"VIVAcidade - Em 2012, sinta a cidade de novo!"                          "VIVAcidade - comércio e serviços nas vias através de mapas"                          "VIVAcidade - você sente a cidade"                          "VIVAcidade informa: nas eleições, vote somente em candidatos com ficha limpa"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
27.10.2010. Sorocaba e o centro que continua atraindo

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Um fenômeno comum entre as cidades é a degradação das ruas do chamado centro histórico. A medida em que as cidades vão crescendo e se desenvolvendo para outras regiões, o centro, que um dia foi de fato o "centro das atenções", acaba por se transformar em um lugar sujo e perigoso, afastando pessoas, consumidores e novos comerciantes.

Nesta matéria, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro são considerados maus exemplos, pois o crescimento das mesmas e a falta de foco dos poderes públicos em relação ao tema não permitiram os devidos cuidados com suas regiões centrais, o que fez surgir milhares de camelôs, muita sujeira e até favelas verticais em seus centros históricos. Algumas cidades como Belo Horizonte e Campinas já começam a cuidar de seus patrimônios urbanos centrais.

Em Sorocaba, cidade com mais de 360 anos, este fenômeno de degradação esteve prestes a acontecer em meados do século 20, porém, em 2003, ainda na administração do então prefeito Renato Amary, o centro de Sorocaba foi amplamente restaurado com a troca dos pisos das calçadas, implantação de tubulação subterrânea para luz, telefone e internet, recapeamento de vias e paisagismo.

Imediatamente após a restauração da região central, grupos de comerciantes, com o apoio da administração pública, encabeçaram uma verdadeira "revolução cultural" pelas ruas centrais de Sorocaba. Fios foram encapados e tubulados, luminosos de tamanhos exagerados foram arrancados, estabelecimentos diversos foram restaurados, ampliados e modernizados, ruas foram transformadas em calçadões, bulevares e alamedas.

Por fim, a união dos comerciantes transformou o centro de Sorocaba em um dos lugares mais bonitos da cidade atualmente.

Mais recentemente, já na administração do prefeito Vitor Lippi, as avenidas Dom Aguirre e Afonso Vergueiro, duas das principais vias centrais, foram reurbanizadas, dando um aspecto moderno ao centro.

O reflexo dessas mudanças ainda ocorrem: novos edifícios residenciais, reforma de shoppings e construção de novas lojas podem ser vistos por todo o centro. Mais recentemente, no principal cruzamento central, formado pelos calçadões da Rua Barão do Rio Branco e Dr. Braguinha, uma loja de caldados foi reformada e outras duas lojas do mesmo segmento reconstruídas. Uma grande loja de roupas continua ampliando e mais duas grandes lojas tocam reformas. Hoje, pode-se dizer tranqüilamente que muitas lojas do centro de Sorocaba superam em qualidade e padrão arquitetônico lojas de pelo menos três dos shoppings instalados na cidade.

É certo que existem alguns locais e ruas do nosso centro que ainda estão bastante degradados, assim como importantes prédios históricos e museus ainda não receberam as devidas atenções do poder público. Porém, quando há um avançar com soluções práticas e imediatas, a sociedade dá a resposta com o respeito e a manutenção que a cidade realmente merece.

É importante lembrar aos sorocabanos, visitantes e turistas que o nosso centro histórico ainda continua vivendo um tempo de prosperidade. Portanto, podemos nos orgulhar de ser a única cidade do interior do Estado de São Paulo a ter um centro formado por tantos prédios históricos, monumentos, três grandes calçadões, uma importante alameda de boutiques e três shopping centers, sendo dois em construção.

(*) Equipe VIVAcidade - 27.10.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central