"Informe-se sobre a localização dos bairros de Sorocaba através do Guia Visual >> Bairros - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - todos os corações do mundo pulsam pela cidade"                          "VIVAcidade - comprometido com a cidadania"                          "VIVAcidade - a gente mostra todos os serviços públicos da cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
16.07.2010. Sorocaba e o uso de animais na política

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Um fenômeno que está acontecendo em todo o Brasil é o surgimento de ONGs que defendem o direito dos animais. Em suas defesas, estas ONGs argumentam com razão que os animais sofrem maus tratos, abusos e até mortes por conta da exploração que sobrepõe aos seus direitos.

Em Sorocaba, várias ações já foram tomadas neste campo de discussão. Uma Lei Municipal começou a vigorar e proibiu o uso de animais em rodeios ou festas do gênero. Os animais em circos também estão proibidos. Uma delegacia especial foi montada para que crimes contra os animais sejam diretamente denunciados pelos cidadãos. O Canil Municipal e o serviço de Zoonoses também melhoraram o tratamento, promovendo feiras de adoção com o apoio de ONGs do setor.

Obviamente que a falta de uma educação voltada para a percepção de que estes seres são vivos e sofrem no mundo dos "racionais" ainda é uma realidade distante. Porém, com o uso de redes sociais na internet é possível conscientizar as pessoas. Através da internet cães e gatos são encontrados ou doados. Assim, a internet maximizou este serviço de "achados e perdidos" do mundo animal de maneira rápida e eficiente.

Por outro lado, é importante que a população de Sorocaba perceba e discuta o uso dos animais na política. Candidatos estão usando a imagem dos animais para pousarem em fotos e vídeos.

Obviamente que os animais não conseguem exigir direitos, pois a ciência os classifica como não racionais. Apesar de serem capazes de sentir qualquer tipo de violência, os animais, muitas vezes, não conseguem se defender de um predador maior, muito menos do uso que este predador faz de sua imagem para atingir um determinado fim.

Na verdade, os políticos buscam bandeiras políticas. Defender os animais tornou-se apenas mais uma estratégia política, de marketing político e de comunicação. Os políticos estão de olho nos eleitores que são donos de cães e gatos. Aliás, se cães e gatos votassem, naturalmente que votariam em animais de sua espécie. Se bem que uma vez um macaco se candidatou e quase ganhou a eleição, numa espécie de voto de protesto da população.

Até hoje, os políticos usam crianças para aparecerem em fotos e imagens como se estivessem preocupados com o futuro das mesmas. Na verdade, estão preocupados em se elegerem para ficarem, depois, despreocupados para o resto de suas vidas.

Não bastasse o fato de políticos aproveitadores de mídia pousarem com crianças, agora temos que agüentá-los com cães, gatos, cavalos, papagaios, polvos, lulas, burros, etc. Assim, o candidato vai se tornando uma verdadeira arca de Noé ambulante.

Quanto ao uso de crianças para quaisquer fins, o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente é claro em seus artigos 17 e 18. Vejamos:

Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Nos artigos acima, se o eleitor substituir a expressão "da criança e do adolescente" pela expressão "de animais de qualquer espécie", terá uma noção do que estamos tratando neste artigo opinativo. Obviamente, que o texto teria que sofrer adaptações devido às características próprias dos animais.

Então, o dever das pessoas, incluindo os candidatos a cargos políticos, seria o de preservar os animais, a forma e a finalidade de exposição de suas imagens, o que não está acontecendo. É bom lembrar que a discussão vale também para o campo da publicidade que faz uso de animais com finalidade comercial. No caso, a finalidade em discussão é a política com base em estratégias publicitárias.

É preciso, portanto, criar leis que proíbam o uso de animais não apenas em rodeios e circos, mas também em campanhas políticas.

(*) Equipe VIVAcidade - 16.07.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central