"VIVAcidade - muito mais que comércio e serviços nas regiões da cidade"                          "VIVAcidade - a cidade viva além da tela"                          "VIVAcidade - muito mais que um guia"                          "VIVAcidade - Sorocaba na Era do Conhecimento"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
22.09.2010. Paulistas se unem contra o autoritarismo

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Depois de uma série de ataques à imprensa proferida pelo presidente Lula, personalidades brasileiras lançaram o Manifesto em Defesa da Democracia. O ato justo aconteceu hoje ao meio dia na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

De acordo com os organizadores, o ato visa "brecar a marcha para o autoritarismo" comandada pelo petismo no nível federal.

Entre os presentes que defendem a democracia, as liberdades de imprensa e de livre expressão de idéias estão o jurista Hélio Bicudo; o bispo dom Paulo Evaristo Arns; o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Sidnei Sanches; o ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega; o poeta Ferreira Gullar; a atriz Rosamaria Murtinho e os cientistas políticos Leôncio Martins Rodrigues, José Arthur Gianotti, José Álvaro Moisés e Lourdes Sola.

Em breve, o manifesto estará disponível na internet para que todas as pessoas de bem possam assiná-lo.

Segundo o presidente Lula, as críticas recentes dos adversários e as matérias sérias sobre os escândalos ocorridos diante de suas barbas na Casa Civil são fruto de intolerância, ódio e mentira.

Comentários

Recentemente, o presidente Lula sugeriu extirpar um partido político, além de dizer que a imprensa sempre o perseguiu. Houve também, em anos anteriores, no governo Lula, uma sugestão de lei apelidada de "Lei da Mordaça", com uma série de restrições à imprensa livre.

A internet hoje representa a própria democracia. A democracia pede que todos expressem livremente as suas idéias com responsabilidade. Logicamente que, ao fazer isso, a pessoa assume o risco de levar um processo por crimes de calúnia, difamação, etc. Porém, a pessoa tem o direito constitucional de dizer aquilo que pensa.

Com a internet e as redes sociais, isso foi amplificado, criando os cybers-cidadãos, ou web-cidadãos, que são pessoas que exercem sua cidadania através da grande rede mundial de computadores.

Os novos meios de comunicação, mais precisamente os sites e portais, são responsáveis por colocar novos pontos de vista sobre assuntos que antes apenas a grande mídia poderia comentar já com suas ideologias embutidas no comentário. Assim, a grande mídia teve que "se render" diante do novo cidadão plugado na web que potencialmente pode, a qualquer momento, postar comentários, críticas e elogios sobre qualquer assunto.

Talvez esta característica espetacular da internet esteja irritando o presidente Lula ou o próprio PT que não conseguem negociar o silêncio de cada cidadão, como é de praxe fazê-lo com algumas empresas de comunicação ou mídias tradicionais como jornais, TVs ou revistas, que ganham verbas publicitárias, linhas de financiamento ou benefícios fiscais do governo federal.

A internet é tão fantástica que foi capaz de criar a Lei da Ficha Limpa, movimento que surgiu na internet e que deu certo por causa da internet. O povo imprimiu os formulários, por uma exigência legal, e milhões de pessoas assinaram a proposta, aderindo ao movimento. Além dos formulários impressos, o movimento pela Lei da Ficha Limpa arrecadou mais alguns milhões de assinaturas pelo formulário virtual. Sites e portais como o VIVAcidade colocaram banners e notícias o tempo todo, incentivando a adesão ao movimento.

É preciso defender a internet com unhas e dentes pois a mesma é uma conquista da sociedade brasileira. A internet é a ferramenta mais democrática depois que inventaram a democracia. Afinal, quando é que cada cidadão brasileiro vai poder ter seu próprio canal de rádio ou de TV? É preciso democratizar os meios de comunicação com urgência. Ter um canal de rádio ou TV deve ser um direito de cada cidadão, assim como o direito à propriedade. Enquanto isso, a internet cumpre o seu papel com muita eficiência e cidadania, dando ótimos exemplos à sociedade.

Por Luís Renato Cruz, especial para o VIVAcidade.

(*) Equipe VIVAcidade - 22.09.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central