"VIVAcidade - você sente a cidade"                          "VIVAcidade - o ano todo homenageando Sorocaba"                          "VIVAcidade - a gente sonha com a cidade"                          "Programe seu city tour pela cidade através da seção Pontos Turísticos >> Regiões - Equipe VIVAcidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
28.07.2010. Sorocaba reabre hoje a Av. Dom Aguirre

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - A partir das 20h de hoje, a Av. Dom Aguirre será liberada para o tráfego de veículos, após 28 dias de interdição. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Sorocaba em entrevista coletiva. A revitalização da avenida que margeia o Rio Sorocaba foi concluída três dias antes do prazo estabelecido pelo cronograma de obras.

Alguns pontos da avenida foram elevados entre 70cm e 1,80m de altura, de forma a minimizar em cerca de 90% os transtornos provocados pelas enchentes e garantir mais fluidez ao trânsito. Alguns dos serviços prosseguirão mesmo depois da reabertura da pista, como ações de paisagismo e a pintura da ciclovia, por não demandarem interrupções ao trânsito.

A elevação da pista utilizou diferentes tipos de pedras, dispostas da maior para as de menor tamanho. A técnica permite o encaixe do material, o que facilita a absorção de água pelo solo e forma uma base regular para o asfalto. Para concluir a intervenção, foram depositados mais de 23 mil metros cúbicos de pedras e mais de 7.200 toneladas de massa asfáltica, efetuadas por 50 caminhões. Se o número de viagens de caminhões fossem alinhados por números de veículos, seria percorrida uma distância de 35Km (mais do que o percurso entre Sorocaba e São Roque.

Os serviços movimentaram 24 horas de trabalho diários, sendo mais de 18 horas de obras e o transporte de material realizado durante a madrugada. Ao todo, foram envolvidos 352 trabalhadores: 160 de empresas contratadas, 50 da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), 15 do Serviço Autônomo e Água e Esgoto (Saae) e 126 da Urbes - Trânsito e Transportes, entre agentes de trânsito, Guardas Municipais e de empresas terceirizadas. Na etapa final das obras, os serviços chegaram a movimentar 160 trabalhadores simultaneamente, responsáveis por operar 4 rolos compactadores, 3 escaveiras hidráulicas, 3 retroescavadeiras, 2 motoniveladoras, 2 pás escavadeiras, 2 caminhões-pipa e um comboio.

Prevenção às enchentes

As obras resultaram na ampliação na altura da avenida nas proximidades do Corpo de Bombeiros e shopping automotivo (80cm); na Praça Lions (1,80m); e sob a Ponte Francisco Dellosso (70cm). A Praça Lions ainda conta com uma nova rede de drenagem, que ficará cerca de um metro acima do limite do rio em situações de transbordamento, o que não ocorria até então. A função principal desta tubulação é um ganho de altura no trecho da Praça Lions, permitindo o escoamento para o rio das águas das chuvas originadas da Dom Aguirre e também da Afonso Vergueiro, evitando seu acúmulo no entorno da praça.

De acordo com o projeto, a pista só estaria sujeita às inundações em casos de índices pluviométricos acima das médias registradas na cidade, como aconteceu no início deste ano. Mesmo em situações assim, a água na pista dificilmente estaria acima de 30cm e somente causaria transtornos por um período de poucas horas, o que não demandaria a interdição do trecho.

Nestas situações extremas, o único local da avenida ainda sujeito a interdições pela entrada de água seria sob da Ponte Francisco Dellosso, mesmo assim, por um período mais curto em comparação ao que ocorria. O local foi elevado em apenas 70cm para que fosse mantida a altura de 4,50m entre a ponte e a avenida, permitindo a passagem de ônibus e caminhões.

Melhorias no trânsito

Além de prevenir em até 90% as possibilidades de inundações, o processo de revitalização da avenida está trazendo mudanças viárias, para possibilitar maior fluidez ao trânsito. Entre as modificações desenvolvidas pela Seobe, estão a diminuição dos canteiros centrais no entorno da Praça Lions, que terá cerca de 2 metros de largura.

Com essa nova medida no local, os motoristas vindos do centro contam agora com quatro faixas para acessar a Av. Afonso Vergueiro, sendo que a faixa mais à direta permitirá a passagem livre para seguir pela Dom Aguirre. Já os que pretendem fazer o caminho inverso, sentido centro, contam com três faixas, sendo que uma também é de passagem livre à direita para destino a Afonso Vergueiro.

(*) Equipe VIVAcidade - 28.07.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central