"VIVAcidade - de Sorocaba para o mundo"                          "VIVAcidade - a cidade completa na internet"                          "VIVAcidade - criar, mudar e colaborar"                          "VIVAcidade - as idéias têm valor"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
23.11.2010. Governos ignoram a Copa e a Olimpíada

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - A menos de 4 anos da Copa do Mundo e a 6 anos das Olimpíadas, tanto o Governo Federal como os governos Estaduais e Municipais, até o momento, pouco fizeram para ajustar seus orçamentos para investimentos em infra-estrutura focados especificamente nos dois mega eventos.

As cidades de modo geral, para não comprometerem seus orçamentos públicos, esquivam-se dos "problemas", o que poderá dificultar seriamente a realização dos eventos. Já a iniciativa privada, sem o apoio dos governos, dificilmente moverão uma palha, uma vez que os dois eventos de massa são pouco lucrativos, pois ocorrem por um período de tempo de exposição muito curto.

Em Sorocaba, fala-se em copa do mundo há anos, desde que o clube Atlético Sorocaba chegou a apresentar à imprensa um projeto para a construção de um estádio de futebol. Se a idéia tivesse sido concretizada, Sorocaba teria o mais moderno estádio do país. Com relação à capital paulista, muito se falou sobre a construção do estádio do Corinthians depois da eliminação do Morumbi dos planos da FIFA, porém, até o momento, nada foi concluído.

No que se refere ao sistema de transporte, e falando de São Paulo, o Estado mais rico da nação, com exceção das Rodovias, que em outros Estados vivem situações piores, tanto o sistema aéreo quanto o ferroviário precisariam de investimentos bilionários. O sistema de transporte aéreo, que tem previsão de crescimento de 25% para vôos nacionais e 21% para vôos internacionais, não comporta sequer o movimento atual, quem dirá daqui a 4 anos e ainda operando simultaneamente um evento do porte de uma Copa do Mundo.

Tanto São Paulo como as demais cidades da região metropolitana, bem como as cidades do interior com distâncias de até 100 km como São José dos Campos, Santos, Sorocaba, Jundiaí e Campinas, não têm aeroportos com estruturas que comportem eventos do gênero. Somente Guarulhos teria um aeroporto com capacidade limitada.

Sorocaba chegou a planejar ao custo de aproximadamente R$ 1 milhão um novo aeroporto, que estaria posicionado estrategicamente às margens da Rod. Castello Branco e que poderia ser utilizado como opção para vôos tanto nacionais quanto internacionais.

Quando se fala em transporte ferroviário, a situação em São Paulo e em todo o Brasil chega a ser catastrófica. O transporte ferroviário no Brasil só serve, e mal, para transporte de cargas.

No Brasil, poucas capitais possuem metrôs e, quando os têm, são ineficientes. Somente os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro têm uma malha, ainda que precária, que liga apenas algumas cidades de suas regiões metropolitanas.

O famoso TAV - Trem de Alta Velocidade, que foi proposto pelo presidente Lula, precisaria de planejamento e execução de pelo menos 10 anos para ser finalizado. Quando se ouve falar da inauguração de um trem de alta velocidade, em qualquer parte do planeta, é porque o projeto foi elaborado muitos anos antes. Outro entrave para o trem de alta velocidade seria seu custo extremamente elevado que afetaria sua eficiência para o transporte de massa, já que encareceria as passagens. O ideal seria a construção de uma malha ferroviária mais simples, ligando as capitais Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, com trens suburbanos, semelhante aos usados nos Estados Unidos e Canadá, que concorreriam com eficácia com o transporte rodoviário e não necessariamente com o transporte aeroviário, como faria o TAV.

A precariedade do sistema público brasileiro vai muito além dos estádios e do sistema transportes. Faltam hospitais adequados, hotéis e toda uma estrutura de serviços para atender esses eventos. Se a cidade mais turística brasileira, que é o Rio de Janeiro, não consegue atender sequer a demanda atual, muito menos atenderá grandes eventos como a Copa e a Olimpíada.

Muitos questionam sobre a infra-estrutura necessária para a realização desses eventos, mas poucos se dão conta da necessidade de se rever todo sistema de segurança pública nacional, que vai muito além da compra de equipamentos, viaturas e armas. Será necessário planejar desde a segurança dos eventos até a agilização do sistema judiciário, passando por novas legislações de combate ao tráfico de drogas, armas e produtos ilegais.

Atualmente, o Brasil e os brasileiros focam o crescimento e a organização pessoal e da nação e, nesse contexto, parece que não existe muito espaço para se pensar em Copa do Mundo e Olimpíadas.

(*) Equipe VIVAcidade - 23.11.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central