"As últimas informações sobre o dólar e a economia estão em Dólar e Economia no menu à esquerda - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - muito mais que um guia"                          "Motociclista, evite a poluição do ar e a poluição sonora, regule o escapamento de sua moto - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - a gente sonha com a cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
12.03.2011. RedeTV! embola o meio de campo na TV aberta

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Foi-se o tempo em que apenas uma rede de televisão dominava com supremacia a audiência e, principalmente, o poder de compra na TV aberta brasileira.

O anúncio da compra dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012 a 2014 pela RedeTV!, quinto canal em audiência, põe fim ao monopólio de décadas dos meios de comunicação da TV aberta brasileira. Há 20 anos, essa situação pareceria utópica.

Dias antes, era certo que a Rede Record, emissora que disputa o segundo lugar em audiência com o SBT, levaria a bolada com o pré anuncio de pagar os R$ 500 milhões ao Clube dos 13 para ter direito exclusivo de transmissão na TV aberta. Porém, um dia antes da abertura da carta convite, a Rede Record desisitiria da compra, alegando jogo de cartas marcadas entre alguns times de futebol e a concorrência, diga-se Rede Globo. A emissora da familia Marinho, sem o poder político de outrora a seu favor e ao lado da TV Bandeirantes, sua parceira comercial, não aceitaram os termos da carta convite e optaram por negociar individualmente com alguns times. Seria então um problema jurídico ou falta de receita da Rede Record? Nunca saberemos.

O fato em questão pareceria rotineiro se ocorresse em qualquer lugar do mundo, porém, em se tratando de Brasil, coloca a tona a guerra de poder entre as gigantes da mídia já que com os direitos de transmissão de futebol nas mãos a RedeTV! escolheria um parceiro comercial que poderia não ser a Record e nem a Rede Globo.

Por outro lado, conflitos comerciais envolvem também a RedeTV! e o SBT, que começou com o "boicote" do Teletom e a contratação de Hebe Camargo. Assim, é provavel que com a aquisição dos direitos do futebol pela RedeTV!, o SBT fique de fora. Já a Rede Record, se adquirisse os direitos, deixaria a Globo e a Bandeirantes de fora, mas traria o SBT como seu parceiro comercial.

Nos últimos anos, a até então poderosa Rede Globo vem perdendo dezenas de profissionais e direitos para outros canais. Para citar alguns nomes, temos importantes jornalistas, apresentadores e diretores como: Ana Paula Padrão, Lucimara Parisi, Joelmir Beting, Carlos Nascimento e Paulo Henrique Amorim. Com relação aos eventos, temos a grade de filmes da Tela Quente, que hoje em sua maior parte tem os direitos concedidos ao SBT, e as Olimpiadas, cujos direitos são da Rede Record.

Entre os outros canais, o poder de fogo também é grande. Há alguns anos, a Rede Record contratou o apresentador Gugu, então líder de audiência da emissora SBT. A resposta imediata foi a contratação pela outra emissora de diversos profissionais gabaritados da Rede Record, entre eles Eliana, Roberto Justus, Tiago Santiago e Richard Rasmussen.

Mais recentemente, a Rede Bandeirantes tirou da Rede Record o apresentador em ascensão Luciano Faccioli, que respondeu imediatamente com aumento de audiência nas manhãs da emissora do Morumbi.

Com estas novas mudanças na TV aberta brasileira e inúmeros outros fatores como poder de renda e consumo, tv a cabo, internet, smartphones e ipads vem reduzindo drasticamente a audiência da TV aberta, mesmo que ainda seja o meio de comunicação com a maior fonte de receitas no país. Resta a Rede Globo administrar e muito bem as suas novelas, pois é um de seus últimos pilares.

(*) Equipe VIVAcidade - 12.03.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central