"VIVAcidade - a sua vida acontece na cidade"                          "Motorista, não se distraia ao volante, antes de entrar no veículo, certifique-se de que o seu celular esteja desligado - VIVAcidade Serviços"                          "VIVAcidade - a gente mostra todos os parques da cidade"                          "VIVAcidade - a rede colaborativa que faltava na sua cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
16.09.2010. Shopping no centro geográfico de Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - O Site VIVAcidade teve acesso ao mapa de macrozoneamento de Sorocaba e constatou que o Shopping Cidade - Sorocaba, novo complexo comercial com 300 lojas e mais de 100 mil m2 de área construída a ser edificado na Zona Norte da cidade, de fato, estaria sendo construído no centro geográfico de Sorocaba. Para melhor entendimento, o mapa de macrozoneamento de Sorocaba estabelece as diretrizes em relação a ocupação de solo dentro dos limites do município.

A região onde localiza-se o shopping, que corresponde aos bairros São Guilherme, Santa Cecília, Parque das Laranjeiras e toda região que direciona a cidade para o norte e que tem como via principal a avenida Itavuvu, fica exatamente no centro do mapa geográfico de Sorocaba. Curiosamente, nesta região, que leva o nome de Zona Norte, e que teve papel importante para a origem de Sorocaba, não existe praticamente nenhuma restrição de uso para ser urbanizada ao contrário das demais regiões da cidade como a Zona Leste, que apesar de ter extensa área ainda não ocupada, tem elevado nível de restrição quanto à ocupação e uso do solo por conta da existência de diversas áreas verdes e de mananciais.

A região onde está sendo construído o Shopping Cidade - Sorocaba, que inclui também um outro shopping, o Plaza Itavuvu, além do atacadista Assai e a unidade já existente do Hipermercado Coop, bem como toda a extensão da Av. Itavuvu, passando pelo Parque Tecnológico, a Toyota e ultrapassando os limites da Rod. Castello Branco até o Jóquey Clube, seguramente comporta uma vez e meia toda a estrutura urbana atual de Sorocaba, ou seja, o equivalente a pelo menos 900 mil habitantes. Nesta região, praticamente inabitada, é possível construir uma nova Sorocaba, com vias mais esquadrejadas e avenidas mais largas, ciclovias, grandes parques, mais edifícos, residências e sistema de transportes eficientes, bem como novas indústrias.

A medida que Sorocaba for se desenvolvendo, outras regiões, como ocorrerá provavelmente com a Zona Norte, poderão tornar-se economicamente igual ou até mesmo superar o atual centro comercial de Sorocaba que circunda o anel viário central formado pelas avenidas Dom Aguirre, Afonso Vergueiro, Eugênio Salerno, Moreira Cesar e Juscelino Kubitschek que, na realidade, está geograficamente na região sul município. Isso não significa que seria o fim do centro de Sorocaba no futuro, ao contrário, o centro com diretrizes bem definidas e elaboradas consolidaria-se como mais uma região altamente desenvolvida da cidade.

Fato como este observado na Zona Norte já ocorre no extremo sul de Sorocaba, na região conhecida como Campolim, que geograficamente situa-se no "miolo" da conurbação de Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra. A localização estratégica deste bairro, às margens da Rod. Raposo Tavares, permitiu sua rápida urbanização que acabou transcendendo os limites do município, o que pode ser observado através da implantação do condomínio residencial e empresarial Alphaville nas proximidades, porém já dentro dos limites da cidade de Votorantim.

Exemplo em São Paulo

A cidade de São Paulo é um dos maiores exemplos da mudança da região conhecida como central que se iniciou há séculos com a urbanização mais ao norte, onde está situada a Praça da Sé, o Teatro Municipal, a Av. Paulista, a Av. Vinte e Três de Maio e a Marginal Tietê. A medida que São Paulo foi se desenvolvendo com a urbanização das margens da Av. das Nações Unidas, mais conhecida como Marginal Pinheiros, onde estão os maiores shoppings e os melhores edifícios empresariais e residenciais da capital paulista, o centro geográfico do município tornou-se economicamente superior ao centro antigo.

Outras cidades do Estado de São Paulo como Ribeirão Preto e São José dos Campos passam por transformação urbana semelhante a de Sorocaba.

(*) Equipe VIVAcidade - 16.09.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central