"VIVAcidade - a melhor tecnologia da comunicação"                          "VIVAcidade - você sente a cidade"                          "VIVAcidade - eficiente e necessário"                          "VIVAcidade - criar, mudar e colaborar"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
14.07.2010. A qualidade dos shoppings de Sorocaba

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - A cidade de Sorocaba, cuja conurbação (Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra) se aproxima dos 750 mil habitantes, está prestes a viver seu terceiro boom comercial no segmento de shopping centers, o que pode indicar que Sorocaba voltará a ser a vedete entre as cidades do seu porte neste segmento de mercado, após anos de estagnação.

Sorocaba foi uma das primeiras cidades, ou talvez a primeira, do interior do Estado a ter um grande centro de compras fechado, o Sorocaba Shopping, inaugurado em 1981. Campinas e Ribeirão Preto também tiveram seus primeiros shoppings inaugurados em 1981. Somente em 1987, São José dos Campos teve seu primeiro grande shopping center.

O pioneirismo de Sorocaba prosseguiu com a inauguração do antigo Shopping Center Regional com 180 lojas em 1989. Este, já com padrão visual moderno, tinha até elevadores panorâmicos e lembrava muito os shoppings da capital. Em 1991, é inaugurado um dos mais completos shopping centers do interior do Estado em sua época, o Esplanada Shopping, que traria para Sorocaba 170 lojas de grifes famosas e, pela primeira vez, as grandes lojas "mega stores" do Brasil. Hoje, este shopping juntamente com o Carrefour abriga aproximadamente 200 lojas. Outras cidades do porte de Sorocaba, ou até mesmo Campinas, neste mesmo ano, ainda não tinham três grandes shoppings concorrendo entre si.

A então hegemonia de Sorocaba durou pouco com o encerramento das atividades do Shopping Regional no início de 1992. Alguns citam que o fracasso do antigo Shopping Regional (atual Shopping Panorâmico) não teria ocorrido somente pela instalação do Esplanada Shopping a menos de dois quilômetros e sim pela falta de lojas âncoras, número reduzido de vagas no estacionamento e dificuldade de acesso viário, fatores que dependiam exclusivamente das políticas públicas e de seus empreendedores.

Durante estes 30 anos que seguiram desde a inauguração do primeiro shopping, Sorocaba viu diversas cidades a alcançarem e a ultrapassarem em número, qualidade e porte deste tipo de empreendimento. Campinas tem hoje quatro grandes shoppings, Ribeirão Preto e São José dos Campos contam com três excelentes shoppings, São José do Rio Preto, com pouco mais de 400 mil habitantes, tem dois, e Jundiaí, com quase a metade da população de Sorocaba, possui um shopping com mix de lojas em número maior que o oferecido pelo Esplanada Shopping.

Para se ter ideia do atraso de Sorocaba neste setor, os dois shoppings de São José do Rio Preto oferecem um mix de 420 lojas e os três de Ribeirão Preto, cidade do porte de Sorocaba, 696 lojas. Em Sorocaba, os quatro shoppings centers ativos (Sorocaba, Esplanada, Olga e Panorâmico) contam com apenas 400 lojas.

Desde 2009, Sorocaba é bombardeada com informações de instalação de novos centros de compras, gerando um novo ciclo para a cidade que se iniciava novamente com pioneirismo vindo através da divulgação da construção do Villàggio Shopping, um dos primeiros shoppings do interior do Estado realmente voltado para as classes B e A e do Plaza Itavuvu, também em construção na avenida de mesmo nome.

Outros empreendimentos serão construídos em Sorocaba e seguem os roteiros de obras e viabilidades de cada grupo empresarial. Trata-se dos shoppings Cidade, Cianê, Villa e Cheda.

A chegada desses novos empreendimentos, que de certo modo vieram tardiamente, mudará o comércio de Sorocaba. Porém, estes só vieram por conta do atual crescimento econômico presenciado pelos brasileiros e porque os empreendedores dos atuais centros de compras não conseguiram identificar as necessidades e os anseios dos sorocabanos a tempo.

Diferente destes grandes empreendimentos, os estabelecimentos comerciais situados nos boulevares centrais de Sorocaba quase que em sua totalidade foram modernizados e ampliados, acompanhando assim o aumento do poder de compra dos consumidores, o crescimento da cidade e a proposta de reurbanização da região central idealizada pela equipe do então prefeito Renato Amary.

O Site VIVAcidade, há quase dois anos, chegou a fazer pesquisa em seu fórum sobre os shoppings da cidade e constatou grande insatisfação por parte dos consumidores sorocabanos. Houveram muitas críticas e poucos elogios. Outros fóruns de discussão de Sorocaba que citavam os referidos shoppings também colocaram em xeque a estrutura e a qualidade dos mesmos.

Consumidores de shopping centers, ao contrário do que possamos pensar, não usam estes estabelecimentos simplesmente para adquirir um produto e ir embora. Na realidade, estes consumidores são pessoas que buscam o prazer e o bem estar, acima do valor de uma compra, o que os tornam fiéis a determinado estabelecimento, como se este fosse uma grife de compras e de lazer. Alguns sorocabanos, conhecedores de estabelecimentos de outras cidades, chegam a argumentar com certa razão que Sorocaba tem apenas um único shopping center, ainda que de porte médio, e os demais seriam simples galerias comerciais, não pelas dimensões mas sim por não conseguiriam atender as necessidades reais do público consumidor de shopping.

Shoppings centers devem estar atualizados com as novidades do comércio e do entretenimento. Devem ter: ventilação adequada, facilidade de locomoção aos portadores de deficiência, espaços adequados para passeio e refeição, variedade de lojas e de prestadoras de serviços, amplo estacionamento (de preferência gratuito), beleza arquitetônica interna e externa, praças iluminadas e arborizadas, sanitários bem cuidados e higienizados, além de cinemas decentes e limpos com imagens e sons de qualidade e constantes lançamentos cinematrográficos.

Em Sorocaba, os quatro shoppings em funcionamento fazem reformas e ampliações, mas somente um deles, o Esplanada Shopping, depois da ampliação divulgada ontem à imprensa, voltará a nivelar seu padrão com os melhores shopping centers do interior e da capital.

Por enquanto, os sorocabanos apenas aguardam ansiosos as novidades que estão por vir.

Dos mais de 20 shoppings visitados pela Equipe VIVAcidade, escolhemos como referenciais para a elaboração deste artigo opinativo os seguintes shoppings cujos nomes seguem em ordem alfabética:

Shopping Center - Localização

ABC - Santo André
Central Plaza - Ipiranga/São Paulo
Dom Pedro - Campinas
Eldorado - Pinheiros/São Paulo
Iguatemi - Jd. Paulistano/ São Paulo
Jardim Sul - Morumbi/São Paulo
Maxi Shopping - Jundiaí
Morumbi - Santo Amaro/São Paulo
Praia Mar - Santos
Road - Itu
Villa Lobos - Pinheiros/São Paulo

(*) Equipe VIVAcidade - 14.07.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central