"VIVAcidade - você conectado com a cidade"                          "VIVAcidade informa: nas eleições, vote somente em candidatos com ficha limpa"                          "Utilize os mapas interativos do Guia Visual, clique nas principais vias para ver a imagem destas - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - você curte a cidade!"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
31.08.2011. Vereador quer Parque e VLT em Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Em audiência pública ocorrida na última sexta (26) com plenário completamente vazio, apesar da importância do assunto, o vereador Luís Santos (PMN) apresentou projeto para implantação de um parque linear na margem direita do Rio Sorocaba.

Estiveram presentes na audiência, representando a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes), Sérgio Pires Abreu e José Carlos de Almeida.

De acordo com a proposta do referido vereador, o parque de aproximadamente 500 mil m2 e 3,7 km de extensão iria da Ponte Pinga-Pinga até a Ponte da R. XV de Novembro.

Porém, o que mais chamou a atenção no projeto é a possibilidade real de se implantar no local o traçado de um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que, em consonância com o parque linear, permitiria o transporte de passageiros de modo rápido, econômico e sem a emissão de poluentes.

O projeto, ao contrário de uma pista marginal para automóveis, não agrediria o meio ambiente e nem o Rio Sorocaba, além de valorizar o espaço urbano e desestimular o uso de veículos automotores, estando de acordo com os anseios das políticas ambientais do Palácio dos Tropeiros.

Pelo projeto do vereador, o VLT seria feito pelo sistema elevado e teria início no Parque Campolim (Zona Sul) e terminaria no Parque Natural Chico Mendes (Zona Leste).

Nossa Opinião

O Site VIVAcidade, mesmo sem conhecer por completo o projeto do referido vereador, mas analisando os mapas da cidade de Sorocaba, observou que ainda é possível se pensar na construção de trilhos para VLT em Sorocaba, mesmo que este não seja construído totalmente elevado, o que o tornaria ainda mais barato de ser executado.

Como sugestão complementar à idéia do nobre vereador, o Site VIVAcidade propõe a construção de um terminal de interligação de ônibus urbanos e intermunicipais com o sistema VLT no terreno ao lado do Mc Donald´s cuja fachada fica na Av. Antônio Carlos Cômitre (Zona Sul).

A partir deste terminal, o VLT seguiria no sentido leste, por área verde, até a confluência das vias Com. Pereira Inácio e Juvenal de Campos, seguindo pela margem direita do Rio Sorocaba.

A partir da margem direita do Rio Sorocaba, o VLT passaria sobre as pontes das ruas Padre Madureira e Paulo Setúbal, seguindo por trecho da malha ferroviária (hoje, sub-utilizada pelo Grupo Votorantim) até atingir a Ponte Francisco Delloso, mais conhecida como Ponte da Rua XV, onde o mesmo passaria por baixo desta.

A partir deste trecho, o VLT seguiria pela margem direita do Rio Sorocaba, passando sobre a R. Saliba Mota até atingir a Av. Antônio Bardela, via paralela à Rod. Sen. José Ermírio de Moraes (Castellinho).

Na seqüência, avenidas da Zona Industrial com grandes espaços centrais e laterais como Independência, Eng. Carlos Reinaldo Mendes e 31 de Março também receberiam a continuação dos trilhos do VLT.

Regiões ricas e dinâmicas de Sorocaba como Campolim, Vergueiro, Centro, Além Ponte e Alto da Boa Vista seriam amplamente beneficiadas.

Light Rail or Light Rail Transit (LRT), traduzido no Brasil como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), é um sistema de trens leves que utiliza áreas urbanas das cidades para o transporte de grandes populações. Estados Unidos e Canadá estão entre os países que mais utilizam este modal de transporte público.

(*) Equipe VIVAcidade - 31.08.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central