"Atenção eleitor: vote apenas em candidatos com "Ficha Limpa""                          "VIVAcidade - Sorocaba se liga aqui!"                          "VIVAcidade - você vê a cidade"                          "Antes de lavar a calçada, limpe-a primeiro com uma vassoura, seja inteligente, economize água - VIVAcidade Serviços"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
14.12.2010. Chuva forte em Sorocaba: ventos de 97 km/h

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - O temporal com ventos de 97 km/h e 73 mm de chuvas que atingiu Sorocaba na tarde de ontem, por volta das 16h, causou danos e prejuízos por toda a cidade. Para se ter idéia do volume de água, em apenas duas horas, choveu o equivalente a todo mês de novembro.

No Centro e na Zona Leste, árvores caíram sobre a fiação elétrica e veículos. No Jd. Abaeté, o temporal chegou até a danificar o telhado da casa da máquina da bomba que faz o refluxo de água do rio Sorocaba, preocupando os moradores do bairro que ficaram assustados com medo de que as cenas de inundações de alguns anos atrás se repetissem.

Na Av. Dom Aguirre, principal corredor viário do centro de Sorocaba e que margeia o Rio Sorocaba, nem mesmo a obra da prefeitura, que elevou a pista em 1,70 m, segurou as águas do rio, que em alguns pontos chegou a 1,40 m, o que interditou uma das áreas prováveis de inundação que fica embaixo da ponte Francisco Delosso (R. XV de Novembro), o que provocou quase uma hora de interdição.

Para piorar o caos causado pela intensa chuva e pelos fortes ventos, a região central e o centro expandido de Sorocaba ficaram com os semáforos desligados por quase uma hora, causando desordem e lentidão no trânsito.

Por conta da interdição na Av. Dom Aguirre e do apagão semafórico, os veículos que pretendiam chegar ao centro ou à Zona Norte tiveram que pegar o desvio por vias alternativas como a Av. Pereira da Silva e a R. Mascarenhas Camelo. Nestas vias, os motoristas chegaram a ficar pelo menos 45 minutos dentro dos carros até chegarem ao centro.

Outras avenidas como a Afonso Vergueiro, no centro, e Antônio Carlos Cômitre, na Zona Sul, também tiveram pontos de alagamento.

Solução definitiva, porém, necessária

De acordo com um construtor consultado pelo Site VIVAcidade, as enchentes do Rio Sorocaba sob ponte Francisco Delosso, da R. XV de Novembro, só terão solução definitiva com a elevação da pista naquele ponto além da construção de um piscinão na margem direita do rio naquela região. Para a elevação da pista naquele ponto, também será necessário a elevação da ponte da R. XV de Novembro, a superposição da linha férrea sobre esta ou até mesmo o desvio da linha que passa pela margem esquerda para a margem direita com a construção de um ferroduto à esquerda da ponte, no sentido transversal.

Hoje, o ferroduto passa ao lado direito da ponte. A superposição do ferroduto também obrigaria alterações nas linhas de transmissão de energia elétrica, o que encareceria a obra.

Outras cidades atingidas

Em Jundiaí, cidade distante 84 km de São Paulo, o vendaval chegou a destelhar imóveis, danificando inclusive um terminal de ônibus.

São Paulo também teve um dia de caos provocado pelas chuvas e pelo número excessivo de carros, situação que já virou rotina na capital.

(*) Equipe VIVAcidade - 14.12.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central