"VIVAcidade - a gente mostra a cidade pra você!"                          "VIVAcidade - a internet conectada com a cidade"                          "Campanha contra a dengue: mantenha os aquários tampados ou telhados - VIVAcidade Serviços"                          "Conhecer leis é exercer a cidadania - Vivacidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
20.07.2011. As fiações ou os "varais" de Sorocaba

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - Que Sorocaba vem se destacando entre as cidades brasileiras com novos e modernos empreendimentos, paisagismo das vias e praças e projetos de educação, não há dúvidas.

Porém, um tema pouco discutido na cidade e que deve ser levado mais a sério, até por questões de segurança, é o excesso de fiação que percorre os postes e que estão a poucos metros de nossas cabeças.

São milhares e milhares de quilômetros de cabos de energia elétrica, telefonia e fibra ótica de diversas empresas. Estes, além de perigosos, enfeiam o visual da cidade.

Curiosamente, nos bairros mais nobres, como é o caso do Campolim, o número de fios e cabos paralelos ultrapassa a vinte. Esses vinte cabos lineares paralelos, inclusive com fios enrolados em diversos pontos, mais parecem verdadeiros varais de roupas.

Um dos pontos mais tenebrosos da cidade é o cruzamento da R. Luiz Pessuti com a Av. Ântonio Carlos Cômitre, ao contrário da Av. Dom Aguirre, que pode ser considerado um bom exemplo de via moderna sem fiação aparente.

Podemos encontrar facilmente outros exemplos negativos. Na região Além Linha, nas extensões e no entorno das ruas Hermelino Matarazzo, Santa Rosália e Aparecida, os "varais" tem até tênis velhos enrolados entre os fios, quando não servem de poleiros para pombas e pardais. Já em ruas do Além Ponte, em alguns postes, os "varais" são "cemitérios" de pipas detonadas.

Há alguns anos, ainda no governo do ex-prefeito Renato Amary, Sorocaba teve importante experiência na colocação de fiação subterrânea em parte ou na totalidade de algumas ruas centrais como São Bento, XV de Novembro, Dr. Braguinha e Barão do Rio Branco, deixando os locais com visual mais agradável.

Na mesma época, dezenas de quilômetros de tubulação de gás foram implantadas sobre as calçadas com a utilização de equipamentos cuja tecnologia não danificava as mesmas.

Cidades como Londres, Chicago, Orlando e Paris, há muitos anos, têm a maior parte da suas fiações e tubulações em seus subsolos. Ao contrário destas cidades, a maioria das cidades brasileiras, até mesmo as mais ricas como São Paulo, Curitiba e Recife, não deixam de ter seus "varais" nas regiões centrais que podem ser comparadas à sala de visita, à área de serviços ou na pior das hipóteses à lavanderia de nossas casas.

Assim como implantou a mecanização na coleta de lixo doméstico com a distribuição de containeres, que deixaram a cidade mais limpa, Sorocaba pode também ser exemplo nacional na implantação de fios e cabos subterrâneos, pelo menos nas regiões onde circula a maior parte dos turistas e visitantes.

(*) Equipe VIVAcidade - 20.07.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central