"VIVAcidade - tudo ao mesmo tempo agora"                          "VIVAcidade - tudo o que a cidade oferece num único site"                          "VIVAcidade - Em 2012, sinta a cidade de novo!"                          "VIVAcidade - a inovação que faltava na sua cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
15.09.2010. Opinião: O eleitor frente às denúncias

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Denúncias de corrupção que envolvem instituições federais e líderes apoiados pelo presidente Lula parecem não afetar muito o quadro apontado pelas pesquisas eleitorais tidas por muitos como enganosas ou tendenciosas.

As denúncias começaram há alguns meses com a descoberta de vazamento de informações sigilosas da Receita Federal por parte de filiados e ex-filiados do PT que investigaram informações de pessoas ligadas ao PSDB, como o vice-presidente do partido, Eduardo Jorge, o candidato à presidência José Serra e a sua filha Verônica Serra. A questão vai muito além da quebra de sigilo, pois abre precedentes para que cada cidadão possa ter sua vida privada e até seu domicílio invadido, antes mesmo de ações judiciais.

Logo em seguida, veio a denúncia de corrupção em licitações fraudulentas que envolvem o governo do Amapá, também apoiado por Lula. O que mostra que o poder de coligações partidárias estaria acima dos interesses da população. Sabe-se que o Estado do Amapá é um dos mais pobres do Brasil e teve nos últimos anos a menor diminuição da taxa de pobreza.

Mais recentemente, tivemos a volta, se é que deixou de existir, do esquema parecido com o mensalão que foi denunciado com detalhes pela revista Veja e amplamente investigado por jornalistas dos dois principais canais de televisão brasileiros, Globo e SBT. O esquema indica que a Casa Civil, antes gerida por Dilma Rousseff, estaria ligada diretamente ao tráfico de influência para favorecer contratos de empresas privadas de fachada com órgãos públicos como o Correios cujo presidente destituído, recentemente, liberou dicas políticas em site público.

Partido acima da instituição Federal

As denúncias que ocorrem mais enfaticamente no período eleitoral, mas que ocorreram durante todo o governo Lula, refletem a fragilidade do sistema democrático brasileiro, que permite que o mandatário que é o Presidente da República, seus ministros e assessores políticos interfiram diretamente nos processos políticos e operacionais das instituições federais, contrariando as bases definidas pela Constituição. Aparentemente, corremos os mesmos riscos de interferência do Estado no sistema democrático como o que ocorre em países sul-americanos como Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina.

Presidente populista blindado

O presidente Lula, mesmo exercendo o poder, realiza campanhas eleitorais a favor da candidata Dilma Rousseff e incita inclusive a eliminação de partidos políticos, mesmo que estes tenham sido consituídos com base legal, ao passo que anteriormente satirizava a lei que impedia campanha eleitoral antes do prazo e nada ocorreu ou ocorre para barrá-lo. O presidente tem a força da militância unida ao populismo do seu partido político como escudo.

População desconhece política e políticos

Há alguns meses, pesquisas realizadas indicavam que o candidato tucano José Serra (PSDB) tinha a maioria dos votos, porém, nada de novo aconteceu com relação a sua campanha como escândalos ou problemas pessoais.

Porém, alguns programas federais apoiados pelo marketing governamental e o crescimento econômico alicerçado pelo Plano Real, mesmo que bem abaixo dos demais países que compõem o chamado BRIC, podem ter contribuido para a transferência de votos a sua candidata Dilma Rousseff, até então desconhecida do público. Junte-se a isto o problema de educação do país cuja maior parte dos eleitores mal consegue enxergar ou criticar a situação política do governo federal em relação aos valores éticos.

Tal transferência de votos mostra que a militância política do PT, que tem como raízes o setor operário, cada vez mais vem se aprimorando em mídia e propaganda. Porém, outros partidos como PSDB e PMDB, até então considerados como determinantes no equilíbrio democrático, hoje mostram-se reféns de seus própios militantes, basta analisar o fato de o PMDB fazer acordo na esfera federal com o PT e na estadual paulista com o PSDB. Outro fator que ainda influencia nos votos é o baixo nível de escolaridade dos eleitores que em diversas cidades e estados supera os 50%.

O Estado de São Paulo se diferencia

O Estado de São Paulo, o maior produtor agrícola e de bens duráveis do país e que ainda é o que mais cresce populacionalmente e economicamente e o menos dependente das estruturas e benefícios federais, é mais uma vez o menos influenciável nas pesquisas de opinião pública.

Resta saber se o Brasil terá um dia a mesma chance de crescer e se desenvolver como São Paulo ou como os demais países emergentes, seja quem for nosso futuro presidente.

(*) Equipe VIVAcidade - 15.09.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central