um exemplo de via com trânsito problemático é a General Carneiro, principalmente no sentido centro-bairro. Não existem alternativas para o uso de binários nas ruas paralelas. Já no sentido inverso, bem menos congestionado, existem outras duas vias que servem como rotas alternativas para os veículos: Barão de Cotegipe e Afonso Vergueiro.

Outra via saturada, onde os motoristas perdem muito tempo parados no trânsito é a R. Paulo Setúbal, que é a única opção de boa parte dos motoristas que vêm das ruas Newton Prado e Campos Salles. A solução para o caso seria a construção de uma terceira ponte, ainda em fase de licitação.

Alternativas apontadas pelo Site VIVAcidade que podem melhorar o trânsito:

Duas alternativas poderiam ser implantas em Sorocaba para amenizar o fluxo de veículos nas principais vias que cortam o centro.

Uma, já implementada com sucesso em alguns locais, são os chamados binários. Porém, estes podem ser implantados em apenas determinados pontos, aliviando o trânsito com certa eficiência.

A segunda alternativa seria a construção de edifícios de estacionamentos ao longo dessas vias ou em suas travessas, mas para isso seriam necessários incentivos fiscais ou a construção de estacionamentos públicos. A construção de prédios de estacionamentos permitiria a liberação da faixa de estacionamento das vias sem afetar os estabelecimentos comerciais que dependem das paradas dos veículos na frente dos seus estabelecimentos.

É importante lembrar que na cidade de São Paulo e em algumas cidades da região metropolitana, avenidas com até três faixas, onde uma das faixas foram transformadas em corredores de ônibus com a proibição de parada de carros ao longo da via, acabaram "morrendo" com o enfraquecimento do comércio local.

Veja abaixo as vias mais problemáticas de Sorocaba e algumas soluções:

Afonso Vergueiro - construção de edifícios de estacionamentos ao longo da via ou nas travessas.

Antônio Carlos Cômitre - construção de edifícios de estacionamentos ao longo da via ou nas travessas.

Campos Salles - construção de edifícios de estacionamentos ao longo da via ou nas travessas.

Com. Oeterer/Dr. Hermelino Matarazzo - criação de um binário auxiliar, utilizando as ruas Floriano Peixoto, Escolástica Rosa de Almeida e Voluntários da Pátria para acesso dos veículos oriundos da Zona Oeste que se dirigem à Zona Norte.

General Carneiro - construção de edifícios de estacionamentos ao longo da via ou nas travessas.

General Osório - estreitamento do canteiro central para a construção de faixa adicional principalmente no sentido centro-bairro.

Itavuvu - criação de um segundo binário paralelo à Av. Itavuvu, utilizando as vias Laurindo de Brito, Prof. Emanuel Inneco, Custódio Luiz Dordetti, João Correia, Afonso Dias, Vicente Paes Filho, João Coconillo e Monguaguá.

Nogueira Padilha - construção de edifícios de estacionamentos ao longo da via ou nas travessas e criação de binário auxiliar, utilizando as vias Comandante Salgado, Fernão Salles e Teodoro Kaizel.

Paulo Setúbal - construção de nova ponte paralela.

São Paulo - construção de edifícios de estacionamentos ao longo da via ou nas travessas.

Washington Luiz - construção de edifícios de estacionamentos ao longo da via ou nas travessas.

(*) Equipe VIVAcidade - 05.09.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central