"VIVAcidade - o importante é viver"                          "VIVAcidade - o ponto de vista do cidadão"                          "VIVAcidade - a cara da cidade na internet"                          "VIVAcidade - a sua cidade inteligente"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
24.02.2011. Pouca Chuva, mas muito trânsito em Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - A chuva fraca e constante, a escuridão que agora chega mais cedo com o fim do horário de verão e a entrada de alunos nas escolas causaram lentidão e congestionamento nas principais vias de Sorocaba no período entre 17h30 e 19h30 de ontem.

Na Rod. Raposo Tavares, o congestionamento se agravou com as obras simultâneas de construção de dois viadutos, chegando a superar os 5 km quilômetros em trecho que corresponde às regiões Além Ponte e altos do Cerrado, passando pelo bairro Campolim.

Além da Rod. Raposo Tavares, importantes corredores comerciais da malha viária central como Antônio Carlos Cômitre, Armando Pannunzio, General Carneiro, Afonso Vergueiro, Moreira César, Américo Figueiredo, Humberto de Camargo, Humberto de Campos e Hermelino Matarazzo também ficaram bastante congestionados.

Excesso de carros nas ruas

O início de 2011 colocou milhares de carros novos nas ruas de Sorocaba, agravando ainda mais a situação do trânsito nas principais vias da cidade. É o caso da Av. Américo Figueiredo na qual a permissão de estacionamento nos dois lados da via, no acesso ao bairro Jd. Americano, obstrui a fluidez dos veículos em trecho de aproximadamente 500 metros, provocando inclusive congestionamento e acidentes entre o acesso ao bairro e a Av. General Carneiro, na altura do Pronto Atendimento da Zona Oeste. Outra via com problema semelhante é a R. Hermelino Matarazzo no trecho que corresponde ao Cemitério da Saudade.

Transporte coletivo precário

A falta de corredores viários específicos para o transporte coletivo, os preços elevados da passagem e a pouca quantidade de ônibus - apenas 357 e, em sua maioria, pequenos e lotados - agravam ainda mais a situação do trânsito na cidade já que desestimula o uso do transporte público. Só para efeito de comparação, a cidade de São José dos Campos, de porte semelhante, mas localizada em uma região administrativa menos habitada, tem 400 ônibus urbanos e, em sua maioria, modelos que comportam maior número de pessoas.

Excesso de semáforos dessincronizados

Em Sorocaba, alguns gargalos no trânsito são causados pela falta de sincronia entre semáforos posicionados em vias de trânsito rápido. Motoristas chegam a parar até 10 vezes em trechos de no máximo 3 km como ocorre nas avenidas Afonso Vergueiro e General Carneiro. Cidades como Goiânia, São Carlos e Campinas estão adotando com resultado satisfatório o sistema conhecido como "Onda Verde" cujos semáforos são programados e gerenciados via software para estarem sempre abertos aos veículos que trafegam em velocidades constantes de 50 km/h e 60 km/h.

Sinalização pode ajudar

De acordo com um motorista de uma empresa que realiza transportes na cidade, placas com proibição de paradas e estacionamento entre as 18h e 20h em locais pontuais, fora da região central, além de muita fiscalização, podem contribuir com a fluidez do trânsito nas principais vias em horários de pico.

(*) Equipe VIVAcidade - 24.02.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central