"VIVAcidade - contribuindo com a sociedade"                          "Pratique cidadania, doe sangue a quem precisa, informe-se nas unidades médicas de sua cidade, consulte o nosso Guia de Serviços Públicos - Vivacidade Serviços"                          "VIVAcidade - o seu mundo é a cidade"                          "VIVAcidade - voltado aos cidadãos do século 21"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
11.12.2010. ONG de Sorocaba junto com Instituto Butantan

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Na sexta (10), a associação Pé de Planta, ONG ambientalista com sede em Sorocaba, celebrou parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, para a formulação de ações de conservação e de promoção do desenvolvimento sustentável na Fazenda São Joaquim, propriedade do Instituto, onde é produzido plasma, material para soros e vacinas.

A fazenda tem uma área de 540 hectares nos municípios de Araçariguama e São Roque. A parceria inicia com o plantio de 46.000 mudas, recuperando mais de 27 hectares de áreas nativas de Mata Atlântica. Este plantio servirá de compensação ambiental às obras da Via Oeste realizadas na região desde 2006. A mencionada concessionária patrocina o plantio e reafirma seu desejo de agregar valor social e ambiental aos seus processos de licenciamento, além das tradicionais contrapartidas.

O reflorestamento em questão irá proteger cursos d´água e nascentes, além de conectar fragmentos florestais já existentes. O projeto já viabilizou a reforma de uma pequena casa para alojar a equipe de plantio e os pesquisadores, e futuramente servirá de alojamento aos funcionários da própria fazenda. A equipe técnica do Pé de Planta orientará o Instituto Butantan nos quesitos ambientais e legais para a construção de um novo piquete na área, oferecendo as recomendações técnicas para o menor impacto e corretas contrapartidas ambientais.

A associação realizará trabalhos de educação ambiental com os funcionários e as crianças da escola municipal instalada dentro da fazenda e que serve à população interna e à vizinhança.

Em 2011, com o apoio da FATEC (Faculdade de Tecnologia) de Tatuí, será montado um laboratório de Informática para uso de alunos e funcionários, constituindo um espaço de aprendizado de fundamental importância neste novo século. As máquinas serão montadas por alunos e voluntários da mencionada faculdade com peças recuperadas de máquinas caça-níquel apreendidas pela Justiça e doadas ao projeto.

Além de sua importância para o Instituto e para a própria fazenda e sua comunidade, o projeto é de suma importância para o movimento ambientalista regional já que marca a expansão do projeto Pé de Planta na região da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê. Nesta bacia estão inseridos os municípios de Sorocaba, São Roque e Araçariguama, além de 31 outros municípios. O déficit de arborização ultrapassa a casa dos milhões de árvores e iniciativas como esta ajudam a preencher este vazio.

A cerimônia apresentou o projeto aos próprios funcionários da fazenda e permitiu a divulgação local e regional, além de aproximar institucionalmente a fazenda da sede do Instituto e da Fundação Butantan, em São Paulo. O evento contou com um cerimonial no qual falou Paulo Sgroi (Secretário Executivo da Associação Pé de Planta), Eduardo Camargo (Diretor da CCR - Viaoeste), José Guedes (Presidente da Fundação Butantan) e Otávio Azevedo Mercadante (Diretor do Instituto Butantan).

Celebrando a parceria de seus respectivos municípios, estiveram presentes os prefeitos Efaneu Nolasco (São Roque) e Roque Hoffman (Araçariguama), além de representantes do prefeito Vitor Lippi (Sorocaba) e do deputado federal Antônio Carlos Pannunzio (Sorocaba).

O evento realizou-se às 9h30 e contou também com a apresentação de um documentário, produzido pelo argentino Andres Meyer, sobre a produção de soros do Butantan. No período da tarde, houve uma oficina de Educação Ambiental com as crianças da fazenda e da vizinhança.

A associação Pé de Planta iniciou suas atividades na cidade de Sorocaba, onde já plantou mais de 12.000 árvores nativas em parques e áreas públicas da cidade. Ainda nesta estação de chuvas, plantará mais de 20.000 novas árvores com o apoio de empresas como Coca-Cola, IBM, YKK, Rotary Club Vergueiro, Ciclo Ligas, além da própria Viaoeste.

(*) Equipe VIVAcidade - 11.12.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central