"VIVAcidade - cidade inteligente com tecnologia de ponta"                          "VIVAcidade - muito mais que vitrine da cidade"                          "VIVAcidade - a vida nasce na cidade"                          "Divulgação na internet: a melhor maneira de conquistar novos mercados - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
17.05.2011. Sorocaba contrata sem concurso público

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - Parece que a bronca dada pelo Ministério Público Estadual na Prefeitura de Sorocaba que contratou mais de 200 pessoas sem concurso público de nada adiantou.

Na ocasião, os cargos chamados de "confiança" ou "comissionados" foram defendidos pelo prefeito Vitor Lippi que disse serem absolutamente necessários em sua administração.

A postura do prefeito foi um "tapa na cara" daqueles que já prestaram concurso público, que ficaram horas e mais horas em cima de volumosas apostilas, às vezes até abrindo mão do lazer nos fins de semana em favor do estudo. Além disto, as pessoas pagam muito caro a taxa de inscrição, favorecendo a prefeitura e a empresa que organiza o concurso.

Agora, a prefeitura de Sorocaba anuncia que irá contratar mais 662 pessoas a serem lotadas na autarquia SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto e na Prefeitura Municipal, sendo que uma parte das vagas, que ninguém sabe ao certo o quanto representa esta parte, será preenchida por concursados que já foram aprovados e aguardam convocação para finalmente saírem da famosa lista de espera.

O pior de tudo é que tal medida foi aprovada ontem em uma sessão extraordinária na Câmara dos Vereadores sem muito alarde, quase que à surdina. Quase ninguém ficou sabendo desta reunião tão importante, mas deveria saber, afinal é o povo sorocabano que mais uma vez irá pagar o salário dos novos funcionários.

Assim como um conto de fadas com final feliz (para alguns), tudo foi consentido pelos vereadores sem haver contradição alguma. Uma postura bastante contundente para aqueles que, meses atrás, estavam eliminando da pauta a contratação de assessores para seus gabinetes por conta da pressão popular. Seria esta uma medida compensatória aos interessados nestes cargos de assessores?

Um jornal local diz que a ampliação de vagas surgiu em um acordo com o Ministério Público do Trabalho e com o Ministério Público Estadual. Na matéria, não há especificação do que seria este "acordo". Mais uma contradição nesta história: se o Ministério Público havia recomendado que a prefeitura reduzisse drasticamente o número de cargos comissionados e até comprou briga com os vereadores no episódio da contratação de assessores, como é que agora o órgão negociou a sua ilibada recomendação inicial?

O Site VIVAcidade não é contra os que têm cargo comissionado na prefeitura ou em qualquer autarquia. O que está em discussão é a forma como estão sendo realizadas as contratações.

Acreditamos que qualquer cargo público é de confiança, porém, atualmente, as contratações em Sorocaba vêm gerando "desconfiança" na população. Isto sempre acontece porque, em geral, os cargos são usados como "moeda de troca" nas administrações públicas. Ou seja, favores antes da eleição são pagos depois da eleição com um cargo na prefeitura.

Cada vez que há contratação sem concurso, a prefeitura de Sorocaba perde a chance de ter em seu quadro de funcionários pessoas que irão desempenhar suas funções de acordo com o descrito no edital do concurso.

Além disto, há uma maior transparência no processo e uma satisfação do público que, teoricamente, entra para disputar uma vaga em condições de igualdade, sem haver apadrinhamento político, critério provinciano utilizado até hoje no Brasil para definir a quem irá pertencer um determinado cargo público.

(*) Equipe VIVAcidade - 17.05.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central