"VIVAcidade - linkando as notícias com os lugares"                          "VIVAcidade - viva muito além da sua cidade..."                          "VIVAcidade - captando recursos para o desenvolvimento da cidade"                          "VIVAcidade - a gente mostra a cidade pra você!"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
24.08.2011. Sorocaba pouco investe no turismo

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - A cidade de Sorocaba, centro regional e metropolitano do interior do Estado de São Paulo, continua ocultando aos sorocabanos e turistas a sua história.

Enquanto isso, um de nossos maiores representantes e articuladores políticos, o ex-prefeito e ex-deputado federal Antônio Carlos Pannunzio, foi cuidar do Memorial da América Latina, principal complexo multicultural brasileiro e um dos mais importantes do mundo.

Apesar de inúmeros investimentos em eventos culturais passageiros, digam-se shows, apresentações e atividades de lazer, o poder público do município ainda não conseguiu resgatar, concentrar e apresentar oficialmente o patrimônio histórico e artístico de Sorocaba.

A cidade dispõe de importantes patrimônios históricos, culturais e artísticos que poderiam aumentar significativamente o movimento do turismo local, se pudessem ser visitados.

Calcula-se que o turismo no Brasil movimente cerca de R$ 80 bilhões por ano. Este valor, repartido equitativamente entre os 5.565 municípios, daria um montante de pelo menos R$ 14.365.561,55 de receitas anuais a cada município provenientes exclusivamente do turismo. Sorocaba, provavelmente, seja uma das cidades que menos explora este potencial.

Há alguns anos, o site VIVAcidade relacionou os principais estabelecimentos turísticos e históricos de Sorocaba e questiona como estão sendo tratadas as melhorias de cada um e porque é tão difícil o acesso aos mesmos já que não existem oficialmente publicadas relações exatas de localização e dias e horários de atendimento, nem mesmo no jornal do município, no site da Prefeitura ou no site da Câmara Municipal.

Se um sorocabano ou um turista tentar visitar nos finais de semana ou feriados algum estabelecimento turístico da cidade, com exceção do Zoológico Municipal, provavelmente, o encontrará de portas fechadas.

A cidade também não dispõe de uma central de atendimento ao turista, algo fundamental para uma cidade do porte de Sorocaba.

A impressão deixada pelo poder público local é de que este quer dificultar o acesso universal à cultura, dando oportunidade de pesquisa e visitação apenas a alguns grupos previamente selecionados.

Em tempo, a Usina Cultural, que na atualidade é um local próprio para a difusão de eventos, poderia também possuir um acesso melhor através de uma passarela sobre o Rio Sorocaba.

Mais do que investimentos isolados nos pontos de turismo de Sorocaba, o poder público municipal precisa definir uma política própria para o setor.

Veja abaixo a "pirâmide" de estabelecimentos culturais e turísticos de Sorocaba, mas pouco ou nada divulgados:

Locomotiva 58
Acervos de filatelia
Acervos da aviação
Museu da Tecelagem
Museu de Arte Sacra
Acervos automotivos
Acervos do tropeirismo
Fazenda Ipanema (Flona)
Museu da Estrada de Ferro
Casarão de Brigadeiro Tobias
Museu de Arte Contemporânea
Museu Histórico, Geográfico e Genealógico

Resposta da Prefeitura

Em resposta ao questionamento do VIVAcidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico afirma que até o final do ano será inaugurada a Casa do Turista, em uma sala anexa ao prédio da Antiga Estação Ferroviária.

A Casa do Turista será um local de apoio ao visitante que oferecerá folders, mapas, internet e informações próprias sobre o turismo de Sorocaba. Sua estrutura prevê um pequeno auditório, sala de reuniões, sanitários, fraudário, etc.

Por ser Sorocaba um pólo regional de turismo, a Casa do Turista também irá orientar os turistas a conhecerem eventos, pontos turísticos e festas temáticas em cidades da região como Porto Feliz, Itu, Salto, Piedade, Boituva, etc.

A prefeitura informa ainda que placas de orientação serão colocadas nas principais vias da cidade para que o turista consiga chegar até a Casa do Turista.

Sobre política de turismo, a prefeitura mantém um Conselho de Turismo, que se reúne periodicamente para definir ações e políticas no setor. Este conselho está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pois os projetos devem necessariamente ser de geração de renda no setor.

Sobre os próprios estarem fechados, a prefeitura reconhece a necessidade de contratação de serviços como seguranças, porteiros, etc. e que o plano está em análise.

(*) Equipe VIVAcidade - 24.08.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central