"VIVAcidade - você vê a cidade"                          "VIVAcidade - conheça todos os pontos da cidade"                          "VIVAcidade - muito mais que opinião"                          "VIVAcidade - muito mais que imagens da cidade"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
24.06.2010. Salto de Pirapora completa 104 anos

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - O Site VIVAcidade parabeniza a população de Salto de Pirapora, cidade da Região de Sorocaba, pelos seus 104 anos de fundação.

Saiba mais da história de Salto de Pirapora

Salto de Pirapora está situada à margem esquerda do Rio Pirapora, rio de onde originou seu nome. Salto, origem da cachoeira onde os peixes saltavam na desova e Pirapora, origem do rio que corta o município ( rio Pirapora ). Na linguagem Tupi Guarani, Pirapora quer dizer Salto do Peixe. Nome do nosso município: Salto de Pirapora, pois é um pequeno e poético salto no rio Pirapora.

Foi fundada por lavradores e operários, comandados por Antonio Maximiano Fidelis, mais conhecido pela alcunha de "Antonio Fogueteiro" e por Felício Lencione, que no dia 24 de junho de 1906, apesar de virarem alvo de chacotas para os companheiros, pois ninguém acreditava que levassem a idéia avante, rezaram a primeira prece no local e demarcaram o local onde seria a sede do município. No dia seguinte, foi construída a primeira capela local (onde hoje está a nossa matriz), por João de Góes que ainda ofertou uma imagem de São João à pequena igreja, que desde então ficou sendo padroeiro da cidade.

No dia 6 de Outubro de 1906, o padre Luiz Sicluna celebrou a primeira missa na capela, com a presença de todos que moravam no pequeno povoado, e que ajudaram na construção da capela. Mais tarde, o mesmo padre reuniu novamente esse pessoal e construiu no local a matriz que funciona até nos dias de hoje, como a principal igreja da nossa cidade.

Em 1911, Salto de Pirapora foi elevada a Vila e incorporada como distrito do município de Sorocaba, pela lei 1250 de 18 de agosto de 1911, que criava o Distrito de Paz pertencente a Sorocaba.

Em 1912, começaram a aparecer os primeiros carros puxado por bois, que ajudaram muito no progresso do pequeno povoado, pois com ele iniciaram-se os transportes de madeira, produtos agrícolas local, como: arroz, feijão e batatas para outras regiões.

Emancipação: A tão batalhada emancipação chegou somente em 1953, através de um plebiscito no qual votaram 657 eleitores que ali residiam na época. Desses eleitores, 475 votaram ao desligamento político da Vila, 174 votaram contra, 4 votaram em branco e o numero de votos nulos chegou também a 4.

Finalmente, em 1953, no dia 30 de dezembro, Salto de Pirapora se eleva a município pela lei 2456. A partir desta data, Salto de Pirapora foi crescendo gradativamente quando as industrias começaram a se instalar na região, buscando a grande riqueza que a extração de minérios fornecia.

Localização: O município se localiza a 121 km da capital paulista por estradas de rodagem. A sede está a 23 graus e 38’ de latitude sul e 47 graus e 34’ de longitude de W. Gr.

Altitude: 550 metros :283 Km2

Clima: Quente com inverno seco. A temperatura anual oscila entre 20 graus C. e 21 graus C. O total anual de chuvas é da ordem de 1100 a 1200mm.

Hidrografia: Dois rios principais banham o município, sendo o rio Sarapuí e o rio Pirapora. A 1200 m da sede há o Salto da Cachoeira no rio Pirapora, advindo daí o nome do município – Salto de Pirapora. Muitos outros córregos existem, mas não de grande importância, sendo bem servido por pequenas águas que muito enriquecem as propriedades.

Vegetação: A maior parte da vegetação das terras saltopiraporense estão cobertas de pastagens naturais ou artificiais. Grande também é a área coberta por eucaliptos que mantém os fornos das industrias calcárias.

Atividades Econômicas: O fator preponderante na vida econômica do município é a industria calcária, merecendo também destaque a agricultura e a pecuária. Conta também com diversas outras indústrias como de móveis, produtos agropecuários, frigorífico, cooperativa agrícola, etc.

Principais Produtos Agrícolas: Feijão e milho.

Pecuária: Gado de corte e leiteiro, aves de corte, suínos e ovinos.

Repartições Públicas: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Delegacia de Polícia, Casa da Agricultura, Centros de Saúde, Santa Casa da Misericórdia, Agencia de Correios, Nossa Caixa Nosso Banco, Banco do Brasil, Banco Bradesco e Banco HSBC, Sabesp, CRAS, etc.

Empresas Estabelecidas: Comerciais: 428 – Industriais: 9 (Pequenas, Médias e grandes)

Habitação: 02 (dois) Conjuntos habitacionais popular da CDHU com um total de 141 (cento e quarenta e uma) casas; Conjunto Habitacional Popular com 190 (cento e noventa) casas, cujos lotes foram doados pela prefeitura municipal; lotes urbanizados projetados pela CDHU, com 142 (cento e quarenta e dois) lotes, e mais o loteamento "Nhá Cota" com aproximadamente 720 (setecentos e vinte) lotes juntamente com o loteamento "Teixeira" com aproximadamente 584 (quinhentos e oitenta e quatro) lotes todos doados pela Prefeitura Municipal.

Saúde: 01 Santa Casa, 01 Hospital Psiquiátrico, 01 Clinica Psiquiátrica, 01 Centro Médico Municipal, 01 centro de Saúde, 9 Postos de Saúde nos bairros: Campo Largo, Piraporinha, Quintas de Pirapora, Barra, Jardim Paulistano, Jardim Primavera, Jardim Primavera II, Jardim Maria José, Jd Silva Barros.

Educação: 05 Escolas estaduais (Duas 1º e 2 º grau) e (três de 1º grau), 04 escolas isoladas, 03 pré Escolas Municipais, 01 Escola de Educação Especial Municipal, 04 Pré Escolas particulares, 01 Colégio particular e 01 Escola Profissionalizante Municipal.

Cultura e Lazer: Ginásio Municipal de Esportes, Conjunto Aquático Municipal, Esporte Clube Salto de Pirapora, Estádio Municipal "Jair Alves dos Santos", Estádio Municipal "Vicente Leme dos Santos", Estádio Municipal "Roni de Cavalheiro", Quadra de Esportes "Ernesto de Góes" e 3 Campos de Futebol abertos.

Eventos: 1º de maio: Dia do trabalhador, 1ª Semana de maio: Festa do Peão de Boiadeiro, 24 Junho: Aniversário de fundação de Salto de Pirapora e festa em louvor a São João Batista (padroeiro da cidade), 7 de Setembro: Dia da Independência do Brasil e 30 de Dezembro: Emancipação política do município.

Turismo: Recinto de Festas e Exposições "Antonio Carlos Farrapo", onde é realizada a Festa do Peão de Boiadeiro e outros eventos do Município, cujo local está bem aparelhado para a finalidade, atraindo visitantes de toda a região; Praça da Criança onde a população de Salto de Pirapora e visitantes passam deliciosos momentos de lazer; e toda cultura, crença e costumes dos moradores do bairro do Cafundó, conhecido internacionalmente.

Fonte: Câmara Municipal de Salto de Pirapora.

(*) Equipe VIVAcidade - 24.06.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central