"Confira a previsão do tempo para os próximos dias. Clique no menu à esquerda em Previsão do Tempo - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - a sua cidade viva na Internet"                          "Para encontrar os serviços próximos aos pontos turísticos ou de referência, clique ao lado da foto no box "Guia de Serviços" - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - tudo ao mesmo tempo agora"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
03.08.2011. "Points" de Sorocaba atraem a população

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Foi-se o tempo em que ir a um "point" em Sorocaba significava circular pelas praças, ruas e avenidas com aglomerados de jovens.

Nos anos 60, o principal "point" de Sorocaba era a Praça Cel. Fernando Prestes. O ritual de paquera dos jovens ou o chamado “footing” consistia em andar em círculo pela praça, homens de um lado, mulheres do outro, até o horário de abertura dos clubes.

Nos anos 70, as discotecas, os cinemas localizados apenas no centro, além dos circos e parques instalados em bairros e arrabaldes garantiam a diversão da garotada.

Já nos anos 80, com o aumento do consumo de drogas, bares e discotecas foram diminuindo massivamente e, com pouca diversão, jovens aproveitavam a concentração de bares em vias como Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Sete de Setembro e Pereira da Silva, ou mesmo os famosos "bailinhos" dentro de suas casas.

No final da década de 80, o antigo Shopping Regional voltou a atrair grande concentração de Jovens. Estes migraram até o início do século 21 para o bairro Campolim onde grandes espaços nas vias, chamados de "bobódromos", garantiam a diversão da galera que se concentravam para um verdadeiro "fuzuê", o que atrapalhava os que preferiam os finais de semana para descansar.

Mas, no início da segunda década do século 21, qual seria o "point" sorocabano? Ainda que a palavra "point" nem seja usada mais, o Site VIVAcidade percorreu as ruas de Sorocaba, no último sábado e domingo, a procura de concentração de pessoas.

O Esplanada Shopping continua sendo imbatível. O shopping com característica regional atrai todos os finais de semanas milhares de pessoas de Sorocaba e região, não sendo tão difícil encontrar também pessoas de Campinas, São Paulo, Santos, Jundiaí e Piracicaba. Achar vagas no estacionamento ou um espaço para almoçar ou jantar neste shopping requer certa habilidade e principalmente paciência.

Mas, se na pauta a discussão envolve levar seu filho no banco de trás do carro, dois estabelecimentos lideram com boa vantagem sobre os demais.

O primeiro deles é o Sorocaba Shopping, que vive seu momento de glória com os estacionamentos sempre lotados nos finais de semana e até mesmo durante a semana, principalmente no período noturno.

Pelo menos dois motivos podem justificar a presença maciça do público neste shopping: a variedade de equipamentos de diversão em seu parque "indoor" infantil e a grande quantidade de cinemas, pelo menos oito, sendo dois com projeção em 3D.

Pelo lado social, o shopping cumpre bem o papel, pois é o único estabelecimento particular da cidade que ainda permite diversão barata, acabando desta forma por atrair pessoas das classes C e D.

Outro fenômeno recente é o MC Donald´s Ronald Gym Club, considerada uma das maiores lanchonetes de Sorocaba e a única que funciona 24 horas ininterruptamente, agregando em um só estabelecimento diversos ambientes: sala de estar com revistaria, cafeteria, bar, lanchonete, quiosque de sorveteria na área externa e mini academia voltada para o público infantil.

O sucesso do Ronald Gym Club de Sorocaba, o primeiro do país, pode ser observado por conta das filas duplas no drive - in, das filas de espera no estacionamento e da quantidade de carros estacionados nas proximidades. A grande rotatividade do público é a principal característica desta rede de Fast Food, que em certos momentos tem todas as suas mesas ocupadas.

Jovens e adultos, de alguns meses pra cá encontraram mais um ponto de lazer e diversão em Sorocaba. O Villàggio Shopping, localizado no bairro Jd. Santa Rosália, desde que inaugurou, tem lotado seus quatro cinemas praticamente todos os finais de semana e no meio da semana quando a entrada é mais em conta.

O principal motivo que leva as pessoas a procurem o estabelecimento é a qualidade dos cinemas, considerados os melhores da cidade, mas com preços intermediários, se comparados aos cinemas dos outros três shoppings da cidade. A variedade de lanchonetes, restaurantes e cafés e o estacionamento coberto são mais alguns fatores positivos deste shopping.

Hoje, com a sociedade tecnológica, embalada por músicas eletrônicas, muitos jovens de Sorocaba também freqüentam as famosas "baladas" nas danceterias, que são lugares restritos com presença de DJs, luzes e fumaça.

Mas, para aqueles que ainda preferem buscar lazer e diversão gratuita, o poder público e entidades culturais mantêm nos finais de semana uma ampla programação variada de eventos gratuitos e de excelente qualidade para todos os públicos, inclusive turistas.

Além de eventos oferecidos por entidades como o SESC, o SESI e a Oficina Cultural, a prefeitura oferece eventos no Zoológico, na Usina Cultural, na Fundec, na Via Viva (Av. Itavuvu) e em outros pontos da cidade.

(*) Equipe VIVAcidade - 03.08.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central