"Motorista, ao fechar o sinal, pare o veículo antes da faixa de travessia dos pedestres - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - muito mais que notícias"                          "Não estrague sua vida e sua saúde. Não use nenhum tipo de droga - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - tudo ao mesmo tempo agora"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
04.03.2011. Shopping vizinho pode comprometer Sorocaba

 (*) Nossa Opinião

Sorocaba - Há alguns dias, a Iguatemi Empreendimentos anunciou a construção de um grande shopping center em um terreno da cidade de Votorantim, próximo aos limites de Sorocaba. Acontece que a novidade, vista com bons olhos pela população de ambas as cidades, pode prejudicar o crescimento do comércio de Sorocaba, além de não trazer receitas aos cofres do município. O mesmo pode ocorrer com o próprio comércio de rua de Votorantim devido à proximidade do shopping com sua região central.

Com relação à postura da prefeitura de Votorantim, o Site VIVAcidade não se posicionará, pois entende que a mesma tem seus motivos particulares e até tributários para incentivar a construção de um grande shopping dentro dos seus limites, como acertadamente o fez quando incentivou a vinda do condomínio Alphaville na mesma região.

A análise feita pelo pelo Site VIVAcidade levanta a questão da conversa que tiveram os prefeitos Vitor Lippi e Carlos Piveta com relação a investimentos futuros na região.

A pergunta é...

Que vantagem leva Sorocaba ao investir em sistema viário e em transporte coletivo para direcionar um volume de mais de 600 mil pessoas para o município vizinho sem ter em contrapartida o retorno de receitas arrecadadas pelo mesmo?

Atualmente, a cidade de Sorocaba tem pelo menos 4 shopping centers de médio e grande porte em fase de projeto e construção: Plaza Itavuvu, Cheda´s Mall, Shopping Cidade e, mais recentemente, o centro comercial da construtora Rocco, a mesma que realizou as obras do Villàggio Shopping. Além destes, outros 3 shoppings estão em fase de expansão e melhorias: Sorocaba Shopping, Panorâmico Shopping e Shopping Granja Olga. O número razoável de shoppings em Sorocaba já é suficiente para encher de trabalho o poder público local com obras no entorno de tais empreendimentos como sistemas viários, galerias de água, esgoto, táxis, transporte coletivo.

No passado, especificamente no final da década de 80, logo após a conclusão do Shopping Center Panorâmico, a cidade de Sorocaba deixou de direcionar investimentos e melhorias no entorno deste shopping para desenvolver a região conhecida como Campolim. Até mesmo um viaduto foi construído para acesso ao Esplanada Shopping. A conseqüência deste ato, até nobre, se visto pelo lado técnico, veio logo em seguida com o fechamento das atividades do mencionado shopping, na época conhecido como Shopping Center Regional. Mais de 200 estabelecimentos encerraram suas atividades.

Logo em seguida, Sorocaba teve outra perda de receitas com mais de 80% do faturamento do Esplanada Shopping direcionado à cidade vizinha. Além do Esplanada, Sorocaba também acabou perdendo as receitas do Atacadista Makro.

Naquela época, Votorantim entrou com uma ação para reavaliar os limites entre os municípios. Foi constatado que o Esplanada Shopping teria apenas o estacionamento em Sorocaba. Mais recentemente, um acordo entre Lippi e Pivetta direcionou o IPTU do referido shopping para Votorantim.

O Site VIVAcidade não se posiciona contra os investimentos em Votorantim, porém, alerta que a cidade de Sorocaba, em hipótese alguma, pode carregar mais esse ônus sem questionar o retorno disso, pois lá atrás, por duas oportunidades, quando da emancipação e da busca das receitas do Esplanada Shopping, a cidade de Votorantim pensou apenas nela, ainda que fosse totalmente legal (dentro da Lei).

Sorocaba pode ajudar Votorantim, porém, dentro do seu poder de atuação como município autônomo, sem poder de região metropolitana, agindo de acordo com o princípio fundamental da legalidade, para não comprometer a estrutura urbana e de crescimento da cidade também em outras regiões.

Sorocaba ainda é bastante deficitária quanto ao crescimento do comércio, principalmente nas regiões que não fazem parte do corredor Centro-Sul. Para tanto, o poder público deve fundamentar seus investimentos dentro do principio da isonomia, permitindo que toda a população possa receber os benefícios correspondentes ao desenvolvimento da cidade, deixando Votorantim assumir o seu papel de cidade independente.

O Site VIVAcidade lamenta a falta de atenção da Câmara Municipal e até mesmo da Prefeitura de Sorocaba em relação à vontade de realmente incentivar os investimentos comerciais e de prestação de serviços feitos dentro dos limites do município. A cidade deve sim manter a colaboração e a cooperação com o município limítrofe de Votorantim, porém, deve exigir em contrapartida o preço que lhe é mais do que justo por direcionar seus habitantes a consumirem na cidade vizinha.

Sorocaba tem que pensar que perdendo os impostos gerados com estes grandes investimentos, não terá receitas para investir nas regiões bastante deficitárias de outros extremos da cidade como Éden, Brigadeiro Tobias, Parque Tecnológico, Novo Mundo, São Bento e Quintais do Imperador.

O alerta do Site VIVAcidade confronta a cidade de Sorocaba com outros municípios do mesmo porte e até menores como Jundiaí e São José do Rio Preto que têm mais shoppings, mais lojas de departamentos, mais cinemas e empregam mais pessoas nesse setor uma vez que tecnicamente o Esplanada Shopping localiza-se em Votorantim e não em Sorocaba.

Outro fato lamentado pelo Site VIVAcidade é o posicionamento do Grupo Iguatemi que, mesmo tendo um grande shopping na divisa entre os municípios, há anos instalou cobrança de entrada no estacionamento do mesmo com argumento de futuras expansões com lojas que poderiam sim ser feitas nos limites de Sorocaba, equilibrando, assim, o bolo de receitas gerado por aquele shopping. Mas, de fato, o mesmo nunca se interessou em fazer grandes melhorias no local, optando por adquirir terreno na cidade vizinha.

Diariamente, milhares de sorocabanos vão às compras na vizinha Votorantim e com isso deixam de fazer suas compras em Sorocaba, considerando que o Esplanada é quase 100% de Votorantim. Com mais um shopping de porte Regional em Votorantim, outros shoppings de Sorocaba, e até mesmo o famoso comércio central terão que dividir o bolo e pagar mais tributos. Por outro lado, a população de Sorocaba cada vez menos verá o retorno de seu consumo em benefícios sociais e melhorias estruturais que os impostos gerados pelas atividades comerciais locais poderiam lhe retornar.

(*) Equipe VIVAcidade - 04.03.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central