"VIVAcidade - você sente a cidade"                          "VIVAcidade - a sua cidade 24 horas por dia"                          "Participe do VIVAcidade Sorocaba. Envie o seu texto sobre a cidade de Sorocaba através de nossos emails - Equipe VIVAcidade"                          "Pedestre, evite atravessar a via fora da faixa de pedestres - Vivacidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
17.05.2011. A evolução do Corredor Sul de Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Há 50 anos, Sílvio Micheletti, hoje com 82 anos, morava em uma residência nas imediações da R. Dr. Nogueira Martins, no coração do centro de Sorocaba. Da janela de sua casa, era possível avistar, a alguns quilômetros, a cruz que ainda compõe a torre da Capela de João de Camargo, até então o ponto o mais alto de ser visto entre os bairros Vergueiro e Jd. Paulistano.

Sílvio viu partir dalí, levando consigo sua pequena sapataria, o seu amigo Sr. Marco Paulo, falecido em meados de 2006. Marco Paulo mudara-se do centro chamado de "cidade" para a então deserta R. Sílvio Campolim, localizada no Jd. América, na Zona Sul, chamada de "arrabalde", mas que carrega em seu sobrenome a fama da região que se tornaria a mais nobre de Sorocaba: o Campolim.

Marco contava que seus antigos vizinhos do centro custavam a acreditar que era possível se dar bem montando um comércio no "meio do mato", ainda mais com relatos da existência de cobras e onças no local. Marco Paulo tinha acertado: prosperou e chegou a vislumbrar o quanto o bairro onde morou e tirou o sustento de sua família crescera.

Esta história verídica de dois personagens do cotidiano sorocabano e também vivenciada por outros tantos sorocabanos permite que ilustremos como era a antiga Zona Sul de Sorocaba, hoje tomada por centenas de empreendimentos, e como esta será nos próximos 50 anos.

Atualmente, o corredor viário de pouco mais de oito quilômetros de extensão que se inicia a partir do centro de Sorocaba e muda de nome pelo menos 4 vezes - Barão de Tatuí, Antônio Carlos Cômitre, Izoraida Marques Perez e Gisele Constantino (já dentro dos limites da cidade de Votorantim) - vive uma explosão imobiliária sem igual. O local dos pequenos comércios e residências de alto padrão agora é o metro quadrado mais caro de Sorocaba e prossegue com o foco na construção de prédios residenciais e comerciais.

No lugar, onde há pouco mais de 20 anos dominavam pequenos negócios como sapatarias, farmácias e mercadinhos, foram surgindo, a partir do início da década de 90 do século passado, grandes empreendimentos e a inevitável verticalização da região.

Hoje, o principal corredor viário da Zona Sul dispõe de dezessete edifícios comerciais em atividade. Destes, dois são hotéis. Há também oito edifícios em construção, quase todos em fase de acabamento, somados a pelo menos mais oito edifícios com projetos em estágio avançado e início de obras. Total da conta: trinta e três empreendimentos comerciais de 4 a 25 pavimentos, todos com tendências contemporâneas e modernas denunciadas pelo abuso de vidros, laminados e perfis de alumínio em suas fachadas.

Das construtoras do passado, como a Cardieri que iniciou o processo de verticalização da região, às construtoras do futuro, como a Iguatemi que prevê quatro edifícios na região, a Zona Sul de Sorocaba e seu principal corredor ainda terão muita história para contar.

(*) Equipe VIVAcidade - 17.05.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central