"VIVAcidade - a gente mostra todas as praças da cidade"                          "Motorista, dirija com segurança, use sempre as duas mãos sobre o volante e evite colocar o braço para fora do veículo - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - muito mais que divulgação"                          "VIVAcidade - todo o dinamismo da sua cidade na Internet"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
28.03.2011. Sorocaba não pode e não deve parar de crescer

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - Não é a primeira vez que um prefeito coloca argumentos como "qualidade de vida" para reduzir ou frear o crescimento de Sorocaba. Outros tentaram e Sorocaba ficou para trás.

Com a frase "Daqui a pouco vamos estar maior do que Campinas e não sei se isso é o melhor", publicada ontem, nas páginas do Jornal local Cruzeiro do Sul, Vitor Lippi gerou mais uma polêmica na cidade e também entre investidores.

De acordo com o prefeito, Sorocaba estaria crescendo 10% ao ano, índice superior ao do País. Para Lippi, o ideal é que Sorocaba crescesse de 5% a 6% ao ano.

Antes de concordarmos com a idéia do prefeito, temos que observar que a cidade de Sorocaba é deficitária em diversas regiões, pois ainda não conseguiu resolver os gargalos de trânsito, a precariedade de bairros mais longínquos como Brigadeiro Tobias, Éden, Cajuru e Quintais do Imperador.

Além disto, a força do grande comércio de alto padrão, presente em cidades do mesmo porte, ainda reluta em aportar aqui, fazendo com que muitos sorocabanos procurem a capital. Só para termos uma idéia, grandes franquias como Outback, Starbucks e Livraria Cultura não têm projeto ou pretensão se instalar em Sorocaba, mesmo que hajam investidores interessados em bancá-las.

Por culpa do baixo PIB, se comparado à cidades de porte semelhante e até maiores como Jundiaí, Santos, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Santo André, Campinas e São José dos Campos, Sorocaba ainda não se destaca em inúmeros indicadores, como o de médicos por habitante, qualidade da água, sistema viário, transporte coletivo, prestação de serviços etc. Até o momento, a única fórmula para manter o crescimento estável da cidade é justamente a indústria. A única que realmente eleva o PIB da cidade e ainda coloca-a mais próxima das maiores economias do Estado.

Falar em reduzir o número de indústrias é o mesmo que frear a maior locomotiva local. Historicamente, Sorocaba optou pela industrialização e esta puxou a construção civil com o aumento de residências e por conseqüência a melhora do comércio local, fazendo com que seus habitantes tivessem melhor renda e fossem menos dependentes de São Paulo e sua região metropolitana.

Para que a teoria de Vitor Lippi fosse possível, seriam necessários planejamento e investimentos maciços em outros setores da sociedade como turismo, educação, agricultura e novos sistemas de energia. O que certamente não existe por parte do poder público.

É louvável a proposta de melhoria de qualidade de vida com a construção de parques, jardins e ciclovias, porém, sem receitas tributárias, a qualidade não poderá ser mantida. Já temos como exemplo aos olhos de todos a falta de investimentos em diversas áreas da cidade como qualidade do asfalto, segurança, educação e lixo. Isso se deve, provavelmente, a falta de recursos já canalizados na construção do parque tecnológico e do Sorocaba Total.

Outros projetos, alguns até pagos, como os do aeroporto metropolitano e do trem turístico, que poderiam ser grandes substitutos tributários das indústrias, ainda não saíram do papel. E talvez nem saiam.

Por fim, Sorocaba deve ensinar a ganhar o pão e até dividí-lo, quando este sobra, mas jamais dá-lo, seja qual for a cidade, pois corre o risco de ficar sem alimento já que outras metrópoles do Estado de São Paulo com certeza não pensam assim.

Para que não haja dúvidas, o Site VIVAcidade jamais se opôs ao crescimento regional, porém, cada cidade deve aprender a buscar recursos, competir e se profissionalizar. Não adianta uma cidade sem estrutura hoteleira, sem sistema de saúde, sem transporte adequado querer levar uma grande indústria. Tal indústria, se não escolher Sorocaba, optará por outra metrópole. Assim, é importante que a União e o Estado de São Paulo invistam na estrutura deficitária das cidades da região, antes mesmo que pensemos em desviar empreendimentos que optariam por Sorocaba.

As cidades menores, no entorno de Sorocaba, devem diversificar, cobrar dos governos mais investimentos em estrutura básica como Escolas Técnicas, faculdades, policiamento, serviços ao cidadão, sistemas de abastecimento de água e esgoto, além de infra-estrutura viária. Aí sim, Sorocaba entra como a grande matriz capaz de canalizar esses investimentos para cidades da região que atualmente são deficitárias.

Já tivemos alguns prefeitos, que ainda atuam na política local, que tentaram sem sucesso reduzir o crescimento de Sorocaba. Porém, as urnas deram as respostas para este tipo de teoria.

O Site VIVAcidade espera que Vitor Lippi reflita sobre suas declarações, ou melhor, explique-as à sociedade local, pois, ao invés de reduzir o crescimento de Sorocaba, porque não mantê-lo e fazer com que cidades da região também elevem seus níveis de crescimento no mesmo patamar?

(*) Equipe VIVAcidade - 28.03.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central