"VIVAcidade - a cidade pulsa na sua frente"                          "VIVAcidade - você sente a cidade"                          "VIVAcidade - Sorocaba pulsa na sua tela"                          "VIVAcidade - conquiste a sua cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
02.02.2011. Sorocaba terá 1600 lojas em shoppings

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Crescimento da cidade de Sorocaba provoca verdadeira corrida entre os empreendedores de shoppings centers.

Desta vez, Sérgio Rocco, proprietário do recém inaugurado Villàggio Shopping, divulgou para a imprensa a construção de um complexo misto que envolve um shopping center de 150 lojas e edifícios residenciais no entorno. O projeto de Rocco era guardado as sete chaves, já que o terreno, estrategicamente localizado ao lado do futuro Senai, na Av. Itavuvu já teria sido comprado.

Com a divulgação do novo centro comercial da Zona Norte e a confirmação de todos os empreendimentos anunciados, Sorocaba passará a ser a cidade do Estado, com exceção da capital, com o maior número de empreendimentos do gênero, tendo mais de 1600 opções de compras espalhadas em 13 shoppings centers que deverão estar concluídos até a Copa de 2014. Milhares de empregos serão gerados.

Atualmente, Sorocaba possui 503 opções de compras nos empreendimentos que levam a denominação de shopping centers, número este ainda inferior ao de cidades de porte semelhante como São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Osasco e Santo André.

Até o final do ano, porém, o número de estabelecimentos em shoppings de sorocaba saltará de 503 para 697, conseqüência da ampliação dos shoppings Granja Olga e Panorâmico e a conclusão do Plaza Itavuvu.

"Novo Campolim" desponta na Zona Norte

Os mais céticos podem até se espantar, mas já é considerado fato mercadológico que o extremo norte de Sorocaba deverá ser, em alguns anos, um novo Campolim.

O apoio maciço do poder público que vislumbra criar uma nova região dentro da cidade e a falta de terrenos de grande porte, principalmente com valores atrativos dentro do território sorocabano, especificamente na Zona Sul, faz do corredor viário formado pela Av. Itavuvu, a partir do número 2500, e pela Rod. Castello Branco, seguindo pela Toyota até o Jóquei Clube de Sorocaba, um gigantesco e promissor polo de consumo e de fomento a negócios que deverá abrigar em alguns anos grandes industrias, prestadores de serviços, shoppings, condomínios de luxo e hotéis. Para se ter uma idéia, a área em questão é 30 vezes maior do que toda a Zona Sul de Sorocaba.

Experiências que deram certo

Durante diversos períodos de sua história, Sorocaba viveu experiências semelhantes a que vive nos dias atuais e é por este motivo que a cidade chegou aos seus 600 mil habitantes e consolidou uma região administrativa com mais de 2,5 milhões de pessoas, o que a coloca não só como uma das maiores do país, mas também do mundo.

O centro de Sorocaba e a região do Além Ponte (Zona Leste) formaram-se há mais de 350 anos com a construção do Mosteiro de São Bento. A distância entre as margens do Rio Sorocaba, onde ocorria a famosa feira de muares e o mosteiro, fez surgir as primeiras residências e os primeiros estabelecimentos comerciais da cidade.

Em 1810, o horizonte sorocabano acelera em direção ao norte com a construção da primeira siderúrgica brasileira, hoje denominada Fazenda Ipanema. Surgem as avenidas Ipanema e Itavuvu.

Por volta de 1870, Luiz Matheus Maylaski, em apenas 5 anos, rasgou Sorocaba e outras cidades com 2.074 quilômetros da Estrada de Ferro Sorocabana. Surge o bairro Além Linha. Logo em seguida, Sorocaba é tomada por indústrias têxteis e agraciada com o título de "Manchester", em homenagem ao perfil industrial comparado a uma das principais cidades inglesas.

Em 1918, é a vez da Zona Sul de Sorocaba surgir com a construção da fábrica de tecidos de Votorantim que, em 1933, tornou-se a gigante do cimento, gerando o nome da cidade sede.

Já no final da década de 40, Sorocaba vê surgir o primeiro pólo de saúde, constituindo assim a região do Jd. Vergueiro. O então prefeito Gualberto Moreira traz a PUC e consolida os grandes hospitais públicos da Zona Sul.

Dos anos 60 aos anos 80, mesmo no período ditatorial, Sorocaba continuou crescendo e expandiu seus horizontes, principalmente nas regiões Leste, Norte e Oeste com a criação das zonas Industrial, Administrativa e do primeiro shopping do interior. Os prefeitos Armando Pannunzio, José Crespo Gonzales e Theodoro Mendes foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento dessas regiões.

Entre as décadas de 80 e 90, Sorocaba retoma o pioneirismo como sendo a primeira cidade do interior do Brasil a ter três grandes shoppings. A experiencia frustrada, que culminou com o encerramento das atividades de um dos shoppings não desanimou os comerciantes locais, que encabeçados por empreendimentos como a Padaria Real, o Shopping M e o Esplanada Shopping e com o apoio do prefeito Antônio Carlos Pannunzio fez surgir a Zona Sul, primeira região nobre de Sorocaba. Grandes terminais urbanos agilizam a locomoção de pessoas na cidade.

Nos últimos anos, os prefeitos Renato Amary e Vitor Lippi, recolocam Sorocaba como um dos principais centros de negócios do Estado. Empresas de tecnologia de ponta, telefonia, informática, de energia e automotivas consolidam a economia da cidade. Universidades e grandes estabelecimentos comerciais surgem em todas as regiões. Sorocaba revive um novo ciclo de prosperidade.

(*) Equipe VIVAcidade - 02.02.2011

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central