"Saiba quais são os bairros no entorno das vias principais da cidade através do Guia Visual >> Vias. Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - muito além da cidade"                          "VIVAcidade - a internet conectada com a cidade"                          "VIVAcidade - veja a cidade com os olhos livres"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
09.09.2010. Toyota vai gerar 10 mil empregos em Sorocaba

 (*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, o governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, o vice-presidente executivo da Toyota, Atsushi Niimi, e o presidente da Toyota no Mercosul, Shozo Hasebe, participaram na manhã desta quarta-feira (8) da cerimônia do lançamento da pedra fundamental da fábrica da Toyota na cidade. Esta é terceiro parque industrial da montadora japonesa no Brasil, com a previsão de produzir cerca de 70 mil veículos por ano e gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. A empresa ainda marca o início de uma nova etapa no desenvolvimento de Sorocaba, sendo a âncora do Parque Tecnológico da cidade.

Lippi citou o início da construção da fábrica como resultado de quatro anos de esforços conjuntos da Prefeitura com o Governo do Estado, que permitiram que Sorocaba fosse escolhida pela Toyota entre as dezenas de candidatas a receber a nova unidade da montadora, investimento acima de R$ 1 bilhão. "A Toyota não vai beneficiar apenas Sorocaba, mas toda a nossa região, com dezenas de unidades industriais fornecedoras de peças e prestadoras de serviços", explicou.

O prefeito ainda destacou o evento como um momento histórico para Sorocaba e toda a região, não apenas pela chegada da Toyota, mas também pelo impulso que ela terá com o Parque Tecnológico, que será construído ao lado da montadora, "funcionando como um centro de pesquisas destinado a empresas que buscam avançadas tecnologias".

Goldman lembrou ter participado diretamente desde as primeiras tratativas da abertura da terceira fábrica da Toyota no Brasil, enquanto esteve como secretário do Estado de Desenvolvimento. O governador classificou a empresa como a líder mundial no setor automotivo, sendo que os investimentos expressivos da empresa na cidade permitirão manter o PIB de São Paulo acima do brasileiro e firmar "Sorocaba como um dos três maiores polos de desenvolvimento do Estado, junto com a região de Campinas e o Vale do Paraíba".

Para o presidente da Toyota no Mercosul, Shozo Hasebe, o início da construção da fábrica em Sorocaba confirma o compromisso da montadora em "contribuir com o desenvolvimento da cidade, do Estado e do Brasil", favorecido pelo crescimento econômico do país. O vice-presidente executivo da Toyota, Atsushi Niimi, ainda ressaltou que crescimento do Brasil se deve à grande demanda interna, sendo que "Sorocaba terá grande papel na expansão dos negócios no Brasil". A cerimônia ainda contou com a participação do secretário do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Paulo Bedran, e do embaixador do Japão no Brasil, Ken Schinamouchi, além de autoridades civis e militares de Sorocaba e região.

Integração do conhecimento

Localizada na Av. Itavuvu, nas proximidades do Km 92 da rodovia Castello Branco, a Toyota será a âncora do Parque Tecnológico de Sorocaba, tendo já concluída a obra de terraplanagem. A previsão é de que a produção de veículos se inicie em 2012, juntamente com outras 12 empresas fornecedoras de matéria-prima para ela. A montadora japonesa tem a expectativa de produzir inicialmente cerca de 70 mil automóveis por ano.

A planta deve ser ampliada gradativamente, conforme as demandas do mercado, com capacidade ultrapassar os 300 mil veículos. Os investimentos superam R$ 1 bilhão e devem gerar cerca de 1.500 empregos diretos e mais de 10 mil indiretos, porque muitas fábricas também irão se instalar nesta região, para fornecer as peças necessárias à montagem dos carros da Toyota.

As obras de terraplanagem do Parque Tecnológico devem se iniciar até o final do ano. A Prefeitura de Sorocaba está concluindo o processo de licitação para a execução dos serviços de terraplanagem da área onde será construído o platô do Núcleo Central do Parque Tecnológico. A primeira etapa da obra (metade do Núcleo) terá aproximadamente 11 mil m² de área construída e deverá ser concluída até outubro de 2011.

Projeto realizado em parceria com o Governo do Estado, o Parque Tecnológico representará um novo marco no desenvolvimento econômico de Sorocaba e região, funcionando como um centro de pesquisas destinado a empresas que buscam avançadas tecnologias. Localizado no final da Av. Itavuvu, ele ocupará uma área de aproximadamente 1,2 milhão de m². Entre as universidades que já manifestaram interesse em se instalar no Parque Tecnológico estão a Ufscar, PUC, USP, Uniso, a Unesp e Fatec.

(*) Prefeitura de Sorocaba

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central