"VIVAcidade - muito mais que turismo"                          "Consulte nossa Agenda de Eventos e fique por dentro dos eventos mais importantes da cidade - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - Sorocaba mais perto de todas as pessoas do mundo"                          "Evite o consumo de bebidas alcoólicas se, no passeio, você for o motorista do veículo - VIVAcidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
04.04.2011. O futuro de Sorocaba quem decide é o mercado

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - Nos últimos dias, editoriais da imprensa escrita, de pelo menos dois jornais de grande circulação na cidade de Sorocaba, declaram-se favorável à idéia de redução do crescimento do município e o suporte ao crescimento das cidades do entorno com o direcionamento de indústrias que aqui poderiam aportar.

O Site VIVAcidade declara-se contrário a opinião destes editoriais pois não crê que o crescimento de uma cidade seja um problema. Pelo contrário, cidades pequenas costumam ter problemas proporcionalmente iguais ou maiores ao de cidades grandes já que os problemas das cidades não estão em seu tamanho e sim na capacidade de administração pública em controlar e direcionar recursos advindos de tributos para melhorar o trânsito, fornecer educação e saúde de ótima qualidade, combater o desemprego e a criminalidade, etc.

Uma cidade pode ser exemplificada como uma grande empresa cuja mão de obra vai aumentando conforme sua capacidade produtiva. Portanto, quem define se uma cidade pode ou não crescer não é o setor público e muito menos determinados setores corporativistas locais. Quem define o crescimento é o próprio mercado. Cabe ao setor público apenas observar se o mercado não extrapola seus limites legais.

Se pensássemos como os mencionados editoriais, de repente, teríamos que fatalmente frear o crescimento do País, reduzindo o número de nascimentos, o que seria incoerente inclusive com a prática cristã e constitucional.

Sorocaba ainda dispõe de mais de 30% de sua área administrativa de 456 km2 ainda não totalmente urbanizada. Para efeito de comparação, a cidade de Curitiba, premiada internacionalmente por ser considerada exemplo de qualidade de vida e sustentabilidade em território nacional, possui área de 430 km2 e população em torno de 1,7 milhão de pessoas. Número este adequado para aquela cidade.

Para que Sorocaba tivesse os mesmos problemas de São Paulo, com relação à qualidade de vida e problemas de infra-estrutura, a cidade teria que ter em torno de 3,5 milhões de habitantes e sua região administrativa número de igual valor. Ou seja, aproximadamente 7 milhões de pessoas.

Impedir através de leis ou mecanismos públicos a chegada de novos empreendimentos, sejam estes indústrias, comércios ou residências, primeiramente, afronta contra a própria história do município e, segundo, não resolve problemas estruturais que ainda temos e não solucionados por não conseguirmos ao longo de décadas receitas e poderes políticos suficientes para resolvê-los.

Sorocaba ainda não dispõe de recursos tributários compatíveis com sua população. Das grandes cidades do interior, ainda é a que menos arrecada tributos, ficando na lanterna.

A bandeira que o site VIVAcidade levanta é a de que a administração pública faça sua parte, construindo áreas de lazer, fomentando e incentivando a diversificação econômica do município, criando condições de moradias para os que residem aqui, impedindo a favelização de áreas verdes e analisando a qualidade dos empreendimentos que aqui resolverem se instalar, trazendo, assim, melhores condições de trabalho e renda para seus munícipes.

É importante ainda que Sorocaba lidere a busca por melhores condições estruturais para o crescimento das cidades vizinhas, principalmente em setores nos quais estas possam crescer e se sustentar como turismo, agricultura e agronegócio.

Muitas vezes, a industrialização das cidades vizinhas pode, ao contrário do que imaginamos, não se converter em benefícios para as mesmas e sim em sérios problemas gerados pela falta de infra-estrutura que futuramente poderá prejudicar, além de tais cidades, Sorocaba e a sociedade como um todo.

(*) Equipe VIVAcidade - 04.04.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central