"VIVAcidade - todas as vidas no coração da cidade"                          "VIVAcidade - você é a cidade"                          "VIVAcidade - mais inteligência na Internet"                          "VIVAcidade - a sua cidade viva na Internet"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
24.06.2010. Romaria de Sorocaba não terá verba estadual

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - De acordo com a assessoria de imprensa do Deputado Estadual Hamilton Pereira (PT), a prefeitura de Sorocaba teria perdido o prazo para o envio da documentação solicitada pela Secretária de Esportes, Lazer e Turismo do Estado para a liberação de verba no valor de R$ 130 mil que deveria ser usada na estrutura da Romaria de Aparecidinha, tradicional evento católico que ocorrerá no segundo domingo do mês de julho. O prazo teria expirado em 03 de maio.

A assessoria de Hamilton informa ainda que a prefeitura de Sorocaba, além de ter sido comunicada pelo Deputado, teria recebido dois ofícios do Estado, sendo que um deles lembrava a necessidade de lei municipal autorizando o convênio.

A prefeitura de Sorocaba ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Leia na íntegra projeto de Lei do Deputado Hamilton Pereira aprovado em maio de 2009

Quinta-feira, 07 de maio de 2009
ROMARIA DE APARECIDINHA
PROJETO DE LEI Nº 189, DE 2009

Inclui no Calendário Turístico do Estado de São Paulo a "Romaria de Aparecidinha", de Sorocaba.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:

Artigo 1º - Fica incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo a "Romaria de Aparecidinha", que se realiza, anualmente, no dia primeiro de janeiro e no segundo domingo do mês de julho, no Bairro Aparecidinha, no Município Sorocaba.

Artigo 2º - Está Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Lei visa incluir a tradicional "Romaria de Aparecidinha", realizada no Município de Sorocaba, no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

A tradição da Romaria se repete ininterruptamente há 110 anos. Existem registros da Romaria a partir de 1852; outros afirmam que a Romaria existe desde 1804, mas não de forma contínua como hoje. A história da Romaria mostra que havia o costume de levar a imagem de Nossa Senhora Aparecida para o centro da cidade em momentos difíceis, como epidemias, secas, enchentes etc. Com o relato de muitas curas e milagres, o costume de transportar a imagem da Santa tornou-se freqüente.

O Bairro Aparecidinha, que à época chamava-se Piragibu do Meio, surgiu da formação de um arraial ao longo do córrego Piragibu. O bairro era passagem de tropeiros que viajavam para o Sul do país. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi trazida em 1782. Primeiramente, a imagem ficou num nicho sobre uma pequena árvore situada nas imediações do atual cemitério, onde tudo começou e onde localiza-se a Paróquia Santuário Arquidiocesana Nossa Senhora Aparecida. Todos os tropeiros que por ali passavam faziam suas orações, pedidos e agradecimentos a Nossa Senhora Aparecida. A partir de então a Vila passou a ser chamada de Aparecidinha. Em 1785, Antonio José da Silva, homem muito religioso vindo do Estado de Minas Gerais, construiu a Capela de Nossa Senhora utilizando taipa de pilão. A Romaria de Aparecidinha é realizada em duas etapas:

No dia primeiro de janeiro, às 5:00 horas, é celebrada uma missa no Santuário, momentos de expressão de fé são presenciados, milhares de romeiros se aproximam do andor e depositam seus pedidos e agradecimentos. No pontilhão que liga a Av. São Paulo à Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes fiéis organizam uma "chuva" de papel picado. Após, a imagem de Nossa Senhora Aparecida segue em romaria até a Catedral, local onde é celebrada mais uma missa campal de Ação de Graças.

No segundo domingo do mês de julho é celebrada uma missa em frente a Catedral às 5:00 horas. Após a Missa, a imagem da Santa retorna ao Santuário; levada num andor pelas ruas da cidade. Os fiéis fazem a primeira parada na ponte sobre o Rio Sorocaba, nesta ocasião uma queima de fogos impressionante ilumina o céu da cidade, a procissão prossegue até a Santa Casa de Misericórdia, momento em que é realizada a benção aos enfermos. A romaria continua seguindo em direção ao Santuário, no bairro de Aparecidinha, onde é realizada uma missa de Ação de Graças.

A "Romaria de Aparecidinha" já se tornou tradição no Município e Região e reúne milhares de fiéis de todas as idades, mais de 25 mil pessoas em janeiro e mais de 100 mil pessoas em julho, numa marcha de 15 quilômetros em busca da fé e esperança, bem como, resgatar a cultura popular e manter a tradição do povo brasileiro.

Com o intuito de dar a "Romaria de Aparecidinha", no Município de Sorocaba, o merecido reconhecimento, é que solicito aos nobres pares desta Casa de Leis a inclusão no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, de tão importante evento.

Sala das Sessões, em 27-3-2009.

a) Hamilton Pereira - PT

(*) Equipe VIVAcidade - 24.06.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central