"VIVAcidade - todas as artes no coração da cidade"                          "VIVAcidade - o mundo todo acessa a cidade"                          "VIVAcidade - veja com seus próprios olhos"                          "VIVAcidade - cidade e interatividade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
23.02.2011. Internet revoluciona mundo árabe

 (*) Luís Renato Cruz Vieira de Andrade

Sorocaba - A internet é uma invenção sensacional e que vem revolucionando países com regimes ditatoriais no mundo árabe.

Nestes países, os manifestantes organizam protestos principalmente através das redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, etc. Também utilizam as mesmas para postarem imagens das revoltas, o que acaba contagiando outros países que se mantêm dominados por ditadores.

Não é difícil entender a lógica desta revolução em tempos de tecnologia informacional: as populações destes países assistem pela internet o mundo ocidental e seus benefícios democráticos e de direitos humanos. Estas populações pobres e reprimidas historicamente acabam fazendo comparações com o próprio regime político local, dominado por castas há centenas de anos, e exigem mudanças.

É bom lembrar que nestes países sempre existiram grupos de esquerda, ou seja, que vão contra estes regimes, porém, não tinham a possibilidade de difundir suas idéias tão massivamente como ocorre via redes sociais, atualmente.

Assim, quanto mais fechado um país e quanto mais controlado pelo governo são as mídias locais, ou a imprensa, mais a internet e as redes sociais tendem a ser fundamentais para o exercício da cidadania e da democracia.

A internet difunde por si mesma o espírito da democracia e da participação de todos. Por isso, alguns grupos corporativos ou que dominam a mídia, principalmente em países de terceiro mundo, tendem a "demonizar" a internet, pois estão perdendo o controle sobre a consciência das massas. Por isso, é comum matérias jornalísticas televisivas que depreciam a internet ou as redes sociais.

Voltando ao mundo árabe, é preciso dizer que a revolução que a internet e as redes sociais estão causando em todo o planeta é um fato que deve ser considerado, ainda que o discurso dos Estados Unidos, país preocupado com a estabilidade política nestes países que mantêm negócios norte-americanos em seus territórios, não reconheça abertamente tal fenômeno comunicacional.

E não são apenas as redes sociais que vêm causando desconforto a países dominantes ou com regimes ditatoriais. Recentemente, tivemos o fenômeno Wikileaks, uma espetacular ferramenta de transparência para os governos que cada dia mais conseguem se esconder cada vez menos. O Wikileaks provou que aquilo que os governos falam ao público é bem diferente em relação ao que pensam e fazem nos bastidores.

No mar de incoerências discursivas em que vive os EUA desde o famigerado 11 de Setembro, é estranha a postura do mesmo em não reconhecer a revolução da internet no mundo árabe já que este país deu mérito à internet como o principal fator para a vitória de Barack Obama, que tenta tirar seu país de uma crise econômica e salvar sua popularidade não muito alta entre os eleitores da internet.

(*) Luís Renato Cruz Vieira de Andrade é comunicólogo e sócio-diretor do Site VIVAcidade em Sorocaba.

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central