"VIVAcidade - mais inteligência na Internet"                          "VIVAcidade - Sorocaba se liga aqui!"                          "Divulgação na internet: a melhor maneira de realizar negócios - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - viva essa idéia"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
24.02.2011. 150 pessoas debatem "inovação" em Sorocaba

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - Em Sorocaba, a primeira edição da Quarta Tecnológica de 2011 reuniu um público superior a 150 pessoas no auditório da Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista. O evento, que teve como tema "Inovar para crescer, como obter recursos para inovação", contou com a presença do prefeito Vitor Lippi, do vereador Claudemir Justi, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, da professora Desirée Zouain, da USP, e de representantes de empresas, universidades e escolas técnicas de Sorocaba.

Em seu pronunciamento, Lippi agradeceu a presença dos participantes, reforçando que todos estão ajudando a pensar e a construir o futuro de Sorocaba. "Quem descobre mais rápido, sai na frente e acaba tendo a liderança de mercado. O Brasil precisa ser um país voltado para a tecnologia, a sustentabilidade, facilitando o ambiente da pesquisa e da inovação. Investir em pesquisas que transforma conhecimento em riqueza, é isso que interessa a sociedade e o Parque Tecnológico de Sorocaba vai fazer isso", disse Lippi.

O prefeito ressaltou também que está entusiasmado com o projeto e fez uma breve apresentação sobre o andamento e de como vai funcionar o PTS. Ele lembrou ainda que o parque está localizado na nova zona industrial de Sorocaba com toda infraestrutura necessária, para dar suporte a pesquisa e inovação. "Lá teremos o ambiente propício para a P&D, apoio na certificação e patentes, INPI, IPT, orientação de como conseguir financiamento dos programas estaduais e federais, para facilitar a vida de quem quer pesquisar", concluiu.

Para falar sobre "Inovar para crescer, onde e como obter recursos para inovação", a "Quarta Tecnológica" trouxe a Sorocaba o presidente do Instituto Inova de São Carlos, José Octavio Armani Paschoal, e o professor Sérgio Gonçalves Dutra, do mesmo órgão. Também fizeram palestras os professores João Florêncio da Silva e Marcos Bernasconi, do Finep.

Paschoal falou sobre o marco regulatório da cultura da inovação no Brasil, que é a Lei 10.973 (Lei do Bem). Entre outras medidas, ela permite que as grandes empresas repassem recursos para projetos estratégicos conduzidos por micro e pequenas empresas, além de garantir incentivos para investimentos em pesquisas. "Têm incentivos fiscais para empresas que fazem pesquisa, subvenção destinada à remuneração de pesquisadores por empresas privadas, benefícios fiscais para empresas que tenham pesquisadores como funcionários, dedução do IR e da contribuição sobre o lucro líquido", disse.

Por sua vez, Dutra destacou que o projeto apresentado aos empresários e universidades em Sorocaba teve aprovação do CNPQ, cujo objetivo é o de orientar as empresas, principalmente as mini e pequenas. "É por isso que estamos aqui, mostrando os mecanismos disponíveis para iniciar esse processo de inovação, a grande maioria das empresas sabem como fazer isso", disse.

Entre as empresas e academias que marcaram presença nesta primeira "Quarta Tecnológica" de 2011 estão: Ufscar, Fatec, Sebrae, Jaraguá Equipamentos Industriais, Saturno, Senac, Metso, Iharabras, Woopi Tecnologia, ZF do Brasil, Uniso, Flextronics, Unip, Wobben, Edscha do Brasil, Lieber Telecomunicações e Sorometal. Realizada pelo Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Quarta Tecnológica visa aproximar o centro acadêmico das indústrias.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central