"VIVAcidade = cidade + cidadão + cidadania"                          "Motorista, o uso de cinto de segurança no banco de trás também é obrigatório - VIVAcidade Serviços"                          "Motorista, use sempre o cinto de segurança - VivaCidade Serviços"                          "VIVAcidade - a sua primeira vida é na cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
21.09.2010. Sorocaba terá Jardim Botânico

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - "Esse será mais um cartão postal de Sorocaba, um importante espaço de área verde que terá como objetivo principal promover a pesquisa, a educação ambiental, o lazer e a preservação do meio ambiente", destacou o prefeito Vitor Lippi na manhã desta terça-feira (21), em seu gabinete, durante a assinatura do decreto de desapropriação de uma área particular de aproximadamente 70 mil m² onde será construído o Jardim Botânico de Sorocaba. O novo espaço será implantado numa área localizada entre as ruas Pedro Wurschig e Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações (próximo ao Parque das Águas) que, se somando uma área pública já existente no local, o Jardim Botânico terá um total de mais de 100 mil m².

O objetivo do Jardim Botânico será de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico da região. Além disso, o local será uma área acessível à população servindo para a educação ambiental, o lazer e a conservação do meio ambiente. "Esse será mais um espaço que estará no roteiro educador da cidade", destaca Lippi.

O projeto do Jardim Botânico está dividido em três etapas. De acordo com o prefeito, a expectativa é que a primeira fase esteja pronta no final de 2011, com a construção de algumas obras, como o cercamento, infraestrutura básica, portaria, lago, viveiro, palacete de cristal e toda a recuperação paisagística da área. Para isso, a Corporação Andina de Fomento (CAF), dentro do Programa Sorocaba Total, vai disponibilizar U$ 388 mil (cerca de R$ 700 mil) para esta fase. A previsão é de um investimento total de mais de R$ 5 milhões.

A ideia é que futuramente a Prefeitura desaproprie outra área particular adjacente ao Jardim Botânico e, assim, amplie o parque para uma área de 220 mil m². Lippi disse ainda que será implantado o conceito de sustentabilidade na construção do parque, com a utilização de madeira legalizada, telhas brancas, ventilação permanente, captação e reuso de água e energia solar.

Parceria com faculdades e universidades

Para o trabalho de pesquisa e documentação, a Prefeitura vai buscar parcerias com as faculdades e universidades como, por exemplo, o laboratório de sementes e o herbário, ambos da PUC/Sorocaba. No local, conforme o projeto, a população poderá conferir coleções de plantas (mata ciliar, plantas aquáticas, bromélias, orquídeas, vegetação rupestre, mata atlântica, cerrado), que contará com informações e curiosidades. O objetivo do Jardim Botânico é também aproximar a população da flora da cidade e região e, consequentemente, ampliar o respeito ao meio ambiente.

A beleza natural da área juntamente com a possibilidade de se ter uma visão panorâmica da cidade chamou a atenção da equipe da Prefeitura quando surgiu a possibilidade de transformar o local em um Jardim Botânico. A área possui um relevo acidentado, criando um mirante natural, e é formada por uma floresta estacional semidecidual e uma vegetação higrófila. "Futuramente, com o Parque das Águas, o Jardim Botânico, o Parque Linear do Rio Sorocaba e a transformação do aterro sanitário em parque, teremos uma grande mancha verde na cidade quase do tamanho do Parque do Ibirapuera, com cerca de 700 mil m²", destaca o prefeito Vitor Lippi.

A equipe responsável pelo anteprojeto do parque - formada pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), Clébson Ribeiro, pela arquiteta e urbanista da Secretaria do Meio Ambiente, Solange Maciel Soriano, e o biólogo da Sema, Nobel Penteado de Freitas – visitou os jardins Botânicos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e de Curitiba (PR), além do Parque Inhotim, de Brumadinho (MG), que serviram de inspiração para o projeto.

O Jardim Botânico de Sorocaba contará com um setor para a administração, um palacete de cristal, herbário (coleção de plantas desidratadas), orquidário, borboletário, coleção de famílias botânicas, anfiteatro, auditório, marquise, mirante, estufas/viveiros, jardins temáticos e lagos.

A Prefeitura também já está providenciando sua filiação na Rede Brasileira de Jardim Botânico para, assim, poder desenvolver o Jardim Botânico de Sorocaba dentro dos conceitos do conservacionismo e do conhecimento. A Rede é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2001, para fomentar o intercâmbio de conhecimento, experiência e material científico entre os jardins botânicos, além de prestar assessoria para criação de novos jardins e para a conservação da biodiversidade brasileira. O órgão conta atualmente com 34 jardins botânicos e encontra-se aberta à filiação de novos membros.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central