"VIVAcidade informa: nas eleições, consulte o passado de seu candidato antes de votar"                          "VIVAcidade - ligando Sorocaba com o planeta"                          "Para encontrar os serviços próximos aos pontos turísticos ou de referência, clique ao lado da foto no box "Guia de Serviços" - Equipe VIVAcidade"                          "VIVAcidade - a sua cidade inteligente"                          
» Ver outros textos sobre a cidade Ajuda ? 
Pesquisar no VIVAcidade
 
Clique aqui para ver mais uma imagem de Sorocaba >>>>>
 
 
Hospedagem em Sorocaba
 

Página Inicial

GUIA VISUAL DA CIDADE

 

» Regiões
» Vias
» Pontos
» Pontos wi-fi
» Bairros
» Radares
» Mapas
» Google Mapas
» Vídeos

GUIA COMÉRCIO SERVIÇOS

 

» Públicos
» Particulares
» 3º Setor
» Mapas

CLASSIFICADOS

 

» Imóveis

SOBRE A CIDADE

 

» Textos e Notícias
» Agenda de Eventos
» Fórum de Debates
» Cinema
» Áudios-Vídeos
» Livros
» Telefones Úteis
» Estatísticas
» Desenvolvimento
» Invista na Cidade
» Dados Históricos
» Região Administrativa
» In English

OUTRAS FERRAMENTAS

 

» Notícias 24 horas
» Rádio on line
» Busca no Site
» Busca CEP
» Dólar e Economia
» Previsão do Tempo
» Calendário

VIVACIDADE SITE-EMPRESA
 

» Quem Somos
» Propósitos
» Conceitos
» Perguntas - Usuários
» Perguntas - Anunciantes
» Fale Conosco
» Orkut
» Twitter
» Facebook
» Linkedin
» YouTube
» Depto. Comercial
» Depto. Jurídico

 
Campanhas de Cidadania
Comitê da Ficha Limpa em Sorocaba
 
Campanha Ficha Limpa
 
Consulte antes de votar
 
 
Saiba Mais
 
Abaixo Assinado Eletrônico

 

OAB-SP - Abaixo Assinado Eletrônico
 
23.06.2010. Sorocaba: vias residenciais viram comerciais

 (*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - A cidade de Sorocaba por muitos anos concentrou a maior parte de suas atividades comerciais nas chamadas radiais, vias que integram a região central da cidade às demais regiões ou corredores troncos que saem das perimetrais centrais. Tais corredores, em sua maior parte, possuem calçadas espaçosas, três faixas de rolamentos de cada lado e canteiros centrais largos que permitiram inclusive a implantação de ciclovias.

Com o acelerado crescimento populacional dos últimos anos, está cada vez mais difícil encontrar terrenos e imóveis disponíveis para compra ou locação nestas vias e, quando existem, os valores de negociação, muitas vezes, extrapolam as margens de faturamento e lucro de determinadas atividades.

A dificuldade de se localizar um ponto estratégico nas principais vias já pode ser obervado já que empreendimentos de grandes valores e demanda de clientes optaram por instalar em travessas, ruas e rodovias nas proximidades das principais avenidas. Nesta condição, como exemplos da Zona Sul, podemos citar o edifício comercial Torre Sul, a loja Bobstore, a rede Gordão de lanches e o Extra Campolim.

Recentemente, o site VIVAcidade realizou pesquisa para identificar as vias da cidade com pontos disponíveis para locação ou compra. A surpresa foi que praticamente não existem mais pontos comerciais disponíveis nas avenidas General Carneiro, Armando Pannunzio, São Paulo, Nogueira Padilha, Comendador Oeterer, Hermelino Matarazzo, Barão de Tatuí e Antônio Carlos Cômitre. Somente a avenida Afonso Vergueiro, no centro expandido, que continua a partir da perimetral e segue até a Zona Oeste, ainda existem pontos comerciais disponíveis apenas para locação por conta da construção de novas galerias comerciais.

Avenidas de bairros são a "bola da vez"

Até pouco tempo, as chamadas avenidas de bairros, que se ramificam a partir das radiais e normalmente têm canteiros centrais e vias mais estreitas, eram tomadas apenas por imóveis residênciais. Hoje, essa situação está mudando tão rápido quanto o crescimento de Sorocaba. Os exemplos mais visíveis são as avenidas Pereira da Silva e São Francisco, no Além Linha, Mário Campolim e Caribe, na Zona Sul, Visconde de Taunay, na Zona Oeste, e Riusaku Kanizawa, na Zona Norte.

As avenidas Pereira da Silva e São Francisco que fazem cruzamento no ponto mais valorizado do bairro Jd. Santa Rosália, onde encontra-se em fase final de construção o Shopping Vilàggio, vêm recebendo novos empreendimentos como lojas de roupas, móveis, cafeterias, restaurantes e pizzarias. Não diferente destas, as avenidas Mario Campolim e Caribe, no coração comercial do bairro Campolim também começam a receber novos empreendimentos como lojas de roupas, lanchonetes, escolas e até mesmo edifícios comerciais.

As Zonas Oeste e Norte de Sorocaba também começam a despertar interesse de investidores e pelo menos duas avenidas estão chamando a atenção. A primeira é a Visconde de Taunay. Já pertencente ao centro expandido, esta via, que por muitos anos era conhecida apenas pelo Educandário Santo Agostinho, hoje já conta com seguradoras, clínicas, restaurantes, vidraçarias, templo religioso e pelo menos oito edifícios residenciais entre projetos recentes e já conclúidos. A segunda, denominada Riusaku Kanizawa, localizada no Jd. Califórina, extremo norte da cidade, recentemente ganhou uma ciclovia pública e prepara-se para a chegada de um residencial de apartamentos e novos estabelecimentos comerciais em área recentemente loteada.

Outras avenidas, que fazem parte do programa denominado "Sorocaba Total", estão sendo feitas pela prefeitura de Sorocaba em áreas com baixo índice de ocupação imobiliária.

(*) Equipe VIVAcidade - 23.06.2010

VIVAcidade - Copyright © 2004-2016 - Todos os direitos reservados | Aviso Legal
VIVACIDADE INTERNET E COMUNICAÇÃO LTDA.
Fale com o VIVAcidade: Clique Aqui

 

 

VIVAcidade Sorocaba
Tipo: Comunicação
Região: Além Linha-Trujillo
Local: Rua Ângelo Elias, 689
Ver mais no Guia VC

Leia Mais
Saiba Mais
Fórum de Debates
 
sociais.com
Conheça Votorantim

Galeria de Mapas
Comércio e Serviços
Rodovias de Acesso
Ruas e Avenidas
Regiões da Cidade
Região Central