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01.02.2011. Como guiar em vias com enchentes

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - As tempestades de Verão que atingem o Estado de São Paulo, desde a primeira quinzena de janeiro, têm causado uma série de prejuízos para os motoristas das principais cidades do interior paulista.

O colapso do sistema de escoamento das vias públicas dessas cidades somado ao elevado volume de água medido nas precipitações têm ocasionado pontos de alagamento em Avenidas e Marginais de grande movimento.

Confrontados com esta situação, alguns condutores, por pressa ou temor de que a altura da água possa ultrapassar a altura do veículo, costumam enfrentar as cheias, expondo o automóvel a uma série de problemas mecânicos.

Marcelo Fogaça, Gerente de Serviços da Honda Caiuás Sorocaba, observa as consequências das chuvas de Verão em automóveis há seis anos. Segundo ele, o maior risco para um motorista que não desejar aguardar a diminuição do nível d´água é causar calço hidráulico no veículo. "Além disso, temos que apontar o fato de as águas das chuvas serem potencial causa de danos elétricos", completa o profissional.

Na oficina Honda de maior movimento, em Sorocaba, mensalmente, três veículos são danificados em razão das chuvas. Agora, em janeiro, este número já foi atingido, antes de completar o mês. "Atualmente, dois carros passam por manutenção elétrica e de tapeçaria", resume Douglas Oliveira, Gerente Geral de Pós-Venda.

Aprenda a guiar em trechos invadidos por enchentes

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), único centro de pesquisa do país dedicado ao estudo da reparação automotiva, lançou uma série de dicas para que você, motorista, não corra riscos com seu carro em casos de alagamento.

- Não dê partida no motor, caso ele morra durante a travessia. Mantenha-o desligado e remova-o até uma oficina, evitando danos por calço hidráulico.

- Observe a altura do nível de água do trecho alagado. Só siga adiante se o volume não ultrapassar o centro de suas rodas.

- Mantenha seu carro em baixa velocidade, mantendo uma rotação em torno de 2.500 RPM, o que diminui a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor.

- No caso de veículos equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição "1". Dessa forma, o veículo não desenvolve tanta velocidade, sendo possível imprimir uma rotação maior ao motor.

- É recomendado desligar o ar condicionado, visando que componentes não joguem água na tomada de ar do motor.

- Para os casos mais sérios de alagamentos, é recomendado, preventivamente, fazer um check-up, corrigindo, por exemplo, possíveis alterações do sistema de injeção eletrônica.

- Havendo travessias consecutivas de alagamentos, recomenda-se uma limpeza do sistema de ventilação, pois estará sujeito à contaminação por fungos, microorganismos e bactérias, demandando limpeza de todo o sistema para a utilização segura.

"O ideal é o motorista não forçar o carro. Caso precise atravessar o trecho, estes passos são essenciais", diz Oliveira.

Por Guilherme Martins.

(*) Equipe VIVAcidade - 01.02.2011

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